quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A QUEM INTERESSAR!



Senhores

Tive dois “Grandes” sargentos na minha formação, cuja as instruções bem passadas, me conduziram durante esses 29 anos de profissão.

Lembro-me de cada palavra, de cada gesto que as acompanhavam ilustrando o que hoje sei na pratica.

Um deles me disse certa vez o seguinte:

“-Garcia, a vida da gente é uma, hora esta lá em cima, hora esta lá em baixo, devemos aproveitar o máximo quando estiver no alto e ter paciência quando ela estiver lá em baixo, pois com certeza ela irá subir novamente”

Palavras do saudoso Sargento Campelo do RCECS, executado por marginais pelas costas em Realengo.

Creio que o momento é de “maré baixa”

Todos os dias presenciamos em nossas “manchetes” fatos envolvendo “Policias” cometendo ilicitudes, é natural não só na Policia mas em qualquer profissão termos os maus e os bons profissionais, se é que podemos classificá-los assim, como também acontece com qualquer cidadão da nossa Sociedade, onde há os que respeitam as Leis e os que não respeitam.

Onde erramos para chegarmos nesse ponto seria a pergunta que deveríamos fazer, no entanto estamos acostumados a tomar medidas paliativas, empurrando o problema até ele “assentar” como uma resposta imediata aos questionamentos que são gerados pelas falhas cometidas.

Utilizando novamente das palavras do “meu sargento” os famosos “Provisórios Permanentes”

Como sempre escrevo em minhas postagens, “Os mortos são mais fortes do que os vivos pois tudo o que eles fizeram de errado continua a ser feito e ninguém consegue mudar” e é o que acontece, é a “teoria do Caos” na sua pratica, onde vários fatores os quais parecem aleatórios, no final se encontram no mesmo objetivo.

A Policia é o resquício de uma ditadura, onde a maioria dos seus componentes tiveram suas infâncias influenciadas por ela, não atribuo essa influencia somente aos Policias, mas também a maioria da nossa população que utilizam de tal “liberdade” de maneira erronia esquecendo que o direito deles terminam quando começam o direito dos outros.

Uma questão de costume, de educação a qual não é interessante ser explicita ao conhecimento de todos para que sejam facialmente manuseados pelo Poder em interesses próprios.

É fácil visualizar a ignorância que impera na nossa sociedade quando presenciamos uma mãe com sua filha menor, passar noites em uma fila para comprar ingressos para assistir um show e ficar sorrindo quando é entrevistada, enquanto se estivesse na mesma fila para arrumar uma vaga em um colégio publico estaria reclamando e criticando aqueles os quais teriam a obrigação de fornecer a vaga.

É apenas mais um dos inúmeros fatores os quais nos conduzem a esse resultado, porem foquemos no problema da policia que possuímos.

Sei que é uma particularidade de cada Estado, afinal a educação do publico alvo é diferenciada em cada região, um trabalho que vem do berço e se da continuidade com exemplos os quais são seguidos pelos nossos filhos.

Concordo com o Governador que tenha herdado os problemas que existem de outros Governos, porem discordo da sua maneira de agir ou pior, de se omitir em um assunto tão importante para os quais são necessários para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

A falta de efetivo é uma delas, pois houve um crescimento desordenado e descontrolado da população e não houve um acompanhamento para que pudéssem suprir essa necessidade.

Porem, como havia dito, como medida paliativa, sem uma preocupação de qualidade, geramos concursos para preencher as lacunas existentes, desprezado principalmente o potencial e a experiência dos que lá já existiam, é como se retirássemos um homem que prega 500 pregos em um minuto para apertar um simples parafuso em uma hora.

A base da Policia é a hierarquia e a disciplina, onde deveríamos ter um escalonamento de salários e funções os quais foram deixados de lado para encobrirem suas falhas.

Creio que tenham colocado em pratica a famosa tática de dividir para vencer, onde um soldado ganha mais do que o outro embora tenham a mesma posição, sem falarmos nos incentivos ridículos que dão para que cumpram o que já são pagos para fazer.

Bato na mesma tecla da valorização do Ser Humano, não com hipocrisia e nem com demagogia mas com seriedade, pois o empenho será maior.

É certo que os desvios de conduta não são oriundos dos baixos salários e nem da desvalorização e injustiças que sofrem afinal o caráter de um Homem vem do berço, porem o desanimo, o sentimento de incapacidade e pior, a necessidade contribui para ele.

Estamos em um “mar de lama” aos poucos batemos em “pontas de icebergs” e que por uma questão de preservação e continuidade dos nossos “mortos” as removemos ou as afundamos sem nos preocupar com a sua dimensão oculta na lama.

Alguns sempre me questionam o motivo pelo qual sempre tento mostrar o lado da Policia, embora, diante de tantas “manchetes’ me sinta fraco e, às vezes desestimulado.

Porem a Policia é feita de Homens os quais refletem sua imagem, e assim como eu, a maioria são de pessoas as quais se orgulham de vestirem suas fardas e de serem o que são.

São Pais, Mães, Filhos e Filhas, Maridos e Esposas que abdicam de tudo, as vezes ate mesmo da sua própria vida por alguém que nunca viu na vida.
São Pessoas simples que sentem medo, fome, frio, raiva, ódio, e tantos outros sentimentos peculiares aos Seres Humanos, pois embora, esqueçamos, eles os são também.

É um Dom, assim como em qualquer outra profissão

O que me revolta é a maneira injusta que são tratados, pois as pressões sobre eles não são mensuradas.

É a lei da Ação e Reação tão despercebida por nós e tão perigosa quando manipulada.

Creio que devo parar aqui, pois seria repetitivo em minha palavras, prefiro em doses “homeopáticas” para uma melhor assimilação.

A Sensibilidade é o termômetro os quais nos avisam quando agir, é o diferencial do verdadeiro Líder o qual sua prioridade será sempre os seus seguidores.

Queria me desculpar não em nome da Policia, pois não estou autorizado e nem qualificado em fazê-la, mas em nome daqueles os quais conheço e acredito, daqueles os quais ainda sentem orgulho de cumprirem com satisfação os juramentos que fizeram e repudiam qualquer ilicitude.

E pedir que não os julguem como um todo embora cada “pedacinho” represente um todo

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro
24 horas por dia, 7 dias por semana.