domingo, 14 de junho de 2009

NÃO IRIAMOS TER TANTAS...



CASO DE POLICIA


JORNAL EXTRA (online)


Enviado por Fernando Torres -
14.6.2009 14h48m


CONFUSÃO NO TRIBUNAL



O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Luiz Zveiter, recomendou que todos os magistrados determinem que a pessoa julgada seja algemada, no momento da leitura de sua sentença. Mesmo quando o juiz decidir que o preso não representa perigo, ele deve ser algemado, no instante em que fica sabendo se será condenado ou absolvido.


A decisão foi tomada depois de um tumulto no Tribunal do Júri da Comarca de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Quando soube que passaria 46 anos na prisão, Fabiano dos Santos Braga, de 26 anos, tentou tirar a arma de um PM da segurança institucional do Fórum.
Em agosto de 2008, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o uso de algemas em operações policiais e julgamentos. Como Fabiano era réu primário, não estava algemado. Assim que notaram a atitude do condenado, outros dois policiais militares tentaram ajudar o colega, mas a família do preso invadiu a área reservada da sala. Houve tumulto e oito pessoas foram levadas à delegacia. Cadeiras, mesas e janelas foram destruídas.


— Segundo o STF, a pessoa não pode ser algemada porque ainda não foi definida a sua situação perante a Justiça, mas, se ela vai saber que será condenada, é lógico que a reação será negativa. O bom senso nos leva a ordenar que o preso seja algemado para não gerar risco a todos os cidadãos presentes, incluindo ele próprio. Não podemos ficar à mercê da sorte — argumentou Zveiter.


COMENTARIO


Tenho a minha opinião sobre o assunto, acho que todos devem usar algemas, sem qualquer exceção. Essa polemica veio a tona quando pessoas famosas tiveram que ser algemadas, digo, Sr Celso Pitta, Sr Álvaro Lins e tantos outros, talvez por termos tantos "famosos" sob suspeita, tenham defenido uma "regra" tão rapida que a muito estava na gaveta, o engraçado é que nossos Políticos viajam o Mundo e sempre trazem “idéias” para a nossa sociedade e as coisas que deveria ser "copiadas" não são.

“ A exemplo de tal lugar”, “Lá não sei a onde” geralmente fazem um estardalhaço como fosse a “chave” dos nossos problemas, que com o passar do tempo cai no esquecimento até surgir um outro, para mim é só uma forma de alguém ganhar algum dinheiro, um disfarce, afinal a grande maioria de nos é ignorante e os que são mais esclarecidos, ou não possuem voz ou se deixam ser levados.


Vamos fazer uma comparação rápida de uma situação, em um dos meus comentários anteriores, “Olha Os Leões”, eu havia dito que nossos pensamentos estavam associados aos filmes que assistimos em nossos lares diariamente, quando citei o filmes de investigação criminal “SIC” onde há, não só o interesse dos investigadores como também um equipamento altamente sofisticado a sua disposição, reparamos que cada “engrenagem do sistema” funciona perfeitamente, em plena harmonia, há um crime, são procuradas as provas, descoberto o criminoso, julgado, condenado, preso e, em sua maioria , reintegrado a sociedade , seja ele quem for, completamente diferente da nossa realidade, onde as Leis dão privilégios e discriminam seus “passivos”.


A condução do “suspeito” deveria ser feita de uma forma que não traga nenhum risco ao condutor e nem a terceiros, pois a mente humana é imprevisível e as ações podem ser incoercíveis, SEJA ELE QUEM FOR.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

NOVAMENTE



JORNAL O DIA (online)
14/06/09 atualizado as 12:20

Bandidos armados invadem Linha Vermelha


POR VANIA CUNHA ( RIO DE JANEIRO)

Rio - Homens armados invadiram a Linha Vermelha causando pânico, por volta das 7h da manhã deste domingo e fecharam duas pistas na altura de São Cristóvão.
O grupo do arrastão era formado por cerca de quatro bandidos armados que roubaram dois carros, uma moto e pertences de cerca de 12 vítimas. Regina Célia Zanethelli, de 37 anos, foi agredida no rosto com uma coronhada e disse que não havia policiamento no local. Segundo ela, as vítimas foram abordadas com arma na cabeça e viveram momentos de extremo pânico.De acordo com a rádio CBN, os bandidos já foram identificados pela polícia, e são moradores da favela Parque Alegria no Caju. Esse tipo de arrastão tem acontecido com freqüência, principalmente no horário de troca de viaturas, às 7h da manhã.O caso está registrado na 17ª DP (São Cristóvão)

COMENTARIOS:


Temos sempre que ver o lado bom das coisas, os jornais já estão anunciando com mais rapidez, afinal é só trocar as datas, ate mesmo as vitimas, em alguns casos são as mesmas, antigamente perguntávamos se já havia sido roubado, hoje perguntamos quantas vezes já foi.


Achei errada também a forma que foi dita “...os bandidos já foram identificados pela polícia, e são moradores da favela Parque Alegria no Caju...” Ora, todos nos sabemos que não há moradores em comunidades carentes “bandidos”, os “gatos” de luz e água que também acreditamos que haja são “doações” feitas por nós, cidadãos de bens através dos nossos pesados impostos.


Eu estava ate pensando em me mudar para uma favela, afinal teria segurança 24h, internet de graça, luz e água a vontade, uma vista privilegiada (bem se eu escolher uma na zona sul ne?) e a atenção total dos Governantes, em troca eu só teria dar meu voto a quem eles pedirem.


Falando serio, lamento mais uma vez pelas vitimas desse arrastão, pessoas de bem que estão marcadas para sempre.


Não devemos também culparmos somente aos Governantes atuais mas também a seus antecessores também, que deixaram por incompetência, vaidade ou seja lá qual for o motivo, chegarmos a esse ponto critico e com isso, tirarmos a culpa dos que menos contribuíram para esse quadro, que é a nossa Policia, que apesar das carências e da forma que é tratada não só pelo Governo mas também pela própria sociedade, continuam a enxugar o gelo 24h por dia.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

DOIS PESOS ...DUAS MEDIDAS




JORNAL O GLOBO (online)


Polícia consegue resgatar corpos de motoboy e amigo executados por
traficantes em Guadalupe


Plantão Publicada em 14/06/2009 às 12h02m
CBN


RIO - Policiais do Batalhão de Rocha Miranda realizaram uma operação na Favela de Proença Rosa, em Guadalupe, e conseguiram resgatar os corpos do motoboy Tiago França Amado, de 23 anos, e de seu amigo, um mecânico que não teve o nome divulgado. Os dois foram assassinados por traficantes na madrugada deste domingo. Segundo a família de Tiago, o rapaz teve sua moto roubada quando chegava em casa, na favela Melhoral, vizinha á Proença Rosa. Tiago teria ficado inconformado e foi até a comunidade para tentar reaver a moto, mas não conseguiu. Algumas horas depois, bandidos armados de fuzis foram até sua casa e o levaram junto com um amigo. Os dois foram executados.


Reparem os Srs. essa noticia, os fatos curiosos que podemos encontrar nela, o primeiro é o local de crime desfeito, a Policia entra na comunidade e por uma questão de “segurança”, praticidade ou outra coisa qualquer, “resgata” os corpos, não havendo nenhuma pericia no local onde os corpos foram encontrados, fatos semelhantes que aconteceram com outras pessoas que tiveram a devida atenção por serem famosos ou por terem tido destaques na mídia, para as pessoas que tem pouca memória cito o caso Tim Lopes, onde o local chamado de “Forno de Micro ondas” foi analisando pelos peritos, digamos, “como manda o figurino”.


Em segundo lugar, podemos notar o fato relatado por parentes que uma das vitimas, ao dizerem que havia sido roubado moto e a vitima foi até a “comunidade” para tentar reaver sua moto.


Perdoe-me se eu entendi dessa forma, porem houve margens pela reportagem para que eu raciocinasse dessa maneira.


Estou supondo então, que ao invés de chamar a Policia e registrar o roubo na DP, como seria o certo a ser feito, ele preferiu ir ate a “comunidade”, para mim , ao “Poder Paralelo” se queixar ?


Reparem mais uma vez, as diversas formas que podemos interpretar uma noticia, de certo que caberá a cada um de nos, uma maneira diferente que irá depender de sua experiência ou da vontade de ver a REALIDADE.
OBS: Aos Srs da Poderosa Midia, que contribuem com as consequencias de casos como este, bons sonhos se é que conseguem durmir...


Ricardo Garcia

Cidadão Brasileiro