domingo, 28 de junho de 2009





JORNAL O DIA (online)
28.06.09 às 13h19 > Atualizado em 28.06.09 às 13h21


Cabo é espancado por três ladrões

POR BEATRIZ SALOMÃO, RIO DE JANEIRO


Rio - O cabo Souza do batalhão de Itaboraí foi espancado por três ladrões e abandonado perto do morro da Mangueira depois de ter a blazer que dirigia roubada pelos marginais.
Segundo a PM,o militar foi rendido pelos marginais quando passava por uma rua no bairro do Outeiro das Pedras. Os ladrões levaram o cabo como refém até as proximidades do morro da Mangueira.
Ele foi agredido durante a fuga e depois deixado na rua. O Cabo Souza estava trabalhando como segurança em uma Blazer Verde quando foi atacado pelos bandidos. Eles foi encontrado só de cueca por policiais do 4 BPM ( São Cristóvão) próximo ao Metrô do Maracanã e ao Morro da Mangueira.
O caso aconteceu por volta das 19h. Ele foi levado para o Hospital da corporação, no Estácio, e recebeu alta ainda pela manhã. O caso foi registrado na 17 DP. A Blazer foi recuperada no Maracanã. Segundo policiais, os bandidos devem ser da Mangueira


Podemos dizer que tenha “nascido novamente” Acho que os marginais não tenham identificado a sua profissão, um outro amigo também já passou por isso, porem no caso dele , ele foi identificado só que o marginal não conseguiu fazer o disparo em sua cabeça após as cinco tentativas do revolve que usava, conseguindo esse amigo reagir e prende-lo.


Aproveitando esse triste episódio, é bom lembrar, que somos seres humanos e como tal, passivos de sentimentos, seria muito bom para esses profissionais, e tantos outro que tenham tido “experiências” traumáticas, que haja um acompanhamento obrigatório por parte de profissionais de saúde, de forma que possam ajuda-los a superarem essas “experiências” com isso, tenham uma produtividade ainda maior ao invés de, esperarmos “Explodir”, podendo causar danos irreparáveis e excluirmos de nossas fileiras como se nunca tivéssemos tido nada haver com isso.


Ouçam a minha musica “Codigo 800 auxilio policial” ela esta aqui nesse Blog e saberão como é a nossa vida.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro.

PENSEM !



JORNAL O DIA (online)
27/06/09 às 23:52


PMs danificam GPS para encobrir crimes e extorsões
Corregedoria investiga 15 casos de dano proposital ao equipamento

POR MARIA MAZZEI, RIO DE JANEIRO


Rio - Criado para ajudar no planejamento da segurança e para dar rapidez ao deslocamento de patrulhas, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) se tornou o inimigo número um dos maus policiais. A ferramenta cada vez mais usada para elucidar crimes e desvios dentro da corporação serviu, semana passada, para desmascarar um cabo e um soldado do 15º BPM (Duque de Caxias), que, como revelou O DIA, emprestavam o
carro oficial para amigos se exibirem em uma festa clandestina de pegas no município. O caso trouxe à tona uma prática descoberta recentemente e que preocupa o comando da PM: pelo menos 15 aparelhos GPS já foram quebrados propositalmente por PMs este ano, para dificultar a apuração de crimes, extorsões ou desvios cometidos por eles.A tentativa de fraudar o rastreamento foi descoberta graças a um detalhe com o qual os policiais não contavam. Mesmo danificado ou desativado, o GPS tem uma ‘sobrevida’ que permite um período — não revelado devido a questões de segurança — de envio de informações para o Centro de Comando e Controle, órgão da Secretaria de Segurança.“O GPS protege o bom policial e ajuda a pegar aquele que trabalha transgredindo a lei. Eu não queria ter que usar o recurso para investigar um policial suspeito de corrupção ou qualquer outro crime, mas, infelizmente, isso acontece muito”, afirma o tenente-coronel Cláudio de Almeida Neto, superintendente do Centro de Comando e Controle.
CORTE DE FIO DA BATERIAOs 15 casos investigados são mantidos em sigilo pela Corregedoria da PM. Em todos, a perícia feita nos aparelhos comprovou que houve dano provocado intencionalmente. Os laudos pedidos pela PM apontaram “prejuízo provocado por ação humana”. Segundo Almeida Neto, a forma mais comum usada pelos PMs é o corte do fio da bateria. Mesmo assim, explica o oficial, o período de ‘sobrevida’ do aparelho permitiu o rastreamento pelo Centro de Controle e Comando.Atualmente, 1.800 viaturas da PM que circulam diariamente pela Região Metropolitana do Rio são rastreadas por GPS. A Polícia Civil tem o equipamento em 400 dos veículos usados na capital.Sistema ampliado em 2006Quando começou a ser usado, em 1998, o rastreamento era feito por satélite — o mesmo mecanismo usado, por exemplo, para os navegadores digitais empregados em veículos de passeio. Para baratear e ampliar o sistema, em 2006 a PM adotou o sistema atual, baseado nas centenas de antenas de telefonia celular espalhadas pela Região Metropolitana.Todos os dias, o Centro de Controle e Comando recebe automaticamente um relatório indicando as viaturas que apresentaram problemas de sinal. A cada dois segundos, o aparelho deve emitir um pulso. Caso isso pare de acontecer por uma hora, o GPS é submetido a perícia. Ataque a turistas e extorsãoEntre os casos mais recentes, ocorrido em fevereiro, está o dos dois policiais do 23º BPM (Leblon) acusados de roubar dinheiro,
telefone celular e a câmera fotográfica de dois turistas ingleses. Segundo o registro de ocorrência da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista, os estrangeiros foram algemados na esquina das ruas Joana Angélica e Prudente de Moraes, em Ipanema, e dentro da viatura tiveram que entregar os pertences aos PMs fardados e armados. Outro caso em que o GPS foi fundamental envolve dois soldados que eram lotados no 17º BPM (Ilha) e foram presos depois de extorquir dinheiro de uma mulher no Aeroporto Internacional Tom Jobim, em 2008.

Comentários:


Eu, Ricardo Garcia , Cidadão Brasileiro, Responsável por esse Blog, sinceramente não estou entendendo os motivos pelos quais, induzem aos leitores de manchetes iguais a essa, a terem uma imagem distorcida e generalizada dos componentes dessa Corporação que também faço parte.


Quando faço meus comentários nesse Blog, amparado pelos meus Diretos Constitucionais, os faço de uma maneira imparcial e direta, baseado na confiabilidade das matérias de outros “profissionais” explicitas nas manchetes dos meios de comunicação popular.


Não estou aqui, excluindo a possibilidade de termos em nosso meio, “maus elementos transvestidos de policias”, pois é comum em qualquer profissão, terem pessoas que não hajam como verdadeiros profissionais, nesse Blog mesmo, há uma “postagem” sobre uma “medica” que poderá servir de exemplo para esse comentário, todavia devemos dar veracidade as nossas palavras, pois os que as lêem, merecem o nosso respeito.


Em pleno Século XXI, onde lemos nas manchetes, em que traficantes fazem “vídeo conferencia” para negociarem armas e drogas, em que observamos nas esquinas “bicheiros” online, nós ainda mantemos a utilização de “brochuras” e acreditem, ainda existem Delegacias com “Maquinas de escrever”.

Estamos equivocados ao associarmos a imagem de “implantação de equipamentos modernos” ao de “funcionamento perfeito”, pois o que presenciamos no dia a dia, são rádios modernos com “áreas de sombra” em que o Policial fica totalmente sozinho ou de sistemas que passam a maior parte do tempo “fora do ar”.

Essa nossa Sociedade, talvez ainda não saiba ou não se interessa saber que, por muitas vezes esse Policias que são rotulados e generalizados pelas ações dessa minoria, “bancam” de seus minguados salários matérias básicos para continuarem suas missões e nunca deixarem de atender um só chamado.


Essa nossa Sociedade talvez ainda não saiba ou não se interessa saber também que, assim como nós é manipulada por interesses mesquinhos e politiqueiros.


O Policial Militar não é “Bandido” e muito menos omisso em suas missões, pois como temos presenciado, quase diariamente nas “pequenas reportagens”, que eles cumprem com suas Palavras de darem as Suas Vidas em defesa dessa Sociedade.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro