quarta-feira, 24 de junho de 2009

"O OUTRO LADO DA FORÇA"



JORNAL O GLOBO (online)


Tarso e Cabral assinam acordo para acabar com milícias
Plantão Publicada em 24/06/2009 às 17h13m
Marcelo Dutra


RIO - O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador do estado, Sérgio Cabral, assinarão convênio de cooperação para coibir a atuação das milícias no Rio. O acordo será firmado em cerimônia às 10h, no Palácio Guanabara.
Durante o evento, também serão assinados decretos para novas ações de segurança pública. Além de Tarso e Cabral, também participam do ato o secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame, e o chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski. As ações de prevenção e de enfrentamento ao crime fazem parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo MJ desde 2007.

Comentários

São reportagens que deixam qualquer um de nos, “meros leitores” sem entender o que realmente se passa.
Será que o Ministro da Justiça e o Governador do Estado só irão visar a atuação das “milícias” e a das “facções criminosas” ? “CV” ,“ADA” e ate “PCC” que atuam no nosso Estado, não há nenhum acordo ou interesse de coibi-los?

Será que eles acabaram, pois eu não tenho lido mais nenhuma reportagem a respeito, pelo menos, dos “grupos” que estão atuando nos freqüentes arrastões, nos roubos e outros atos criminosos, não lhe estão sendo imputados nenhuma denominação, embora saibamos pelas entre linhas ,que todos eles possuem algum lado “obscuro” da força paralela.
Estranho essa “preocupação” conjunta contra a tal milícia e mais estranho é o “sumiço” das tais facções criminosas, pelos noticiários dos jornais.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro


JORNAL O DIA (online)
24/06/09 às 01:37


STJ considera que não é crime pagar por sexo com menores


Absolvição de dois homens revolta promotores

Brasília - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o fato de dois homens de Mato Grosso do Sul terem contratado serviços de três adolescentes garotas de programa não pode ser considerado crime. A Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul vai recorrer.
O parecer do STJ confirmou decisão anterior do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, alegando que a prática não é criminosa porque o serviço oferecido não se enquadra no artigo 244-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — submeter criança ou adolescente à prostituição ou exploração sexual. A decisão revoltou magistrados, promotores e defensores dos direitos da criança e do adolescente.
Segundo o processo, os dois réus, que não tiveram o nome divulgado, contrataram serviços de três garotas que estavam num ponto de ônibus, pagando R$ 80 para duas delas e R$ 60 para a outra. O programa foi em um motel em 2006. O Tribunal do Mato Grosso do Sul absolveu os réus do crime de exploração sexual de menores por considerar que as adolescentes já eram prostitutas reconhecidas. No voto, o relator do processo, ministro Arnaldo Esteves Lima, explica que quem deve responder pelo crime são os que iniciaram as adolescentes na prostituição.


COMENTÁRIOS


Talvez esse “Srs” que deram essa decisão não tenham filhas, talvez esses “Srs” que deram essa decisão, queiram abrir uma “ PORTA ” para os inúmeros Políticos, Juízes e outras Autoridades que foram envolvidos no passado ou estão envolvidos no presente em casos semelhantes.

São decisões como estas e também, como no caso dos “DOENTES” (viciados em drogas ilícitas) que dão a Justiça desse País o rumo da INPUNIDADE.
Isso me da nojo.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

MORTE DE PM



JORNAL O GLOBO (online)


Policial militar morre depois de trocar tiros com ladrões de carro


Plantão Publicada em 24/06/2009 às 08h31m
Waleska Borges

RIO- O sargento da Polícia Militar Marcelo Rodrigues, de 43 anos, lotado no 5º BPM (Praça da Harmonia) morreu depois de trocar tiros com ladrões de carros na Avenida Brasil, altura de Coelho Neto, por volta das 20h30 de ontem. O policial foi baleado na cabeça quando perseguia bandidos que tinham roubado o motorista de um Renault. O sargento, que estava de folga, morreu ao chegar Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Os bandidos conseguiram fugir.

Fiquei perplexo ao tomar conhecimento dessa lamentável noticia, somente através de uma outra noticia posterior, que falava sobre o enterro desse Amigo. Os Srs. sabem que leio todas as manchetes de todos os Jornais do Rio, afinal são delas que extraio os comentários desse Blog, confesso que passou despercebida uma matéria tão importante como esta.


Infelizmente a Morte de Policias passou a ser rotineiro em nosso Estado e a nossa “Imprensa”, por motivos desconhecidos porem presumíveis por nos, não dão o devido destaque a esse “tipo” de matéria, reforçando assim, a idéia de uma possível cumplicidade ou um total descaso ao Homem e principalmente ao que ele representa .


Todos os dias presencio reclamações e lamentações de policias apreensivos, principalmente com suas situações financeiras, reparo, que elas se tornam marcos para outros problemas, se transformando verdadeiras “bolas de neve”, afetando com isso a capacidade e o interesse pelo seu desempenho profissional.

Talvez eu nunca tenha falado tão sério ou tenha ido tão “fundo” em uma comentário como estou indo nesse, pois assim como a maioria de nos, também estou perdendo minhas forças e o meu interesse, a ponto de me questionar se valeu a pena seguir a minha vocação durante quase 29 anos, embora, sempre tenha me esforçado ao Maximo para ser digno de pertencer a essa Corporação, hoje, ao presenciar tantas covardias, tantas injustiças e tanto descaso, questiono se ela foi digna da minha Lealdade.


Nunca tive , como diziam os “antigos”, “papa na língua” por sempre acreditar e lutar pela verdade e pela justiça, ao chegar a esse ponto, reparo também que somos nos os grande culpados, por nos deixar sermos manipulados, ora pelos interesses particulares, ora pelos interesses dos “Poderosos”, nos esquecendo, ou não querendo ver a nossa a quem nos “pertencemos” de fato e qual a nossa real finalidade.


Somos do Povo e pelo Povo, com aqueles que discordam, não há o que discutir com o que já foi previsto, nos restando somente cumprir aquilo que já foi determinado.


Embora cansado e desmotivado continuo a cumprir o meu juramento, assim como meu Pai me ensinou que “ A palavra de um Homem é tudo na sua vida” , ensinamentos que alguns não aprenderam.


Ao Amigo Rodrigo do 5º BPM, que embora não tenha conhecido pessoalmente, fica aqui a minha Homenagem pelo seu Dever Cumprido e por ter honrado a sua Palavra de defender dessa Sociedade até mesmo com a propria VIDA.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro