segunda-feira, 3 de agosto de 2009

DIREITOS "SOB HUMANOS"




JORNAL O GLOBO (online)


Direitos Humanos
Documento oficial pede punição a torturadores

Publicada em 02/08/2009 às 23h46m

BRASÍLIA - A nova versão do Programa Nacional de Direitos Humanos do governo, a terceira, prevê uma série de ações para identificar e responsabilizar agentes do Estado que, durante a ditadura militar, torturaram, mataram e desapareceram com os opositores do regime. O documento recomenda a revogação das leis que impedem a apuração desses crimes. O programa, com uma lista de diretrizes para ações do governo, sugere que seja proibido o uso de nomes de violadores de direitos humanos para batizar ruas, praças e outros locais públicos. É o que informa a reportagem de Evandro Éboli, publicada na edição do Globo desta segunda-feira.
Até ser publicado no Diário Oficial, como decreto do presidente Lula, o texto deverá enfrentar a oposição dos militares, contrários à revisão dessas leis por considerar os crimes prescritos e perdoados pela Lei de Anistia. O texto foi elaborado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, com a colaboração da sociedade civil.
O ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, apresentou o programa quinta-feira a entidades da área. São 395 ações em seis eixos - segurança pública, educação, cultura, Justiça e direito à memória e à verdade.


Perdoe-me se eu estiver errado, pois tenho apenas 48 anos, embora tenha nascido nos tempo da Ditadura, não participei ativamente dos movimentos que existiam na época, porem creio que estejam equivocados em suas colocações e só querendo ver apenas uma das quatro versões que existem em qualquer historia, são elas, a de um lado, a do outro lado, as que as pessoas de fora vêem e finalmente a verdadeira, como sou imparcial e por não pertencer a à um dos lados assim como os nossos atuais Governantes, acho, que o tal lado considerado “opressor” da época também sofreu suas “baixas” e no entanto ninguém esta se importando com elas, deixando suas famílias a “ver navios” me parecendo um certo “revanchismo” por parte dos atuais interessados, talvez para gerarem uma fonte de renda ilícita, retirada dos nossos “suados” impostos , para que possa beneficiar pessoas ou ate mesmo a si próprios, que outrora andaram as margens das Leis que eram impostas na época.


Mas de uma coisa tenho a certeza, a maioria das pessoas de bem que lutaram pela Liberdade do Povo Brasileiro, hoje, os que sobreviveram ou as famílias dos que morreram, ao verem tantas falcatruas, tantas safadezas, tanta roubalheiras pelos que lideraram e excitaram com palavras de ordem e de civismo a queda da tal Ditadura, se questionam se a tal liberdade era essa ou se estavam sendo usados para derrubarem a única coisa que impedia essa corja de dominarem nosso País.



Ricardo Garcia
sargento de Policia
Cidadão Brasileiro