segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

É TUDO DROGA


JORNAL O GLOBO (online)

Policiais prendem oito pessoas durante operação em clínicas de estética do Rio
Publicada em 13/12/2010 às 14h17m
Simone Candida, Márcia Foletto e Ediane Merola - O GloboG1

RIO - Policiais da Delegacia de Repressão a crimes contra a Saúde Pública (DRCCSP) prenderam oito pessoas durante uma operação em clínicas e centros médicos do Rio na manhã desta segunda-feira. Entre os presos da ação batizada de Beleza Pura, está o médico Luiz Eduardo Andrade Salgado, que é capitão da Polícia Militar e tem consultório num luxuoso centro médico da Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Todos os presos são acusados de comercializar ou aplicar um medicamento para preenchimento facial sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à base de PMMA (polimetilmetacrilato). O produto pirata, segundo a polícia, era fabricado em Anápolis (Goiás) e distribuído em Clínicas de estética do Rio. A quadrilha era investigada há sete meses.
Além de Luiz Eduardo, foram presos o empresário Christiano Matheus Sommer (um dos principais distribuidores desses produtos); Verônica Casado Maia (comparsa de Christiano e distribuidora no Rio); o equatoriano Bolivar Guerreiro Silva (dono do Hospital Santa Branca, em Caxias, e que atendia em vários pontos do Rio e da Baixada); a empresária Elizabeth Peixoto (dona de uma clínica na Barra, que fazia procedimentos no consultório sem UTI); a esteticista Antonia Guimarães Leite Rosa; o médico Juan Eugênio; e a farmacêutica Leandra da Silva (responsável por uma clínica em Caxias). Todos vão responder por crime contra a saúde pública, que é hediondo, e podem pegar de dez a 15 anos de prisão.
Alguns acusados podem responder ainda por crime contra a relação de consumo - por comercializar medicamentos vencidos-, exercício ilegal da profissão, e formação de quadrilha.
Foram indiciadas também uma esteticista de uma clínica em Belford Roxo identificada apenas como Kátia, e a empresária Patrícia Barros, que tem consultório no Méier, na Barra e em Caxias.
Segundo a polícia, foram apreendidos medicamentos como a toxina botulínica, conhecida como Botox, o gliconato hidrolático de magnésio (Carboxi), o polimetilmetacrilato (usado em procedimentos de bioplastia) e o ácido hialurônico. Esses produtos seriam falsificados ou não teriam registro na Anvisa.
A operação foi desencadeada em 17 pontos da cidade, nos bairros da Zona Sul, Zona Oeste, na Baixada Fluminense, além do município de Anápolis.
As investigações tiveram origem numa denúncia de um possível paciente das clínicas. O delegado que cuida do caso, Fabio Cardoso, pede que outras vítimas denunciem para a delegacia pelo número (21) 2334-5158 ou pelo Disque-Denúncia, no (21) 2253-1177.


Eu fico sem palavras ao ler uma reportagem dessa natureza, afinal foi um brilhante trabalho da nossa Policia Civil o qual todos nos esperamos que não seja em vão, afinal se dedicaram em suas investigações e ate mesmo abdicaram do convívio com suas famílias para cumprirem suas missões.


Não há espanto em presenciarmos pessoas de classes sociais “mais altas”, envolvidas em falcatruas, onde nos faz questionar de que forma foram adquiridos seus bens para chegarem a esse "patamar".


Será que a nossa Justiça irá contribuir com o trabalho dos nossos Policias “seqüestrando” os Bens dessas pessoas ?

Ou o tipo de marginal é diferente dos que estavam no complexo do alemão em que seus bens não eram compatíveis ou foram adquiridos de forma ilícita.


Droga por droga é tudo a mesma coisa, ilícitas, só se diferenciando nas suas aplicações.


Donos de clinicas, hospitais, Empresários e tantos outros que talvez tenham se beneficiado financeiramente com as cobaias humanas.

Talvez não de em nada, ninguém morreu ou ficou invalido com essas drogas para que tivéssemos uma cobrança árdua da nossa mídia sobre esse caso.

Quem sabe só tenham escrito essa “nota” por termos um Oficial da Policia nesse meio, afinal não poderia deixar uma oportunidade dessa passar.


Espero que de continuidade, pois isso é só a ponta de iceberg.


Cadeia neles !!!!


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro