domingo, 20 de fevereiro de 2011

É Doce mas não é Mole não


JORNAL O GLOBO (online)
SP: Policiais confundem rapadura com crack e dão voz de prisão a professora
Publicada em 20/02/2011 às 12h32m
TV TEM
SÃO PAULO - Um simples tablete de rapadura gerou uma confusão e tanto durante uma operação policial em Ourinhos, cidade a 371 quilômetros de São Paulo. Com informações de que uma mulher iria transportar drogas de São Paulo até a cidade em um ônibus, policiais civis revistaram vários veículos em uma base da Polícia Rodoviária de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em um dos ônibus parados durante a operação eles encontraram o suposto entorpecente dentro da bolsa de uma professora. A polícia deu voz de prisão à suspeita ainda dentro do veículo e ela foi algemada. Segundo Angélica Jesus Batista, a policial que a abordou disse que era muita droga e a algemou na frente de todo mundo enquanto ela era retirada do ônibus.
" Eu e minha mãe estivemos na Bahia e trouxemos rapadura, requeijão. Era um presente para minha sogra e meu namorado, mas eles confundiram com a droga "
- A policial parou na porta do ônibus e disse 'encontramos'. Em seguida, ela me algemou - disse Angélica.
Mas o que os policiais pensavam ser crack era na verdade um tablete de rapadura que Angélica levava de presente para o namorado.
- Eu e minha mãe estivemos na Bahia e trouxemos rapadura, requeijão. Era um presente para minha sogra e meu namorado, mas eles confundiram com a droga - disse.
Depois do mal entendido a professora foi liberada. Ela registrou boletim de ocorrência por constrangimento. A verdadeira traficante foi presa horas depois em outro ônibus portando 2 kg de crack. O delegado seccional de Ourinhos, Amarildo Aparecido Leal, diz que os policiais usaram o procedimento padrão diante da situação, mas que mesmo assim o caso será investigado.
- Os policiais são obrigados a agir com cautela, mas o caso vai ser analisado. Foi preciso garantir a segurança dos passageiros do ônibus e do próprio policial - diz o delegado


Chega ser cômico e ao mesmo tempo trágico, confesso que poderia acontecer com qualquer um policial em virtude de não ter um verdadeiro preparo.

As diversas drogas que estão existindo e principalmente as maneiras de serem transportadas se não houver uma atualização, uma simples informação para aqueles que estão diretamente nas ruas ou irão passar despercebidas ou teremos outros casos semelhantes.

Aproveitando essa reportagem, vale a pena relembrarmos as apreensões feitas durante a invasão no Complexo do Alemão aqui no Rio.


A mesma forma confirmação que foi feita por esses Policias de São Paulo foram feitas aqui, no “olhometro”. Eu sempre aprendi que deveríamos dizer que foram apreendidos aproximadamente 5oo gramas de um pó branco aparentemente cocaína, ou foram apreendidos aproximadamente 500 gramas de uma erva aparentemente maconha.

Afinal o Policia não é um perito para dizer se é ou não drogas ilícitas, porem, aqui no rio, toneladas de supostas drogas ilícitas foram incineradas sem terem a sua comprovação técnica, para mim apenas uma simples encenação teatral.

Tendo assim, as prisões efetuadas durante a invasão, um motivo legal para colocar em duvida as acusações.

Fico triste por saber que o Policial irá carregar por toda a sua vida essa passagem, onde irão chamá-lo de “O Policial rapadura” ou coisa parecida, no entanto a vergonha deveria cair sobre o Estado que não o preparou como deveria.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

ALO TEM ALGUEM AI ???


192


Ontem, 19 de fevereiro, foi a missa realizado a missa de sétimo dia em memória do meu sogro, na Catedral São João Batista, no centro de Niterói.


Durante a chegada dos Amigos e Parentes, um Sr de aproximadamente 45 anos, passou mal e desmaiou (com todo o sentido da palavra, desabou) dentro da Igreja para espanto daqueles que estavam ao seu lado, entre os bancos, aparentemente estava alcoolizado, porem sua respiração estava fraca e salivava (espumando), não respondendo a qualquer outro estimulo.

O Padre responsável juntamente com outros, tentaram por diversas vezes entrar em contato com 192 (SAMU) não obtendo êxito, já os Bombeiros não havia uma ambulância disponível naquele momento pois acabará de ir atender um outro caso mais urgente.


Eu, fiquei fora da Igreja tentando entrar em contato com a SAMU e consegui depois de muito insistir, porem a pessoa que me atendeu, foi grosseira e “automática”, talvez se tivesse uma gravação teria tido mais atenção do que essa mulher que atendeu.


Ela alegava que já haviam feito contato e que um médico já havia orientado o que fazer, repetidamente, porem quando a questionei se iria enviar uma ambulância ela disse que não, e novamente que o medico já havia orientado o que fazer e desligou.


Por mais de 20 minutos eu tentei novamente, ou só chamava ou ficava ouvindo “musiquinhas”


Entrei em contato então com um Amigo da secretaria Municipal de Saúde que pediu a uma pessoa do SAMU que entrasse em contato comigo, e no mesmo instante uma pessoa me ligou e providenciou a tal ambulância.


Logo uma ambulância apareceu e o Sr foi socorrido.

O que questiono é se o nosso Secretario de Saúde Estadual já tentou entrar em contato com 192 sem se identificar, como se fosse um de nos, aflitos e sem qualquer amparo técnico, com uma vida em risco.

É muito fácil dizer a mídia que a saúde recebeu verbas para a compra de equipamentos, viaturas e medicamentos, mas no entanto quando a população precisa de nada adianta pois alegam que não tem, uma verdadeira ilusão.


Talvez se as nossas “Autoridades” não tivessem o privilegio de serem socorridas por caras Unidades Particulares ao invés de utilizarem os mesmos serviços os quais coordenam dessem mais atenção.

O que temos de mais valor que é a nossa vida é jogada a sorte por jogadores inescrupulosos e egoístas.


Só quando precisamos é que nos preocupamos se funciona ou não, porem, em muitos dos caso já é tarde e só irá restar a dor e a revolta, ninguém irá ser responsabilizado.


É tão simples pegarmos um telefone e ligarmos para ver se funciona, não só uma vez, mas no domingo, feriado ou qualquer outro horário que não seja “costumeiro”.


Dinheiro tem, pois os pesados impostos ale de diversas “fontes” inventadas pelo próprio Governo para que aumente o volume de dinheiro, que nos são cobrados, ao menos para minimizar esse sofrimento, talvez seja uma questão de profissionalismo, onde ninguém se preocupa com seus deveres, com suas obrigações, tanto do mais alto cargo quanto a “simples” atendente. Embora tenham a mesma importância para o perfeito funcionamento só lembram de receberem seus salários.


E que se dane a vida, não é a deles.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

LUTO

Quero me desculpar por não ter escrito as minhas Crônicas ultimamente, o motivo de ter deixado de escrevê-las foi o falecimento de meu Sogro, Pedro Marques. Um Pai, um Amigo e um Irmão.

A Policia me ensinou a conhecer a vida e ele, uma das formas de como vive-la.
Obrigado

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro