sábado, 16 de abril de 2011

JOGO A TOALHA


Aos meus Leitores

Srs Essa é a minha ultima postagem neste Blog, eles venceram.

Ontem, dia 15 de abril de 2011, minha esposa descobriu que estava com câncer após realizar um exame custeado pela minha Tia, em uma clinica particular no Rio, afinal, a espera em um dos nossos Hospitais ou em alguma clinica conveniada é digna de qualquer rede publica hospitalar embora paguemos pesados “tributos” para termos o que não temos.

Infelizmente não pude estar com ela nesse momento tão difícil, pois o Capitão responsável pelas escalas da minha Unidade, mesmo apos tomar conhecimento sobre a situação me escalou para que eu fizesse um curso no CEFAP para ser multiplicador no meu Batalhão.

Eu sabia que seria indicado como “multiplicador” assim como fui outras vezes e que estaria escalado na terça feira dia 13 e na quarta feira dia 14, onde estive presente desde 07:00 hs e pronto para seguir, no entanto, não havia meios, ora não tinha viatura, ora não havia motorista para me conduzir ate o local, sendo questionado o motivo de não ter ido, foi informado sobre o ocorrido e que inclusive não haviam nem preparado um oficil de apresentação conforme determina as regras, sendo assim escalado então na sexta feira que seria a minha folga a qual havia já marcado o acompanhamento ate o exame da minha esposa e na segunda onde, por mais de um ano, tenho realizado palestras na minha Unidade sobre segurança predial, em que, ate mesmo nas minhas férias, não deixei de ir, por uma questão de não interrompermos um trabalho tão importante para a nossa Policia.

É “gozado” a forma em que trato a Policia Militar, “A nossa Policia” sei que existem muitos outros que sentem a mesma coisa, no entanto, com toda a certeza, questionam se realmente ela merece tal atenção ou melhor, essa admiração extraordinária que sai de dentro de cada um de nos e a qual ainda a sustenta em seu lugar, pois quem leva “nas costas” essa Policia ainda somos nos, principalmente os “pequeninos”

Outro dia ouvi uma frase que reflete a realidade, “Não devemos dar prioridade a quem nos trata como opção”

A Policia é boa, o que estraga são aqueles a que a compõem, aqueles que se humilham e pedem aumento sem merecer, aqueles os quais a tratam como o verdadeiro “bico” se utilizando somente daquilo que ela oferece, uma simples carteira um uma droga de uma arma, já outros, das suas “posições” as quais irão garantir em alguma secretaria suas aposentadorias ou benefícios escusos os quais lhe são presenteados como uma forma de cala boca ou de promiscuidade com a ilegalidade e a safadeza.

“eles venceram !” Hurra !

Consumido aos poucos me deixei ser vencido, tiraram de mim o meu objetivo, aquele o qual me fizeram jurar diante da minha Bandeira, não satisfeito, me tiram o orgulho o qual ainda ostentava mesmo diante das dificuldades que me eram impostas por eles mesmos, e agora conseguiram finalizar, me tirando a razão de lutar por alguém que não merece.

Sempre disse que somos a mais Organizada Desorganização Militar que existe, e com toda a certeza não estou exagerando, pois ate mesmo um simples controle de nossas vidas pregressas não são encontrados, extraviados por uma péssima administração ou por desleixo, nos obrigam a lutar pelo que temos direito, muitas das vezes caindo no esquecimento por não termos tempo ou meios que nos facilitasse a essa pesquisa.

Cansei de ver hipócritas e demagogos se vangloriarem e se prevalecerem de seus cargos sem qualquer competência profissional, cansei de ver pessoas sendo humilhadas pela vaidade ou pelo medo de assumirem a sua incompetência, cansei de ver a mentira a qual nos obrigam a mostrar para aqueles que ainda acreditam e confiam na Policia.

Aquela “historinha” relata o que realmente somos, onde:

Havia dois Policias fazendo um patrulhamento em uma praia e um deles tropeça em uma lâmpada enterrada na areia, ele a pega e ao esfregar tentando limpa-la, subitamente sai um Gênio de dentro dela que diz:

- Obrigado por me libertar da lâmpada, em agradecimento vou realizar UM desejo para voce.

O Policial então ficou revoltado ao ouvir o que o Gênio havia dito, Um desejo somente! Afinal, como em qualquer história, são sempre TRES desejos e reclamou:

- não esta certo Gênio, deveriam ser TRES e não somente UM;

E o Gênio respondeu:

-Meu amigo, eu só realizo UM, mas já que vocês são DOIS eu vou fazer um negocio com você, o desejo que você me pedir eu darei em dobro para o seu amigo;

Então o Policial pensou...pensou....pensou....Quer dizer se eu pedir um carro o meu amigo vai ganhar dois, se eu pedir um milhão de reais o meu amigo vai ganhar dois milhões, se eu pedir um mulherão ele vai ganhar duas?

-Já sei o que quero Gênio ! FURE UM DOS MEUS OLHOS

É assim meus amigos a nossa Policia, onde facilita a sua manipulação

Eu sempre brinquei dizendo que existem os “sócios proprietários” e os “sócios contribuintes”, infelizmente alem do resquício de uma ditadura ainda temos também o resquício do coronelismo, fomentado pela vaidade e pelo poder, sustentado pelo Governo em uma “simbiose” de benefícios. Somos bons quando servimos aos interesses, quando calamos nossas bocas e nos deixamos ser levados pela nossa ignorância.

Não há a valorização dos Homens e muito menos das suas ações.

Por quase 30 anos sempre acreditei que isso poderia mudar, mas não há o interesse, afinal se tivéssemos realmente uma mudança a sociedade para a qual servirmos não suportaria.

É uma questão de cultura, de dinheiro, de poder e não de Leis.

Somos palco de experiências as quais possuem resultados paliativos para “sanar a ignorância”.

Aos meus amigos que sempre ajudaram, perdão, pois foi em vão, eu pensava que poderia mudar mas estava enganado, os esforços de suprirem nossas carências não deveriam partir de nos e sim do Governo que é o único responsável.

Como diz um grande amigo, é a “Teoria do Caos” se não tem, não faça.

Como fui ingênuo ao pensar que depois de tanto tempo me dedicando, quando mais precisei teria o apoio daqueles os quais nunca deixei de servir.

Falta pouco, muito pouco para esse pesadelo passar, onde tentarei somente me lembrar das verdadeiras amizades que fiz e que um dia fui um herói assim como muitos que arriscaram suas vidas por nada.

Obrigado aos Amigos por estarem sempre presentes em meus desabafos e me desculpem por não querer mais destruir os poucos anos de vida que ainda possuo, afinal, já passei dos 50 embora alguns jovens não respeitem mais as experiência e os cabelos brancos, um dia a vida irá ensina-los.

Hurra!

Ricardo Garcia Sargento de Policia Cidadão Brasileiro