terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ENTRE LINHAS




Recrutas assumirão a ocupação do Dona Marta



Essa matéria publicada nos jornal O Globo no dia 15 de dezembro de 2008, às 00:04m , me deixa um pouco perplexo, não sei se os Srs. estão lembrados do filme “Tropa de Elite” onde, durante uma incursão ao morro, o personagem “Cap. Nascimento” grita ao chegar no local, “Não vai subir ninguém !” como se fossem os únicos “corretos” , Como de costume, sempre para deixar bem claro, sou apenas um cidadão a comentar noticias publicadas nos grandes jornais que, digamos, tenham despertado em mim uma atenção maior do que as outras.

Eu não me lembro o titulo de uma manchete que foi publicada na grande mídia a alguns anos atrás porem, não sei porque, fiz uma “ligação” entre essa reportagem e a outra, a reportagem antiga a qual me refiro, era sobre uma determinação do Comando onde dizia que “só os policias de quepe branco poderiam aplicar multar os motoristas infratores” , coibindo assim a atuação de qualquer outro policial que não estivesse escalado para aquele determinado fim, se não me falha a memória, essa medida foi devido a terem ocorrido casos isolados de corrupção durante a abordagem de motoristas que infligiam as Leis por alguns “policias”, porem, como é de costume, foi generalizado, quem nunca foi corrupto passou a ser “rotulado” também como se fossem, se tornando alguns até mesmo motivo de chacotas no meio onde convive, tirando assim de alguns o estimulo de atuarem.

O desanimo toma conta daqueles que realmente são de coração, daqueles que vestem a camisa como diz a gíria, a politicagem é uma das principais responsáveis por esse sentimento, fica difícil cada vez mais a lutar contra as forças externas que tentam denegrir e degenerar uma imagem de algo tão importante no dia a dia, ainda mais quando a força passa a ser auto-destrutiva.

Para alguns dos Srs. que não estão vivenciado na integra, fica talvez difícil para entender essa comparação que fiz ou mesmo essas palavras acima escritas, porem serão os Srs. e seus familiares os maiores prejudicados.
Ricardo Garcia