domingo, 23 de agosto de 2009

BOLA DE NEVE



Uma Bola de Neve


Estou indo para Brasília no próximo dia 27, quinta feira, para “representar” os Praças da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sou um dos cinco Praças, que irão juntamente com mais seis Oficias para o CONSEG.

Nos intitularam “Representantes dos Praças da Policia Militar do nosso Estado” , porem, para mim , somos meros ”atores” nessa “encenação política”, onde assim, como outras, só serviremos como entretimento para o nosso Povo, com isso continuaram a ocultar e manipular os anseios das diversas classe da nossa sociedade.

Quero deixar explicito aos meus Companheiros de Farda, que não sou ninguém e muito menos tenho a força para mudarmos a triste situação que nos encontramos, embora tenha a vontade e a coragem de lutar pelo que sempre acreditei, lado a lado com os Srs ou ate mesmo sozinho, não será lá em Brasília que conseguirmos algo, mas sim aqui mesmo no Rio, através das atitudes e da conscientização de cada um de nos.

Quanto a ser um dos representantes do meu Batalhão junto ao novo Comandante Geral, expresso aqui o meu entendimento após a primeira reunião, como membro da minha Unidade e como membro da minha Corporação.

O que mais precisamos é um aumento em nossos vencimentos, um que nos devolva o “poder de compra” para vivermos e não sobrevivermos com nossas famílias, e isso, infelizmente, o nosso Comandante, embora tenha também essa necessidade e acredito, a vontade, de nada ele pode fazer.

a organização da nossa “Casa”, seria uma medida alternativa e ao alcance dessa demonstração de vontade, para que possamos nos adequar a nova era e corrigirmos nossos erros que outrora nunca foram questionados por interesses ou por acomodação.


Gosto de ser transparente em minhas colocações, dando ao meu leitor o menor numero de interpretação ao texto, para que ele possa ter uma visão mais segura e consistente das minha idéias.

Quando me referir, no parágrafo anterior “Demonstração de Vontade” ela pode ser vista de varias maneiras, porem irei citar duas das quais, para mim, são mais aparentes.

A primeira seria a de mais um, para nos manipular diante da insatisfação justificada sobre o descaso e a incompetência dos poderosos, se utilizando de novos artifícios, de forma ilusionista e opcional, para que continuemos, mesmo que precariamente, a fazermos e assumirmos tudo o que nos é imposto.

na segunda, e que particularmente acredito que seja a mais cabível, embora esteja cansado de ser movido pela esperança, seja ele um Homem simples, que conseguiu obter a oportunidade de expor suas idéias, e de utilizá-las, mesmo que seja em caráter experimental, para tentar amenizar e quem sabe, a médio prazo, criar uma verdadeira policia, mesmo que ainda que seja ela política.

No entanto, para que desse certo essa “experiência” precisaríamos acreditar o que na atual conjectura, é difícil mesmo sem termos mais nada a perder.


Ao intitular esse texto como “Bola de Neve”, foi com o intuito de mostrar aos leitores desse Blog, que não seria somente uma questão de “querer fazer” e sim de “fazer” o que deve ser feito, a vontade diante das dificuldades, em sua maioria, perdem o entusiasmo dando a continuidade a inércia, e se tornando uma verdadeira Bola de Neve.


A exemplo da postagem anterior intitulada “O Porco e a Cabra” tentam nos mostrar que pode ser pior do que é, porem não acredito, pois se perdemos algo é porque soubemos preservar.

Fica difícil expor o meu lado sem colocar em risco anos que construir, porem já estou no final de carreira e os benefícios alcançados seriam para os meus sucessores, quem em muitos dos casos são filhos, filhas, netos e netas de companheiros que lutaram ao meu lado e que em alguns casos salvaram a minha vida.

Por esse motivo é que estarei ao lado do novo Comando, acreditando mais uma vez que conseguiremos melhorar a nossa Policia, mesmo que tenhamos muitos, torcendo para que não de certo, pois iriamos voltar ao que era antes.


Não sei se ele le esse Blog, embora saiba que goste desse meio de desabafo, e espero que com sabedoria possa separar o joio do trigo, e acabar com as injustiças que fazem contra nos, aqueles que ainda mantém essa Policia no coração.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro