quinta-feira, 30 de junho de 2011

É O FIM




Cena de 'Insensato Coração' geral mal-estar entre Guarda Municipal e TV Globo
Rio - A Guarda Municipal do Rio divulgou, nesta quinta-feira, uma nota de desagravo à TV Globo, pelo comentário considerado ofensivo entre dois personagens em uma cena da novela das 21h, "Insensato Coração". Na referida cena, o ator que interpretava um delegado da Polícia Federal ao ser perguntado se recebia propina de motoristas bêbados saiu com a seguinte resposta:

"Não sou guarda municipal e muito menos policial militar".

Na cena, o delegado contracenava com a dondoca Paula Cortez, interpretada por Tainá Müller. A filha do banqueiro Horácio Cortez, personagem de Herson Capri e preso pela Polícia Federal por crimes contra o sistema financeiro, demonstrou indignação ao ver o delegado vasculhando sua casa à procura de provas contra seu pai.

Em resposta, o inspetor geral da Guarda Municipal do Rio, coronel Henrique Lima Castro que é oficial da PM, vai enviar e-mail de desagravo à emissora. A conversa se dá na casa do banqueiro Horácio Cortez, personagem de Herson Capri que foi preso e que é pai de Paula.

"Embora seja uma obra de ficção, a resposta do personagem do delegado foi desnecessária e ofensiva e não só aos guardas e policiais militares do Rio mas de todo o Brasil. Entendo a personagem da atriz dizer que o guarda e o policial recebem propina de motoristas bêbados por ela estar sob pressão, por se sentir invadida em sua privacidade com a polícia em sua casa. Mas o delegado dar uma resposta dessas à acusação da personagem foi realmente desnecessária e não enriqueceu o diálogo em nada. Alguns guardas relataram à nossa assessoria de imprensa que se sentiram ofendidos", disse Lima Castro.
A referida cena pode ser vista no vídeo acima, a partir do minuto 8:00



Em primeiro lugar quero parabenizar o Sr Coronel Henrique Lima Castro pela iniciativa em defender a Guarda Municipal do Rio de Janeiro onde ocupa o cargo de Inspetor Geral e em segundo lugar quero deixar aqui o meu repudio aos Srs Representantes Legais da nossa Policia Militar por não terem tido a mesma iniciativa e se calarem diante dessa ofensas.

Será que devemos dar créditos a um ditado antigo que diz; “Quem se cala consente”?

Ao menos, não por parte da maioria, aqueles que cumprem o se dever, aqueles que se sujeitam a “bicos” nas suas poucas horas de folga, devido aos seus minguados salários para trazerem dignidade para as suas famílias e que chegam a dar suas vidas em defesa dessa sociedade.

Por não estar autorizado a falar em nome da Policia Militar a qual faço parte, falo então em meu nome e com toda a certeza, sei que é o anseio da maioria de nos, Policias Militares que não possuem um “canal” para manifestarem publicamente a indignação as ofensas sofridas pelos responsáveis dessa novela e da referida emissora, já que foi conivente ao aceitar passivamente essa cena.

Deixemos de sermos “formais” afinal, quem fala o que quer ouve o que não quer

Corrupto é a “genitora” que te pariu

OBS: eu coloquei entre aspas por educação...porem qualquer leigo entende essa revolta.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro