segunda-feira, 22 de agosto de 2011

linhas tortas


PRIMEIRA EDIÇÃO
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2011/08/22/comandante-diz-considerar-hipotese-de-pms-terem-matado-juiza
22/08/2011-12h19
Comandante diz considerar hipótese de PMs terem matado juíza
PUBLICIDADE
MARCO ANTONIO MARTINS
DO RIO
O comandante da Policia Militar do Rio, o coronel Mário Sérgio Duarte, disse nesta segunda-feira que trabalha com a hipótese de participação de PMs no assassinato da juíza Patrícia Acioli desde o dia que ela foi morta.
A juíza foi morta com 21 tiros na noite do dia 11, quando chegava a sua casa em Niterói, na região metropolitana do Rio.
"Já trabalhamos com esta possibilidade desde o primeiro momento. Agora nos chega a informação de que a munição seria de um lote da PM. Isto não está confirmado, mas, caso se concretize, veremos se policiais participaram da execução ou do desvio da munição", afirmou.
O coronel Duarte disse ainda que pediu uma recontagem das armas e da munição de cada batalhão da PM. O objetivo é saber se existe desvio de armamento nas unidades.
Segundo Duarte, o levantamento ainda não foi concluído.

Para mim um erro gravíssimo dar ênfase a “hipóteses” as quais, nas mãos erradas, contribui para a degeneração da imagem e a generalização corriqueira a qual a grande massa alienada que possuímos está acostumado a fazer, com isso a credibilidade, “ingrediente” principal para o trabalho policial é colocada em “xeque” e dificulta as verdadeiras ações de combate ao crime.

Trabalhar com a hipótese da participação de PM seria apenas uma varias linhas de investigações para esse crime, tão importantes quanto a “hipótese” da participação de contraventores, de traficantes, de viciados, de estupradores, de assassinos e de todos os que andavam e andam as margens da Lei e se sentiram prejudicados com o trabalho da Justiça.

Qualquer uma dessas linhas de investigação é aceitável e necessária, no entanto, induzir para um caminho é, ao meu ver, uma forma de prejudicar o andamento ou ate mesmo desviá-lo da verdade.

Não acredito no Governo e muito menos naqueles os quais estão ao seu lado, é um direito meu ter uma opinião, a qual foi formada ao logo do tempo diante dos inúmeros acontecimentos que presenciamos e as diversas faces as quais são apresentadas, vigorando a hipocrisia e a demagogia as quais são “iscas” de votos.

Um caso parecido foi quando, estampado nas manchetes dos Jornais, uma frase dizia:

“Agora só os cabeças brancas é que podem multar” quando o Comando decidiu que só os Policias que trabalhavam no transito poderia multar os infratores das Leis de Transito, uma alusão de que os outros Policias Militares aceitavam subornos durante as abordagens a motoristas infratores das Leis, com isso foi quase extinto o antigo “Guarda de transito” que alem de terem mais respeito ainda tínhamos mais segurança nas nossas esquinas.

E ate mesmo recentemente o emprego dos Policias recém formados nas UPPs onde foi dito que eles não tinham vícios, como se todos os Policias mais antigos tivessem a índole da safadeza e da corrupção, um ato discriminativo do próprio comando, já que é desprezado a experiência e incentivado a discórdia devido aos benefícios politiqueiros os quais recebem sem fazerem jus.

Não sei sinceramente qual seria a intenção dessa maneira de colaborar com a degeneração de uma das ultimas barreiras que ainda existem entre o bem e o mau.

A muito tempo eu comento essa manobra, ao difamarem a imagem do Policial eles tiram a sua credibilidade, porem eles continuam a cumprir seu papel, então usam a tática “de dividir para vence” onde através de gratificações destroem a hierarquia e geram a indisciplina corroborando com a degeneração da imagem diante das reações geradas por essas ações, tirando o incentivo e ate mesmo o orgulho os quais ainda sustentam seus juramento.

Pois todos nos sabemos que a “insegurança” e muito mais lucrativo do que a “segurança”

É claro que caso seja comprovado a participação de algum “Policial” ou melhor “bandido transvestido de Policia” ele irá ter a sua punição, e que seja severa, assim como a de qualquer outra pessoa, no entanto, principalmente por parte de alguns Jornalistas, as perguntas capciosas as quais são feitas com o intuito de desmoralizarem uma Corporação deveriam ser rebatida com fervor pelas nossas “Autoridades diretas” e no entanto, é como se fossem “grandes arvores’ a mercês do vento.

Na verdade, o Policial não tem ninguém que os defenda, ou por falta de coragem ou outra coisa que nem quero pensar que possa ser.

Ao longo do tempo já presenciamos Juízes, médicos, advogados, marceneiros, motoristas, deputados e tantos outros que forma corruptos, assassinos, estupradores, e no entanto nunca tiveram a mesma atenção como sempre deram ao Policial, talvez uma forma de revanchismo por termos 99% da nossa sociedade acostumada a desrespeitar as nossas Leis.

Lamento que tenhamos chegado onde chegamos, afinal somos os únicos culpados, o que me deixa mais preocupado é termos o conhecimento e continuarmos a ser omissos e acomodados, pois a cada dia eles estão mais fortes.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro