domingo, 16 de maio de 2010

o inicio do fim



JORNAL O GLOBO (online)

PM prende 62 em cracolândia em frente à Favela do Jacarezinho
Plantão Publicada em 15/05/2010 às 22h45m
Eduardo Zobaran

RIO - Sessenta e duas pessoas foram presas no início da noite deste sábado numa cracolândia, em frente à Favela do Jacarezinho. A operação, feita por cerca de 40 policiais do 3º BPM (Méier), com apoio de oficiais dos batalhões da Maré e de Olaria, foi deflagrada após reportagens do "RJ-TV", da Rede Globo, exibidas na última sexta e no sábado, nas quais foram mostradas imagens aéreas de usuários consumindo a droga perto dos trilhos da estação de trem da SuperVia.
As prisões aconteceram na esquina das avenidas Dom Hélder Câmara e dos Democráticos, onde a Secretaria de Segurança pretende instalar a Cidade da Polícia. De acordo com o coronel Álvaro Moura, comandante do 3º BPM, a ação é o primeiro passo para combater com mais rigor o uso de drogas naquela região.
- Nós vimos as reportagens (do "RJ-TV") e sabemos que existe consumo de drogas naquele local. Esse é um assunto que, para termos uma atuação mais eficiente, é preciso apoio de outros setores, como saúde pública e assistência social, mas nada impede que a PM faça esse combate.
Uma pequena quantidade de crack foi apreendida na rua. As 62 pessoas foram levadas em dois ônibus da Polícia Militar para a 25ª DP (Engenho Novo). A polícia fará o levamento dos antecedentes criminais dos detidos. A operação contou ainda com a participação de dois veículos blindados da polícia. De acordo com o coronel Moura, entre os detidos há mulheres e menores.
- Os viciados que consumiam na linha de trem fazem o mesmo do lado de fora (na Avenida Dom Hélder Câmara). É certo que todos (os detidos) são viciados em crack.
Em nota, a SuperVia alegou que o consumo de drogas é um problema de saúde e segurança pública


Em primeiro lugar vamos deixar claro que esses “viciados” ou melhor, “doentes” são os principais contribuintes com o aquecimento das vendas de drogas ilícitas e que devem ser tratados como verdadeiros MARGINAIS e não da forma que os hipócritas e demagogo,s que talvez fizeram ou ainda fazem uso dessas drogas, querem que sejam, de uma forma amena.


Em segundo lugar, creio que se não fosse o trabalho da mídia esse numero seria muito maior, pois para chegar aos 62 tivemos que passar pelo 2...3...30...60 e nada foi feito e nem qualquer ação foi esboçada ate que a famosa opinião publica se manifestasse.


O rigor das penas devem ser impostas sem qualquer beneficio e o tratamento divulgado com intensidade nos meios de comunicação de massa para que ainda possamos resgatar alguns.

É bom lembrarmos que uma grande parte desses “ marginais doentes” são menores o que nos leva a pensar em um controle de natalidade rigoroso onde as famílias possam não somente gerar mas também terem condições de criar e educar não impondo ao Estado essa função.


A Super Via alegou que é um problema de saúde e segurança publica, concordo, no entanto ela se beneficia da exploração do serviço e é responsável pela área a qual explora, se não foi comunicado oficialmente as autoridades ou ela é conivente ou omissa, demonstrando uma total incompetência administrativa na qual os lucros sobrepõem qualquer fato dessa magnitude.


Sabemos que devido as drogas são geradas outros crimes tais como roubos, furtos e ate mesmo latrocínios, onde a sociedade que pagam seus pesados impostos se tornam alvos para esses marginais, porem a nossa Política de Segurança Publica age de maneira paliativa e ilusória onde o crescimento desses fatos são inevitáveis e assustadores.

A Policia acaba de arrumar mais uma “pedra de gelo” para enxugar, ou seria mais uma pedra de crack para apreender ?

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro