domingo, 28 de março de 2010

LEVEM UM PARA SUA CASA.....



JORNAL O GLOBO (online)
Refugiados de guerra buscam a paz no Rio
Publicada em 27/03/2010 às 19h32m
RIO - Ao escolher o Rio para escapar da guerra civil no Congo, Eureka, de 22 anos, engrossa uma estatística divulgada pelo Alto Comissário da ONU para Refugiados (Acnur): 50% dos refugiados no mundo vivem não em assentamentos, mas em áreas urbanas. Como mostra a reportagem de Ediane Merola, o dado foi divulgado na semana passada, durante o evento "Refugiados, deslocamentos e emergências nas cidades", realizado durante o Fórum Mundial Urbano, na Zona Portuária. Segundo a Acnur, o Rio é o destino brasileiro mais procurado. Dos 4.200 refugiados que vivem no país atualmente, 2.280 estão na cidade e, assim como Eureka, a maioria enfrenta dificuldade para se manter e reconstruir a vida.
Clique aqui e entre no ritmo dos refugiados
- Cheguei aqui sozinha, com 19 anos. Antes, passei pela Europa, trabalhei como babá. Mas aqui não consigo trabalho. Pensam que somos matadores, bandidos - diz Eureka, que atualmente treina judô na Equipe Ruffoni, em Jacarepaguá. - Também aprendi a fazer trança no cabelo e, às vezes, consigo dinheiro fazendo isso. Por mim, só tenho Deus.
Conseguir depoimentos como o de Eureka nem sempre é fácil. Os refugiados, mesmo os que estão com a documentação em dia, preferem o anonimato. Para defender e promover os direitos dessas pessoas, que geralmente chegam ao Rio só com a roupa do corpo, foi instalado na segunda-feira o Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados. Criado em dezembro passado, reúne membros de sete secretarias estaduais, da Defensoria Pública do estado, do Ministério Público estadual, da Alerj, da OAB, da Acnur e do Comitê Nacional para os Refugiados. A primeira reunião do grupo está marcada para 19 de abril.
No Rio, a Cáritas - órgão ligado à Arquidiocese - serve de porto seguro para os refugiados que chegam à cidade. De acordo com o diretor da entidade, Cândido da Ponte Neto, a maioria deles vem da Angola e do Congo, na África; e da Colômbia, na América Latina. as também tem argentinos, chilenos e até iraquianos.


E mais uma vez me torno “polêmico” com o meu comentário, pois para mim deveria tudo voltar de onde vieram, pois se não podemos cuidar dos nossos como poderíamos cuidar do que é dos outros, são mais favelados, são mais desempregados, são mais moradores de rua, e mais desordem.


em relação as “ONGs” ou qualquer outra “coisa” que os ajudem, deveriam é olhar para os nossos, se realmente fizessem um trabalho serio o que eu duvido que façam, principalmente alguma instituição ligada a Igreja.

Meu Pais sempre diziam: “ O tiro é longo pois a pólvora é alheia” eu nunca vi a Igreja acolher alguém no Vaticano, é fácil pedir a um monte de alienados para que ajudem se nós mesmos não fazemos nada ficando com o mérito.


O mais engraçado é o titulo dessa reportagem, “Refugiados de Guerra buscam “PAZ” no Rio” só podem esta de brincadeira, pois aqui é a verdadeira guerra, pois não temos uma “linha de frente” qualquer lugar pode acontecer o confronto.


Me poupem por favor, depois da “Cidade dos Gay” e agora a “Cidade dos Refugiados” quem sabem no futuro próximo a “Cidade dos Hipócritas”



Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Enxugador de Gelo
Cidadão brasileiro (ignorante)