sexta-feira, 10 de julho de 2009

SERIAMOS

Seríamos Forte Juntos, se realmente pensássemos juntos.

Seríamos Forte Juntos, se não levássemos 200 anos pare vermos as injustiças e humilhações que sofriam.
Seríamos Forte Juntos, se a bandeira que alguns querem ostentar agora ,não tivesse sido usada para limpar o chão onde pisavam.

Seríamos Forte Juntos, se tivessem ouvido os sussurros de milhares, pedindo que os ajudassem.

Seríamos Forte Juntos, se não aproveitássemos dos outros, para conseguirmos resgatar o que não soubemos preservar.

Seriamos forte Juntos, se tivéssemos feito quando podíamos fazer.
Sempre fui transparente em meus pensamento e em minhas atitudes.

Não aceito que seja imposto nada a ninguém em respeito aos que morreram lutando contra uma ditadura.

Não aceito ser usado como instrumento Politico para alcançarem aqueles que em mim sempre acreditaram.

Seriamos Fortes Juntos se fossemos transparentes.

Essas palavras foram motivadas pela forma ofensiva e desrespeitosa que se dirigiram a um amigo o qual atesto o seu caráter e sua dignidade pela farda que veste.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

CASA DE ABELHAS



Foto de Severino Silva Agencia O Dia

JORNAL O DIA (online)
10.07.09 às 14h48 > Atualizado em 10.07.09 às 15h01


Bope caça assaltantes que balearam cabo na Tijuca
Agentes estão nos morros do Turano e Chacrinha. Um homem foi morto

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO
Rio - Policiais do 6º BPM (Tijuca) e do Bope fazem operação no morro do Turano, no Rio Comprido, e no morro da Chacrinha, na Tijuca, para tentar localizar os assaltantes que roubaram o carro de um casal e atiraram em um cabo do Bope, por volta das 7h desta sexta-feira, no Largo da Segunda-feira, na Tijuca, Zona Norte.

Homens do Bope descem o morro do Turano com um corpo. Obras do PAC chegaram a parar por causa do intenso tiroteio Foto: Severino Silva / Agência O Dia
No Turano, Lúcio Carlos Rodrigues da Silva, 31 anos, levou um tiro de fuzil no peito e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde morreu. Com o confronto, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram paralisadas por medida de segurança. Doze operários trabalhavam no local.
No morro da Chacrinha não há confronto nem informações de presos até o momento. De acordo com as investigações, o Gol preto roubado estaria nesta favela. Os acessos estão cercados. O clima é de tensão.
Assalto, tiros e correria de manhã
O cabo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, Enio Roberto Santiago, levou um tiro na nuca e outro no ombro, por volta das 7h, ao tentar impedir um roubo de carro, na Rua São Francisco Xavier, esquina com Rua Conde de Bonfim. Houve pânico e correria entre pedestres na hora dos disparos.
O agente é motorista do tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, que é o principal assessor do atual comandante-geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte.
Ele o aguardava em um carro descaracterizado do Bope, quando viu um casal em um Gol preto sendo assaltado por dois homens no sinal. Enio reagiu à ação dos bandidos, mas acabou sendo baleado por comparsas dos criminosos.
Os assaltantes dispararam cinco tiros, mas dois atingiram o cabo. Quando Alberto Pinheiro Neto chegou ao local onde o carro estava estacionado, viu que o motorista estava baleado e imediatamente acionou uma ambulância de uma clínica particular próxima. Enio recebeu os primeiros socorros e foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ele foi operado e corre risco de morrer.
Marca de sangue e objetos usados nos primeiros-socorros ficaram pelo chão
Casal e tenente-coronel estiveram na delegacia
Os marginais fugiram no carro do casal que foi abordado no sinal. Os noivos Jorge Vancelote Barquette, 29 anos, e Alessandra Mendes dos Santos, 26 anos, foram a 18ª DP (Praça da Bandeira) para prestar depoimento. Eles disseram que seguiam para um passeio e que o carro estava com malas e uma churrasqueira.
O tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto também esteve na delegacia e contou como foi. "Eu desci, fui resolver um problema, escutei vários tiros e, quando voltei, o vi deitado no chão, no meio da pista. Ele agiu como policial. Ele procurou defender aquelas pessoas que estavam sendo agredidas. O que ele não contava era com a cobertura. Tudo está levando a crer a uma cobertura, tanto é que os tiros receberam o impacto por trás”, disse Alberto Pinheiro Neto., que já tinha passado pelo Hospital Souza Aguiar.
Beltrame fala sobre esperança de mudanças
O policial baleado está na Polícia Militar há 10 anos. Ele foi motorista do atual comandante-geral Mário Sérgio de Brito Duarte quando ele foi comandante do Bope e, há dois anos, dirigia para Alberto Pinheiro Neto, que além de atual assessor de Mário Sérgio, também é ex-comandante do Bope.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, lamentou o ocorrido nesta manhã e disse que com o novo comando da PM, não só a Tijuca, mas todos os bairros do Rio terão o policiamento reforçado. A segurança na região é realizada com radiopatrulhas, homens a pé e com motos. A polícia pediu a CET-Rio as imagens da câmera que pode ter gravado a ação dos bandidos


È muito complexo a atuação da Policia na sociedade, temos o péssimo hábito de usarmos exemplos de outros Países se nem mesmo podemos usar de outros Estados, é um conjunto de fatores específicos que contribuem para um resultado favorável.


As Leis e as suas aplicações, os costumes e a instrução dos que compõem a sociedade a onde ela ira atuar, o aspecto geográfico de cada Estado, a interferência Política e de Organizações não Governamentais conforme os seus interesses e principalmente o tratamento e a aparelhagem de seus profissionais.


Tiro,porrada e Bomba, são as três palavras que ouvimos diariamente como soluções desesperadas do caos em que vivemos, no entanto, apesar de parecer “porcorativismo” para alguns, é ainda a única maneira de mantermos algum controle dessa situação.


Já ouviram a frase “ O Povo tem o Governo e a Polícia que merece ?"


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Orgulho ?



JORNAL O DIA (online)
10.07.09 às 11h17 > Atualizado em 10.07.09 às 15h19


Jovem que 'chamou atenção' de Obama é brasileira de 17 anos


Áquila (Itália) - É brasileira a jovem que atraiu a atenção de Barack Obama e Nicolas Sarkozy ontem, durante encontro de líderes do G8 (grupo dos oito países mais desenvolvidos do
mundo e a Rússia) e adolescentes de 14 países reunidos pelo Unicef. Agências de notícias internacionais divulgaram uma foto em que Obama vira a cabeça para olhar Mayara Tavares, 17 anos, uma das representnates do Brasil na J8 (Cúpula Júnior 8), que reuniu 56 adolescentes, com o objetivo de dar visibilidade a sua opinião sobre as questões discutidas pelos chefes de Estado.
Obama dá olhada indiscreta Foto: Reuters
De acordo com o portal do Unicef, Mayara, do Rio de Janeiro, representou o Brasil no encontro junto com Rosicléia da Silva, Fagner Moreira Lima e Santiago Plata Garcês. O J8 acontece em Roma, e se estende um pouco mais do que o G8, até o próximo domingo.Além dos adolescentes dos países que compõe o bloco de nações mais ricas do planeta, representantes da África do Sul, China, Egito, Índia, México e Brasil participam do encontro do J8. Todos têm idades entre 14 e 17 anos. Segundo o Unicef, os jovens brasileiros foram selecionados por fazerem a diferença em suas comunidades.O J8, que acontece desde 2005, discute os mesmos temas do G8 - mudanças climáticas, crise econômica e pobreza na África -, mas com um enfoque no impacto destes problemas na vida das crianças e adolescentes.
Um vídeo divulgado em alguns jornais tenta provar que Obama não estava olhando para o corpo da brasileira e sim para seus pés.

Que Orgulho em saber que a “bunda” da mulher que “O Todo Poderoso” olhou, vem do Pais em que seu Presidente é o “mais Popular do Mundo” “O Cara”.


Perdoe-me pelo termo chulo, ao que me referir a parte do corpo de uma mulher, não o fiz de uma maneira ofensiva, porem, para que mais uma vez, tenhamos vergonha na cara, ao nos referirmos as nossas Mulheres Brasileiras como objeto sexual para o resto do Mundo, seja ele quem for.


A exemplo das propagandas oficiais do nosso Carnaval, mais uma vez degeneramos a imagem das Filhas da nossa Terra, agindo como os “Bobos da Corte” e nos tornando motivos de chacotas para um bando de prepotentes..


Parabéns ao “Sr Todo Poderoso” por nos mostrar sem nenhuma maquiagem o seu caráter, a sua a dignidade e o seu respeito pela sua família e pelo resto do Mundo.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

CONTRADIÇÕES AZUL E BRANCO



JORNAL O DIA (online)
10.07.09 às 02h08


Oxigenação nos batalhões para asfixiar o crime
Novo comandante da PM exonera de uma só tacada 60 oficiais, 25 deles líderes de unidades


Adriana Cruz e Vânia Cunha


Rio - O comandante da PM, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, está seguindo à risca a cartilha do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. No primeiro boletim da corporação sob a sua batuta, o oficial pôs em prática a filosofia do secretário, anunciada na véspera, de oxigenar a PM. Em uma tacada só, exonerou 60 oficiais — 25 deles comandantes dos 39 batalhões operacionais, a maior mudança desde o início do governo Sérgio Cabral. As renovações não param por aí. Mário Sérgio criou ainda a Comissão de Reorganização dos Comandos Intermediários, formada por seis oficiais. A missão do grupo, comandando pelo chefe operacional do Estado-Maior, coronel Álvaro Garcia, é montar um relatório em 10 dias sobre a situação de pessoal e material das unidades.A prioridade é retirar o máximo de policiais do serviço burocrático e colocá-los, de imediato, no patrulhamento a pé. Mesmo sem ter ainda o reforço da tropa nas ruas, Mário Sérgio determinou que os batalhões adotem um sistema de metas. Ou seja, os comandantes terão que acompanhar os dados de criminalidade fornecidos pelo Instituto de
Segurança Pública e baixar os índices em suas áreas. Desta forma, o comando da corporação poderá contabilizar a produtividade de cada unidade operacional.Para fazer a maior mudança na PM, Mário Sérgio passou sua primeira noite, após a posse, no Quartel General (QG), no Centro. As reuniões com seus subordinados só terminou por volta das 4h de ontem. Uma das razões para tanta discussão foi o fato de alguns oficiais terem recusado o convite para assumir postos, alegando motivos pessoais. Ainda não foram decididos, por exemplo, os nomes que comandarão o 22º BPM (Maré) e o 34º (Magé), embora os comandantes, respectivamente Rogério Seixas e Josias Antônio de Souza, já tenham tido as exonerações publicadas no boletim divulgado ontem.
Além da grande mudança nos batalhões operacionais, Mário Sérgio trocou cinco dos seis comandantes de policiamento de áreas (CPA). Foi mantido apenas o coronel Marcus Jardim, responsável pela 1º CPA, que responde pela capital. Outro projeto é a criação do 7º CPA, na Região Serrana. Nos planos de Mário Sérgio de enxugar as unidades consta a extinção do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE). Na mesma linha, poderão ser extintos ainda o Módulo Operacional de Vias Especiais (Move) e o Grupamento Tático Móvel (GTM). Todo o efetivo dessas unidades será transferido para o Batalhão de Policiamento de Rodovias (BPRv). Juntos, os efetivos devem chegar a, no mínimo, 900 homens. Assim, o BPRv vai ter mão de obra suficiente para patrulhar as vias expressas, como Avenida Brasil e Linha Vermelha. Para Mário Sérgio, as novas palavras de ordem da PM são planejamento e modernização. Para isso, o oficial criou a Coordenação de Assuntos Estratégicos (CAEs). O objetivo do departamento é garantir estratégias para as ações
militares. Um dos alvos da coordenação, por exemplo, são os grandes eventos na cidade, como a Copa do Mundo de 2014 e a possibilidade de o Rio sediar as Olimpíadas em 2016. Em parceria com o Centro de Comunicação e Informática, a PM vai colocar em prática a ideia de informatizar todas as unidades da corporação. Hoje, o boletim da PM deve trazer novas mudanças.Ontem pela manhã, o comandante visitou quatro batalhões da Região Metropolitana, entre eles, o do Estácio e o de Botafogo. A meta é visitar todas as unidades operacionais para verificar a estrutura e o efetivo de cada uma, além de conversar com toda a tropa. Hoje, às 10h, o oficial vai receber no QG cabos e soldados. À tarde, será a vez do 6º BPM (Tijuca), onde o comandante Fernando Príncipe foi mantido no cargo. O objetivo da visita é deixar claro os novos rumos da corporação. De salto alto e batom no comando da tropaElas ingressaram na PM na primeira turma de oficiais femininas, em 1983. Têm quase a mesma idade e estavam lotadas na Diretoria-Geral de Apoio Logístico (Digal). No lugar de coturnos, saltos altos e batons. A vaidade, porém, não ofusca a determinação da dupla para um desafio em comum: elas são as primeiras mulheres a comandar unidades operacionais convencionais — ou batalhões de área — na corporação.Ontem, a tenente-coronel Edite Bonfadini, que completa 48 anos hoje, assumiu o comando do 13º BPM (Praça Tiradentes), com uma tropa de 446 homens. Sorridente e tranquila, a oficial deixa claro seus objetivos. “Vamos aumentar o patrulhamentos nas ruas”, anunciou, mandando um recado à população: “O batalhão está de portas abertas para a comunidade”. Para Bonfadini, que é de uma família de militares, arregaçar as mangas faz parte da sua trajetória na PM. “Já comandei 200 homens quando era da ajudância do Quartel Central”, orgulha-se ela, que recebeu o comando da unidade do major Luiz Garcia. No mesmo ritmo, a tenente-coronel Solange Vieira, de 48 anos, assumiu ontem o 4º BPM (São Cristóvão), no lugar do tenente-coronel Maurício Salles. Ela comandará 342 homens. “Quero profissionalismo, contato com a população e, principalmente, respeito ao cidadão. Aposto também na reciclagem do policial”, afirmou. Comandante quer posses sem cerimôniaHoje, todos os novos comandantes de unidades operacionais já estarão a postos. Essa foi a ordem dada pelo comandante-geral, Mário Sérgio. Ontem, parte dos comandantes nomeados já assumiu seus novos cargos. Em nome da agilidade, Mário Sérgio determinou que as passagens de comando sejam feitas sem cerimônia, nos gabinetes, como aconteceu ontem no 13º (Praça Tiradentes), no Centro, e no 4º BPM (São Cristóvão), que cobre parte da Zona Norte.Desde que assumiu, o comandante-geral teve três baixas, com coronéis que pediram para ir para a reserva. Um deles foi o ex-comandante do 3º CPA, coronel Paulo César Lopes. “Estou feliz pelo reconhecimento da população ao meu trabalho. Vou me dedicar a dar aulas e escrever dois livros, um deles sobre a chacina da Baixada”, afirmou Lopes.


Lamento que o pensamento da Policia Militar seja assim, vem um Coronel pinta tudo de azul e branco, logo depois vem outro e pinta tudo de branco e azul e assim ficamos por mais duzentos anos.


Falo isso devido ao exemplo de um Batalhão, o 12º (Treme-Terra) em Niterói, onde, acreditem, 100% do seu efetivo e da população de dois Municípios que atua (Niterói e Marica) apóiam o seu Comandante e agora esta sendo substituído sem um motivo aparente.


Para mim uma contradição onde dizem que querem ver a Policia integrada com a sua sociedade e quando conseguem param e recomeçam tudo novamente.


Tiram o animo da tropa, tiram o animo da sociedade , foi o que ouvimos de uma Sra., representante de uma das associações de moradores, ontem , durante o ultimo “Café com o Comandante” , uma reunião que o Comandante fazia todos os meses com as associações de moradores para saberem suas necessidades, ela também disse:


“-Aqui é o único lugar em que o time esta ganhando de goleada e substituem o técnico.”


Boa Sorte ao novo Comandante.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro