quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Até o FIM


FOLHA DA MANHA (ONLINE)
http://www.fmanha.com.br/#1219359808/1296064974

Um dia depois da publicação da Folha da Manhã sobre o não funcionamento da Policlínica da Polícia Militar Iº sargento foi levado em um helicóptero da PM/RJ para o Hospital da Polícia Militar
Sandra Santos
Um dia depois da publicação da Folha da Manhã sobre o não funcionamento da Policlínica da Polícia Militar em Campos – construída desde o ano passado e tomada pelo mato – sem atendimento médico o Iº sargento Luiz Fernando Santos Azevedo, 53 anos, que há um ano está doente sem diagnóstico certo, usando provisoriamente uma sonda de alívio na bexiga, foi levado em um helicóptero da PM/RJ para o Hospital da Polícia Militar, na Capital a pedido do coronel Paulo César Coelho, responsável pelo 6º Comando de Policiamento de Área (6º CPA). Paralelo a transferência do militar o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMAERJ) justificou ontem, os motivos que ainda não entrou em funcionamento a Policlínica da PM, construída em Campos no ano passado.
De acordo com o coronel Alberto Alves Borges, responsável pela Diretoria Geral de Saúde (DGS) da PM, a inauguração da unidade médica ainda não tem data definida devido a exigências burocráticas. Entre elas o término das licitações para compra de materiais
Em nota enviada a Folha da Manhã, o DGS diz que “A Policlínica não foi inaugurada porque faltam algumas etapas a serem cumpridas. Todo material hospitalar por exemplo, ainda está em fase de licitação. Também foi realizado um concurso na área de saúde para que o quadro seja ampliado e ao término, alguns profissionais serão deslocados para Campos. Assim que essas etapas, dentre outras, sejam cumpridas, a Policlínica será inaugurada”, ainda de acordo com a nota “Existe um tramite governamental estabelecido que deve ser cumprido pela
PMERJ”, disse a nota.

O Dia em que tivermos um Juiz Federal de “peito” que determine uma investigação séria na vida de alguns “componentes” da nossa Policia e de alguns “Políticos” as coisas vão mudar.


Ainda vivemos com resquício de “coronelismo” onde alguns fazem o que querem e tudo é abafado, um verdadeiro cooperativismo “Legal” na qual eu definiria como uma verdadeira falta de vergonha na cara.


Esquecem que a omissão é tão grave quanto à corrupção.


Temos muitas pessoas sérias em nosso meio, que realmente amam o que fazem e se orgulham de serem Policiais Militares, no entanto também temos muitas raposas com pele de cordeiro que se dizem “santos” e que seus passados os desmentem.

Infelizmente não há vontade Política para que isso aconteça, pois a maioria também é mancomunada e beneficiada com as falcatruas “oficiais” e “oficiosas” que já existem.


Me da nojo ao ler uma reportagem dessa natureza, assim como aquela que foi feita com o companheiro Marcos Valério, que se não fosse essa reportagem do Balanço Geral, a esposa desse companheiro estaria ainda sozinha e sem qualquer condições de lutar.


Agora eu me questiono e tento entender o porquê do desconhecimento de casos como este por parte dos responsáveis, o que nos leva a pensar que tenha sido uma questão de mal assessoramento ou a negligência com a vida daqueles os quais já foram uteis e hoje são tratados como descartados.

O reformado é tratado como um “Lixo humano” que vive de lembranças das glorias do passado que ninguém da mais valor.


Ouço alguns falarem com o pouco do orgulho que lhes restam que ajudaram a construir o meu Batalhão, no entanto, os próprios companheiros que hoje estão na ativa não lhe dão a atenção que merecem os menosprezados.

Esquecem que se não forem mortos pela covardia dos marginais irão se esquecidos pela covardia dos seus pares.

Ate mesmo para receberem seus contracheques são obrigados a fazerem uma “via-crúcis” já que muitos têm problemas de saúde para se locomoverem.

A Nossa Policia é assim, uns ganham pouco pelo que fazem outros não valem nem o que comem.

Somos todos iguais, queiram ou não, infelizmente para alguns, só terão esse conhecimento quando notarem que a sua arrogância fruto da sua vaidade já não mais os sustentam em seus “pedestais”, e quando suas necessidades passarem a ser as mesmas que um dia pensaram que nunca tivessem, ai sim darão a atenção a elas.


As dificuldades impostas por uma má administração não é uma particularidade dos reformados, muitos que ainda estão na ativa também são prejudicados e injustiçados.


Reparem se alguém depende de algum documento para adquirirem seus direitos, digamos uma simples renovação de uma carteira do FUSPOM, são obrigados a anexar ao requerimento uma cópia de todos os documentos que foram exigidos na sua confecção, certidões de nascimento, casamento entre outros, como se nunca tivessem feito, demonstrando que não há um controle ou melhor, uma organização, afinal são os mesmos documentos que já haviam sido entregues e que possivelmente foram “jogados fora”.


É ridículo, cada Unidade ter a sua vida própria onde há somente uma Policia, uma Unidade ter benefícios e outras não, como foi o caso das viaturas em que as Unidades da Capital tiveram novas e os “lixos” jogados para o interior, como se fossem “outdoors” políticos simples ilusões aos anseios da massa “ignorante”.


Como já foi dito por mim, deveríamos primeiro nos preocupar com a nossa imagem no espelho, pois será ela que será vista pela sociedade.

Estamos mais preocupados com números, em preenchermos os déficits do descaso ao invés de cuidarmos daqueles que já temos, afinal, ao preenchermos essas lacunas, estaríamos apenas aumentando a nossa “bola de neve”.


Dar a eles a dignidade e o respeito é o mínimo que deveriam fazer, afinal eles sempre trataram com prioridade aquela que sempre os tratou como opção.


Estão querendo acabar com a Policia, pouco a pouco, primeiro destroem a imagem,ingrediente principal para o seu funcinamento, depois dividem seus componentes para que não tenham forças para uma reação e como misericordia, tentam destruir a sua moral e retirar o seu orgulho.


Sei que minhas palavras, para alguns, irão mexer com o brio e com o caráter, mas só com aqueles que realmente se orgulham de vestir a farda, a mesma que muitas vezes foi lavada para tirar o suor e o sangue do dia a dia, no entanto para os outros, os quais só estão somente por conveniência de terem uma carteira e uma arma ou de simplesmente ostentarem a sua vaidade, deixo aqui a vergonha que passaram de terem um dia acreditado que tinham o Dom de serem Policias Militares, pois estavam enganados, nunca foram e nunca serão.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro