quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TUNEL DO TEMPO


REVISTA VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/adiado-o-julgamento-do-atropelador-do-filho-de-cissa-guimaraes
Brasil
17/08/2011 - 20:37
Rio de Janeiro
Adiado o julgamento do atropelador do filho de Cissa Guimarães
Leo Pinheiro, do Rio de Janeiro
Rafael Bussamra: “Ainda lembro dele com uma fratura exposta no joelho e o rosto ensangüentado, não falava nada e respirava ofegante. Não achei que ele fosse morrer, mas a imagem é marcante. Eu fecho os meus olhos e vejo, já sonhei com ele” (Ismar Ingber)
O juiz Jorge Luiz Le Cocq, titular do 2º Tribunal do Júri do Rio, adiou a decisão sobre o destino de Rafael Bussamra, o jovem que atropelou Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, em julho de 2010. A audiência desta quarta-feira deveria definir se ele vai a júri popular por homicídio doloso – quando há intenção de matar.
A defesa alegou ausência de peças importantes nos autos, como os DVDs com imagens captadas pelas câmeras da companhia de trânsito do Rio no túnel em que o acidente aconteceu. Essa etapa demora cerca de dez dias para ser cumprida, e só depois desse prazo serão feitas as alegações finais da acusação e da defesa – por escrito, segundo decisão de Le Cocq comunicada hoje a ambas as partes. A data da nova audiência não foi marcada.
A audiência desta quarta-feira começou com duas horas de atraso. Nela, além de Rafael Bussamra e seu pai, Roberto, foram ouvidas testemunhas arroladas pela defesa. O policial Alexandre dos Santos Restorff, do 23º Batalhão da Polícia Militar, o inspetor João Carlos da Silva Farias, da 15ª DP e o comissário José Geraldo Carvalho, da mesma delegacia.
Os depoimentos não trouxeram maiores novidades a um caso que foi esmiuçado ao longo do último ano. Rafael Bussamra reafirmou que não havia aviso sobre o fechamento do túnel onde Rafael Mascarenhas praticava skate com outros três amigos. E voltou a negar que estivesse num racha com outro carro, apesar de trafegar em velocidade superior à permitida no túnel. Segundo Bussamra, ele só viu o filho de Cissa quando não era mais possível frear.
“Nenhuma pessoa normal teria reflexo para impedir o atropelamento”, disse. Seu pai, Roberto Bussamra, acusado de corrupção ativa, reforçou que foi intimidado pelos policiais o tempo todo, e por isso o fato de ter aceitado pagar dez mil reais (dos quais só desembolsou efetivamente mil) configura extorsão, e o coloca na posição de vítima

Reparem os Srs a forma que acabei de falar na postagem anterior, mais uma vez os acusados se passam por vitimas e culpam o Policial.

Porem, ninguém ainda levantou o motivo em que o filho da atriz estava dentro do túnel, afinal não era permitido também o transito de pessoas por ele e onde estava a fiscalização da Prefeitura?

Lamentavelmente é sempre assim, a hipocrisia e a demagogia impera na nossa sociedade.

E quanto a Policia, é essa a policia que querem, afinal enquanto estiverem prendendo o “ladrão de galhinhas” esta tudo certo, porem quando prende o “bacana” quem também mata, rouba, estupra, trafica ai a Policia é ruim.

A frase celebre “Cada Povo tem o Governo que merece” poder ser dita também em outra versão “Cada Povo tem a Policia que merece”

Viva a Justa Justiça, injusta injustiça, injusta justiça ou a justa injustiça
qual é a maneira que voce le?

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Lama


JORNAL O GLOBO (online)
DÚVIDAS
Defensoria Pública exuma corpo do menino Juan
Publicada em 17/08/2011 às 16h46m
O Globo (granderio@oglobo.com.br)com Extra

RIO - O corpo do menino Juan Moraes, morto durante suposta operação policial no dia 20 de junho, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense , foi exumado na tarde desta quarta-feira, no Cemitério municipal de Nova Iguaçu. A exumação durou cerca de 40 minutos, e teve a presença de representantes da Defensoria Pública, do Instituto Médico Legal (IML), do Instituto de Criminalística Carlos Éboli e do Ministério Público. Foram colhidas três amostras do osso do fêmur, da arcada e do dente do menino.
Os fragmentos serão analisados por um laboratório conveniado à Defensoria Pública, pelo Instituto de Pesquisa e Perícia em Genética Forense, da Polícia Civil; e pelo Laboratório da Uerj, à pedido do Ministério Público. O laudo só deve sair daqui a 30 dias.
Após a exumação, o caixão com o corpo do Juan seguiu para o IML, onde, segundo o diretor do Departamento de Polícia Técnica e Científica, Sergio Henriques, assistentes técnicos da Defensoria Pública irão realizar as medidas dos ossos.
- A Polícia Civil está fazendo um trabalho transparente e tudo o que for solicitado vamos atender, mas sabendo dos resultados porque tudo foi feito de uma forma muito criteriosa - afirmou Henriques.
O pedido de exumação foi feito pelo Defensor Público Antônio Carlos de Oliveira, que defende Edilberto Barros do Nascimento, de 43 anos, um dos PMs envolvidos na morte de Juan. O defensor acredita que o corpo não é do menino. Para ele, mesmo que o exame confirme que o corpo encontrado é de Juan, faltam provas técnicas que apontem a responsabilidade dos policiais.
Segundo Oliveira, os policiais apenas revidaram uma agressão imposta a eles na chegada dos PMs à comunidade. Ele aponta ainda a necessidade de ser ouvir novas testemunhas que presenciaram a atividade do tráfico naquele dia. O defensor também descarta o relato de uma pessoa que teria visto os policiais queimando um sofá em que estaria o corpo de Juan.
Para fazer a solicitação à Justiça, a Defensoria Pública tomou como base o laudo da perita legista Marilena Campos de Lima, que atestou que a ossada encontrada no Rio Botas, em Belford Roxo, no dia 30 de junho, era de uma menina. No início de julho, a chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, chegou a assumir em público o erro de identificação cometido por Marilena, e afastou a perita, uma vez que o corpo seria de Juan .
No início de agosto, o juiz Márcio Alexandre Pacheco da Silva, do 4º Tribunal do Júri de Nova Iguaçu, decretou a quebra do sigilo dos dados de três linhas telefônicas que mantiveram contato com o sargento Isaias Souza do Carmo, no dia da suposta operação da PM na Favela Danon. Com a medida, a polícia quer saber com quem Isaias conversou por telefone no dia do crime. O objetivo dos investigadores é descobrir quem colocou o corpo de Juan no Rio Botas, em Belford Roxo. Além de Isaias, são suspeitos do crime o sargento Ubirani Soares e os cabos Edilberto Barros do Nascimento e Rubens da Silva. Todos estão presos temporariamente no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica .
Os quatro PMs já se envolveram em pelo menos 37 autos de resistência (mortes de suspeitos em confronto com a polícia). Todos os casos ocorreram na Baixada Fluminense. O recordista de autos de resistência é o sargento Isaías: desde 2000, ele teve o nome envolvido em pelo menos 18 registros deste tipo (sem contar o caso de Juan).

Eu sinceramente não acredito que, caso seja confirmado que o corpo não é do menino a resposta seja contraria ao que já determinaram que seja.

Imaginem os Srs uma resposta negativa, qual seria o impacto no Governo?

Acredito, baseado nos noticiários que leio quase todos os dias, que essa “resposta” repentina e precipitada, foi devido a já possuirmos outros casos os quais ainda não foram solucionados, sito um como exemplo o da Engenheira, cujo seu carro foi encontrado na barra da tijuca e que também tivemos como suspeitos, policias militares, pois o Governo não teria como explicar esses constantes desaparecimentos e seria alvo de mais criticas nas quais, para mim, preferiu contestar um laudo de uma profissional com experiência onde atestou que o corpo era de uma menina e prender Policias Militares cuja a imagem já esta deteriorada e são amordaçados do que elucidar com seriedade mais esse crime.

Não creio que a minha imaginação seja tão aguçada quanto ao do Diretor Alfred Hitchcock, afinal, devemos ver as possibilidades sejam elas as menos cabíveis possíveis.

É o que havia escrito quando o marido de uma atriz Global, havia morrido, ele tinha sido Policial Militar e morreu, se não me falha a memória, vitima de uma overdose, no entanto, a mulher que estava com ele sumiu da mídia da mesma forma que entrou, do nada, e o caso caiu no esquecimento.

Um “Ex PM” que estava chantageando uma pessoa famosa, (conforme relatos da própria impressa) vai para um motel com uma “modelo” para usar drogas ilícitas, as quais foram, conforme a modelo, adquiridas por mais dois PMs em um estacionamento.

Traduzindo, ele morreu, mais uma vez sujaram o nome da PM, a modelo sumiu e a “famosa” continuou a cada vez ser mais famosa.

Ninguém levantou suspeitas se alguém poderia ter “encomendado” a sua morte, afinal ser vitima de uma chantagem a qual poderia derrubar sua carreira teria motivos de sobra para fazê-lo ainda mais convivendo com uma pessoa que tinha o vicio de se drogar.

Será que não sabia?

Ora Srs, perdoe-me a maneira que vejo as coisas, porem, vinte e nove anos de profissão, nos faz abrir um “leque” de possibilidades.

É o caso do menino Juan, não devemos nos deixa ser levados pelas imprensa, afinal a sua idoneidade não é confiável devido aos interesses escusos que presenciamos.

Não quero com isso “passar a mão na cabeça” daqueles os quais, comprovadamente são culpados, pelo contrario, acho errado vangloriarmos com as suas exclusões e não com o impedimento da suas entradas para as fileiras.

O motivo que me leva a escrever isso é a revolta de ver as afirmativas nos noticiários, ainda não houve um julgamento e sendo assim, ainda não temos os culpados.

A diferença entre um profissional e um “amador” é a utilização da razão ao invés da emoção.

Ainda, se me permitem “alongar” um pouco mais, podemos falar sobre o caso da Juíza, onde, para mim, acharam um “coelho” e mais uma vez, Policial(para os que não sabem o que significa, leiam as postagens anterior) como resposta, embora tenhamos uma grande lista de suspeitos, porem é como se fosse um grande tabuleiro de xadrez, onde o Governo leva um “garfo” afinal, deverá perder uma peça para não perder o jogo.

O que me refiro é o emprego de Policias na segurança desse Juízes, afinal o numero já é insuficiente para atender a população e as tais UPPs que geram votos para o Governo, porem devem dar uma boa gratificação a esse Profissionais, já que seus salários são os piores do País e que irão calar suas bocas e irem levando ate o próximo “escândalo”.
Para os que assistiram "Tropa de Elite II" a ultima frase é a que mais impressiona no filme...

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro