JORNAL O GLOBO (online)
Organizadores de baile funk do Morro Santa Marta vão entrar com mandado de segurança contra PM
Plantão Publicada em 14/07/2009 às 17h02m
G1
Eles resolveram entrar com um mandado de segurança depois das declarações do major Oderlei dos Santos, relações públicas da PM, de que a polícia vai aumentar o cerco aos bailes funk nas áreas de maior violência do Rio, incluindo comunidades com unidades pacificadoras, como é o caso do Morro Santa Marta.
- Pretendíamos fazer uma reunião nesta tarde com o comandante do batalhão da área (Botafogo) para discutir o assunto, mas, diante das declarações do major, dizendo que vai intensificar o combate ao funk, como se a gente estivesse incentivando a violência, resolvemos mudar de estratégia e procurar a justiça - afirmou MC Leonardo, que vai se reunir com o advogado Nilo Batista.
Segundo Leonardo, que é presidente da APA Funk (Associação dos Profissionais e Amigos do Funk), os organizadores do "Roda de Funk" consideraram a decisão da PM como "abuso de poder" .
- A polícia está impedindo o direito das pessoas de se manifestarem culturalmente – acrescentou
“Associação dos profissionais e amigos do Funk” ? é realmente muito “bonito” saber que há uma associação e ainda mais que lutam pelo direito da liberdade da expressão, da cultura, da liberdade nesse País.
Com toda certeza teremos um “Funkeiro” poderoso que irá ajuda-los a realizar a tal “festa”, quem sabe um Juiz “bonzinho”ou o mais provável um “Deputado do Funk,” afinal isso da votos.
O culpado é sempre a nossa Policia, que quando faz o seu papel é vista como repressora e “carrasca”.
Pena que não há uma força do BOPE para patrulhar durante todo o evento, e nas entradas dessa "comunidade" onde não há trafico, uma revista aos freqüentadores digna de qualquer grande casa de show.
Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro e Demagogo