terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eu Acredito !



Conversa com o Comandante

A Duas semanas, eu estive com o Sr Comandante da Policia Militar do nosso Estado, já havia tido alguns contatos com ele em outras ocasiões, cumprimentos informais, gestos os quais aproximam e transformam Comandantes em Lideres, Homens em mitos, no entanto, dessa vez, ele havia me concedido a honra de ser recebido para uma “conversa”, onde eu poderia expor algumas idéias, as quais, ao meu ver, minimizaria algumas dificuldades as quais passamos em nosso dia a dia.


Confesso que fiquei surpreso, não só com a sua facilidade de se expressar, mas também, por ter tido um dia atribulado com vários problemas para serem resolvidos, e já no final do dia, visivelmente cansado, ele se lembrava de cada palavra ou “tópico” que eu havia exposto e debatia cada um com a máxima atenção e desenvoltura.

Como eu havia dito em outras postagens, “é o Comando certo no Governo errado” inteligentíssimo, sabendo o momento certo de ouvir e de falar o que lhe acarreta certo domínio do momento, que por mais que seja ilusório para nós, traz uma tranqüilidade e um conforto, nos enchendo de esperança de dias melhores.


Eu falei com ele sobre alguns “sonhos’ que tive, coisas simples as quais só bastaria a vontade de fazer:


A criação de uma “Subsistência” onde criaríamos um supermercado somente para a família Policial Militar, nos mesmo compraríamos diretamente dos fabricantes e revenderíamos sem fins lucrativos, com todos os compradores cadastrados de forma que não existisse fraude numa compra superior aos membros de sua família, isso traria uma economia de aproximadamente 40% para os nossos bolsos.

A remessa dos contracheques dos nossos reformados e pensionistas que optarem para a sua residência, evitando com isso o deslocamento muita das vezes “penoso” para aqueles que não possuem mais o vigor da juventude

O incentivo dos nossos Praças a fazerem cursos fora do nosso Estado, da mesma forma que já é feito pelos nossos Oficias, pois é comum nossos Praças terem seus cursos em policiamentos de maracanã ou em ônibus, pois não há o interesse de ambos os lados de ensinar ou de aprender formando péssimos profissionais, com isso acarretando não só a depreciação da nosso profissão como também a auto estima do Homem.

O investimento da Policia em seus profissionais, não estou me referindo ao que havia dito anteriormente, trata-se daqueles que já estão em nossas fileiras, que em pleno século XXI, são considerados “excluídos digitais” ou que não possuem o domínio de sua língua.

A criação de um destacamento de cavalaria aqui em Niterói, esse sempre foi um sonho para mim ou uma frustração, a muitos anos, eu ainda era cabo, fiz um curso no exercito sobre Hipoterapia, achei o maximo, cheguei ate mesmo fazer um “projeto” para implantarmos isso na Policia, e após apresentá-lo ao meu Coronel, foi considerado “inviável”, no entanto, alguns meses após, foi realizado por uma Major, talvez seja por esse motivo que não foi realizado de imediato, era uma questão de ombro e não de braço, para mim, embora tenha ficado triste por um lado, pelo outro estava vibrando pois realmente tinha razão da importância do projeto, mesmo que não tenha sido feito no local que havia planejado, meu município, pois alem de termos uma tropa para pronto atendimento, afinal temos um estádio de futebol que é o Caio Martins, e ainda poderíamos colocar o trabalho de Hipoterapia ou ecoterapiapara para as criança especiais totalmente gratuito.

Falei com ele também de outras coisas em que resolvemos não divulgar e mantenho a minha palavra, porem há algo que não poderia ouvir e me calar embora não tenha relutado no instante que conversamos, talvez por também ter esse “dom” de ouvir e de ter o momento certo para falar, que creio que seja agora.


Não concordo com o fechamento do nosso Colégio e irei lutar ate ultima luz, pois devo isso ao meu filho, crianças que se espelham em seus pais, que se orgulham e sonham em trilhar a mesma profissão.

Se fizeram errado, vamos consertar, se não podemos consertar, acabamos e recomeçamos, sem tirarmos esse pouco de nossos filhos.
São dependentes de homens que deram suas vidas, são dependentes de homens cujo o salário mal da para comer.

Ao invés de proporcionar melhorias para a nossa classe, fazem ao contrario, pois cada fato acima mencionado seria um prato cheio para qualquer político safado nesse ano de eleição, no entanto veio de um simples sargento que não é candidato a nada, de um sargento que a cada dia perde o estimo de lutar, de acreditar que um dia iremos mudar e se questiona se valeu a pena ser Policial Militar.

Ao ver a hipocrisia de um baile de debutante realizado em uma favela, lembro-me que a minha filha não teve isso e que hoje eu me humilho ao pedir um bom desconto em uma faculdade por não ter condições financeiras para sustentá-la em seus estudos.

Será que eu errei?


Eu realmente deveria pensar mais em mim, na minha família, me encostar em algum sub emprego, esperar dar meu tempo e ir embora, que se dane meu companheiro, que se dane a sua família, que se dane a imagem da minha profissão.

Somos passageiros, a vida é finita, em breve esquecemos e seremos esquecidos

OBS: estou a 5 semanas sem fumar, isso para alguém que fumava 40 cigarros por dia é uma vitoria, a mesma força que me mantém acreditando no que faço

ESTAREI RECEBENDO EMAIL DE APOIO AO NÃO FECHAMENTO DO COLEGIO DA POLICIA MILITAR AJUDE-NOS


OBRIGADO




Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro