sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ME DE A MÃO



JORNAL O DIA (online)

07.10.10 às 09h13 > Atualizado em 07.10.10 às 09h18
suicídio em Realengo
POR ISABEL BOECHAT
Rio - O soldado da Polícia Militar, Rodolfo de Souza, de 31 anos, matou a tiros sua mulher Érica Braga, de 30, e depois atirou contra o próprio peito.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o casal já estava morto com a chegada do socorro, por volta das 21h desta quarta-feira. Vizinhos contaram aos militares que ouviram uma discussão dentro da casa do PM, na Rua Jaime Carvalho, em Realengo.


Alguem se preocupou com a saúde desse companheiro ?

ESSA É A REALIDADE QUE QUEREM ESCONDER !

Não ...posso afirmar que não, é sempre assim que acontece, quando um de nos “estoura” simplesmente esquecemos ou quando afetam alguém da sociedade em que traga transtorno a imagem ( como se realmente se preocupassem com ela) o excluímos.


O Policial Militar é um Ser Humano, onde as pressões sobre ele exercida não são mensuradas, são tratados como números, descartáveis, onde se não produzem não servem para nada, esquecendo que é proveniente do nosso tratamento e da nossa formação a sua conseqüência.


Esses são os verdadeiros “doentes” que como um câncer, vai se alastrando.


Quando iremos entender que o investimento em nossos Homens é mais importante do que o pensamento da sociedade em relação a nós.


Não adianta darmos a mão para alguém que esta caindo em um abismo se não tivemos uma base para nos sustentar.


Iremos todos para o abismo.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

O SOL E A PENEIRA



JORNAL O DIA (online)

07.10.10 às 12h33 > Atualizado em 07.10.10 às 13h09
PM nega que faltem policiais nas ruas em decorrência das UPPs
Corporação promete mais 6 mil homens em 2011
Rio - A Polícia Militar negou, nesta quinta-feira, que estejam faltando policiais nas ruas para combater os arrastões em decorrência da ocupação das comunidades pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPPs). As informações foram divulgadas pelo tenente-coronel Lima Castro, porta-voz da corporação.
Polícia Militar oficializa troca no comando dos batalhões
"Estamos fazendo tudo dentro do que foi planejado e esta informação de que faltam policiais nas ruas em decorrência das UPPs não procede", afirmou Lima Castro.
O porta-voz afirmou também que a mudança de comando nos batalhões, 19 no total, já havia sido planejada pelo comandante-geral Mário Sérgio Duarte. "O comandante já havia planejado a troca de comando. Ele só estava aguradando o término do período eleitoral para colocar as medidas em prática", afirmou.
Lima Castro informou também que a PM agurada o término do curso de formação de soldados para que mais 6 mil homens sejam colocados nas ruas em 2011. "Temos mais 6 mil homens para serem formados e colocados nas ruas em 2011".
A mudança de comando em batalhões da PM ocorreu um dia depois de mais três arrastões na cidade. No mais recente, realizado em Laranjeiras, na Zona Sul, quatro bandidos armados roubaram cinco motoristas de carros e um motociclista, mas fugiram com dois dos automóveis parados no arrastão, uma picape Montana, um Meriva e o Honda Fit, que usaram para executar a ação criminosa.
Dois arrastões em 12 horas no Elevado Paulo de Frontin
O ataque aconteceu na Rua Mundo Novo, próximo ao Morro Dona Marta, o primeiro a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio. Os ladrões levaram chaves e pertences das vítimas do Fiat Stilo e do Palio Wekend. Já dos donos de uma motocicleta e de uma picape Tuareg, os bandidos levaram apenas os objetos pessoais. Somente em um dos veículos abordados, o motorista estava acompanhado da mulher no banco do carona.
Pela manhã, bandidos fizeram um arrastão no Elevado Paulo de Frontin, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio. Sete pessoas foram roubadas na pista sentido Centro. Segundo informações divulgadas, quatro homens roubaram pelo menos dois carros e pertences de motoristas em uma ação desencadeada por volta de 7h30.
Outros dois veículos, que a Polícia Militar acredita terem sido usados pelos bandidos, foram abandonados na via - um ainda no Elevado e outro no início da Avenida Francisco Bilcalho, altura do bairro de Santo Cristo. A ocorrência foi registrada na 6ª DP (Cidade Nova).
Através do sistema de GPS, a polícia descobriu que os carros roubados pela manhã estavam no Morro da Mangueira. Em operação na comunidade, um menino de 12 anos foi morto em decorrência do confronto contra traficantes. Na noite de terça-feira, outro arrastão levou pânico a motoristas também no Elevado Paulo de Frontin

Essa postagem é um “paralelo” de idéias, eu sempre primei pela “cumplicidade” da sociedade para a execução do nosso objetivo, a confiança, a credibilidade é o fator principal para tal.

No entanto não agimos dessa maneira, talvez por questões políticas, onde a vaidade e a ganância sobrepõem a verdade, que é facilmente identificada diante de tantas mentiras.

Quando dizem que tudo esta sob controle e presenciamos que não é verdade, deixamos de ter credibilidade, pois não há como esconder.

Em qualquer regime que conduza um País, nunca iremos agradar a todos, porem devemos ser justos em nossos decisões e principalmente transparente para que possamos, no regime democrático ouvir sugestões e solucionamos nossos problemas de forma que convenha a maioria.


Sempre rebati as idéias que achava de errado de qualquer Governo, afianl é um Direito Constitucional, porem, tenho certeza que não é o único culpado da situação caótica em que nos encontramos, afinal foram anos e anos de descaso e omissão.

Mas continuamos a errar, fazendo as mesmas coisas que sempre fizeram, continuamos a nos preocupar com o “combate” com a coibição do crime e não com a sua origem e muito menos com as suas conseqüências.

Alguns dos Srs ficaram perplexos quando disse que não há preocupação com a “origem” da criminalidade diante de tantas “ações” comunitárias a qual os Governos estão atuando, no entanto, para mim não passa de ações politiqueiras onde “damos o peixe e não ensinamos a pescar” e o pior, com o suor daqueles que realmente fazem.

Reparem os Srs quando prendemos alguém cometendo um roubo (exemplo) é comum ouvirmos que ele já tinha diversas passagens pela policia, é um reincidente.

A “oportunidade” que ele teve não foi a de se redimir e sim a de não ser preso da próxima vez que fizesse.

O que também esta se tornando comum é a pergunta; “quantas vezes você foi assaltado?” e o pior... pelo mesmo assaltante.

O Governo deveria se preocupar com a “Leis” que beneficiam os infratores, deveria se preocupar com a recuperação das “vitimas” das drogas, e não somente enxugar gelo para manter sua aparência.

As UPPs são políticas de Governo e não de Estado, dentro de 4 anos vem outro e muda tudo, assim como foi os “brizolões” ou ate mesmo, para não sairmos do raciocínio, os “comunitários” e “GEPAIs” nos governos passados.

É muito fácil dizermos que há efetivo e colocá-los feito outdoors nas ruas para passarem uma falsa sensação de segurança do que reconhecermos que ainda não somos capazes mas com a colaboração de todos conseguiremos.

Atrevo-me a dizer que é uma “covardia” com o ser humano ao jogarmos nas ruas a sua própria sorte não nos importamos com suas vidas e depois, lavarmos nossas mãos sujas de sangue e deitarmos em nossos travesseiros e dormimos tranquilamente.

Não há seriedade e muito menos inteligência nas ações que presenciamos, a não ser por termos sempre a quem culpar caso de errado.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro.

DOIS PESOS E UMA MEDIDA



JORNAL O GLOBO (online)
CONDUTA INADEQUADA

PM expulsa policiais envolvidos no caso Rafael Mascarenhas
Publicada em 05/10/2010 às 19h22m
RIO - Os dois policiais militares envolvidos no atropelamento do músico Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães , foram expulsos da corporação. Lotados no 23º BPM (Leblon), o terceiro sargento Marcelo José Leal Martins e o cabo Marcelo Souza Bigon são acusados de cobrar propina de R$ 10 mil para liberar Rafael Bussamra, motorista que atropelou o jovem, no Túnel Acústico, na Gávea, em julho. O inquérito da PM concluiu que os policiais violaram a ética e o dever policial, além de não possuírem "os requisitos indispensáveis à condição de policial militar, pois divorciaram-se dos ensinamentos que lhe foram ministrados".
A decisão foi assinada nesta terça-feira pelo comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, e será publicada nesta quarta-feira no boletim da instituição. O documento, em três volumes e 632 páginas, aponta que não resta dúvida quanto às condutas inadequadas e ofensivas ao decoro militar por parte dos policiais. O inquérito apurou que os PMs, de fato, abordaram o veículo conduzido por Rafael Bussamra, minutos depois do atropelamento.
Os policiais são acusados de corrupção passiva, falsidade ideológica e de descumprimento de missão . No dia 26 de agosto, ao serem interrogados, os PMs n egaram os fatos narrados na denúncia . No dia 9 de setembro, Rafael e Roberto Bussamra, testemunhas de acusação no processo, confirmaram as negociações . A defesa dos PMS requereu a liberdade provisória de seus clientes. O pedido, no entanto, foi negado pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo

Concordo com a exclusão já que obtiveram provas do desvio de conduta, afinal eles mancham a imagem daqueles que dão e deram suas vidas pela Corporação, no entanto continuamos a ter dois pesos e apenas uma medida, para que os não entenderam a que me refiro, deixe-me explicar.


Quando nos referimos a uma pessoa e falamos: “aquele homem é um Policial Militar” em momento algum nos referimos ao cargo que ele ocupa na Policia e sim o que ele é, o que ele representa, se falarmos que um Policial Militar fez um parto dentro de uma viatura, não questionamos se foi um “praça” ou um “oficial”.

Esse é um grande problema que existe no meio militar, talvez resquício de uma cultura arcaica, em que os “Lideres” não cometem erros.

Era mais fácil omitir ou abafar tais informações antes da Globalização, afinal , alem de ter um certo controle do Poder, os meios de comunicação eram menos eficazes.


Hoje ao inves de manter o respieto da tropa, da a ela o questionamento do "Por que ?" um é punido e o outro não se todos representam a mesma coisa.

Ainda possuímos esses “controles” os quais deixaram de ser impostos pela força e passaram a ser pelos interesses, onde manipulam as massas dando a ela o livre arbítrio de pensarem embora a “maquiagem” os conduzem veredito final, aproveitando a comodidade e o descaso que cada um possui naturalmente.


Tivemos alguns Oficiais envolvidos em casos bem piores do que esse em questão, bem, ambos foram da mesma proporção para o decoro da Instituição, no entanto um teve que existir um “ativo” para acontecer, já no outro caso foi só a vontade sem qualquer indução.


Me refiro ao roubo de fios que foi relatado em alguns jornais em que estavam envolvidos Oficias da Policia Militar, aquele que durante o próprio julgamento desse caso, estavam como “Juízes”.


De fato não temos ainda (publicamente) a conclusão das averiguações, mas é bom ressaltarmos que a rapidez em que expurgamos das nossas fileiras um “Praça” é incomparável a morosidade quando conseguimos, quando conseguem, expurgar um “Oficial” .


Mais uma vez digo, não devemos nos vangloriar em expulsarmos os maus elementos de nossas fileiras e sim de evitarmos que eles entrem.


A pressa de tentarem suprir as necessidades urgentes que temos para compor efetivo, nos leva a repensar a maneira de “confeccionáramos” nossos Homens.


Não basta treinarmos somente o Homem, e sim construirmos ao nosso “molde” sobre o seu “alicerce” que é o caráter, dando a ele principalmente a sua Dignidade e o Respeito para que possamos monte-lo estimulado.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro.