sábado, 26 de junho de 2010

O PODER !



JORNAL O GLOBO (online)


BRIGA
Confusão entre médicos de PAM e políticos vai parar na delegacia
Publicada em 26/06/2010 às 07h54m
Flavia Lima e Gustavo Goulart

RIO - Dois médicos plantonistas do Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, na Zona Norte, foram levados para a 22ª DP (Penha) na noite desta sexta-feira, acusados de omissão de socorro. Segundo os médicos Gabriel Rebello, de 61 anos; e Wellington de Paiva Gouvêa, de 39, o deputado estadual Pedro Fernandes Neto e sua mãe, a vereadora Rosa Fernandes (ambos do PMDB), queriam que os clínicos atendessem uma criança de 10 anos que passava mal, já que o único pediatra estava ocupado com um caso de emergência. Como como os profissionais se negaram, Pedro Fernandes teria chamado a polícia para prendê-los.


O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, vai entrar segunda-feira com uma ação judicial acusando o deputado e os policiais de abuso de poder e constrangimento ilegal.


O deputado, que mora perto do PAM, contou ter ido à unidade levar um amigo que passara mal em sua casa. Ele afirmou ter visto a criança passando mal na porta da unidade, e por isso entrou no posto de atendimento à procura de médicos.


Segundo os médicos, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) foram chamados pelo parlamentar, que chegaram em quatro viaturas. Os clínicos Gabriel Rebello e Wellington Gouvêa foram levados por PMs até a delegacia. Lá, Rebello depôs contando sua versão da história. Wellington de Paiva se negou a prestar depoimento, dizendo que só o fará na Justiça. O caso foi registrado como omissão de socorro e será encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Se fizessem uma vistoria no HPM(nit) iriam ver que o caso é semelhante, no entanto a única diferença é ter um pediatra de plantão, o que nem isso temos nos finais de semana.

Por diversas vezes eu reclamei oficialmente, passando o ocorrido aos meus superiores, no entanto o quadro ainda é o mesmo, até que haja uma vitima fatal.

Essa reportagem nos mostra varias coisas, entre ela o uso da Policia Militar para coibir as falhas que existem em nosso sistema de saúde, com isso mais uma vez a imagem desses profissionais se denigre, já que as razões as quais os médicos se negaram a o atendimento são plausíveis em relação as suas especialidades.


É como se cobrássemos de nós Policias Militares uma multa por flagrar um “motoqueiro” trafegando em cima de uma calçada, que para o leigo seria o certo, no entanto é, depois desses “acordos” os quais não há uma informação precisa, competência das Prefeituras.

É complexo a minha maneira de expor, no entanto a falha é do Estado em não se preparar para a demanda que oscila em colocar somente um pediatra de plantão.


o Sr Deputado e CIA, não deveriam se prevalecer de seus cargos e utilizarem mais uma vez de seus “instrumentos Políticos” nós, e saberem que muitos outros que não possuem esse "poder" já passaram por isso antes da sua chegada e tiveram que se calar.

Assim como nós PPMM quando levamos nossos filhos ao Hospital e temos que levá-los também a uma rede publica, por meios proprios e por não termos especialistas de plantão, mesmo sendo descontados “fabulas” em nossos minguados proventos.


Acionem o Estado, e não os medicos, pois como sempre coloco em minhas crônicas, a propaganda é enganosa relativa as suas ações e já fazem muito com seus salarios defasados e seus dias congestionados.

OBS: Foram quatro viaturas para um “Deputado” e nenhuma para quem realmente precisa.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro