quinta-feira, 15 de outubro de 2009

balança de peso



JORNAL O GLOBO (online)

Comandante da PM diz que cabo que cometeu assaltos não tem condições de ser policial
Plantão Publicada em 15/10/2009 às 11h38m
Ana Claudia Costa

RIO - O comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte disse há pouco que o soldado do 23º BPM (Leblon) Diego Luís Carvalho Varanda, de 23 anos, cometeu uma falta grave e deve ser excluído da corporação. O comandante disse, ainda, que, em face da evidência dos assaltos, o processo da Comissão de Revisão Disicipliar que vai julgar o militar deve ser rápido e concluído em 30 dias.
- Esse rapaz cometeu uma falta gravíssima. Ele não tem condições de ser policial. Não se trata de uma falha na conduta psicológica mas de falta de caráter - disse o comandante da PM.
O soldado Diego Luis Carvalho Varanda foi preso em flagrante na noite de ontem após cometer pelo menos cinco assaltos.Ele estava em companhia de dois menores, de 14 e 17 anos - este último filho de um outro policial militar. O grupo assaltou moradores de um condomínio em Anchieta e dois jovens em Piedade e foram presos por policiais militares do 3o BPM (Méier).

Antes de começarmos, peço desculpas por termos tido mais um para sujar a imagem da minha profissão, é lamentável ter acontecido isso, embora saibamos que é passivo de acontecer em qualquer outra, jornalistas, advogados, médicos ou qualquer outra tão importante quanto a nossa.

Achava “ridículo” quando ostentavam na mídia um “certo orgulho” ao excluirmos alguns homens, que tinham desviado as suas condutas, ao meu ver deveríamos ter vergonha de termos permitido a sua entrada em nossas fileiras.
Porem, acho que já deveríamos ter mudado radicalmente a nossa seleção, para obtermos nossos novos Policias.

Sonho ao ver alguém desenvolver um projeto, onde torna-se obrigatório em todos estabelecimentos de ensino do Estado a presença de um Policial Militar, que irá ministrar as crianças aulas de Cidadania, os orientando também quanto ao perigo das drogas, com isso faríamos uma espécie de acompanhamento da vida pregressa de cada criança, despertando não só o interesse em nossa profissão mas também, a aproximação que irá servir como uma espécie de requisito aos futuros candidatos a essa linda carreira.


Lamentavelmente a necessidade do preenchimento das vagas, para suprir o déficit que temos de profissionais, gerando uma “facilidade” para os maus intencionados.


Ao meu ver, se tivéssemos uma valorização, onde o profissional fosse atraído a seguir um caminho, que lhe garantisse uma aposentadoria rentável ou benefícios como (moradia, carro, saúde, educação, alimentação, e outros) durante e após seus longos trinta anos de luta, garanto que muitos iriam se questionar se valeria a pena perderem tudo por nada.

Porem para os Governantes, somos apenas números substituíveis, os quais não são questionados seus valores, aptidões ou necessidades, afinal para passarem a tal sensação de segurança, como resposta a essa sociedade “ignorante” basta apenas usar uma farda (mesmo rasgada) e substituir os que não prestam ou os que pensam.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro