terça-feira, 7 de julho de 2009

GALERIA DA MACONHA



JORNAL O GLOBO (online)


Onde há fumaça...


PUC-Rio acende a polêmica e endurece o jogo contra usuários de maconha no campus, a exemplo do que fez a PUC-SP
Publicada em 06/07/2009 às 23h58m
O Globo

RIO - Depois da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC-Rio também vai fechar o cerco contra os estudantes que fumam maconha dentro do campus. De acordo com a reportagem de Lauro Neto e Wagner Gomes, na Megazine desta terça-feira, o vice-reitor comunitário, Augusto Sampaio, anuncia que seguranças vão fotografar os alunos que forem flagrados usando a droga. A medida, segundo ele, tem como objetivo identificar quem tenta driblar a fiscalização atual.
Opine:
O que você acha da repressão às drogas nos campi?
A universidade não chama a polícia nesses casos. Em seu estatuto, prevê a criação de uma "comissão de inquérito" formada por dois professores do curso de Direito. Quando flagrados e identificados, os alunos têm o nome e a matrícula anotados pelos seguranças, que encaminham à comissão uma ata sobre o ocorrido. Os envolvidos são convidados a "depor". A punição varia: desde uma advertência verbal, se o "réu" for primário, à suspensão - gradativa, em caso de reincidência.
Na
PUC paulistana, o combate ao uso de maconha começou há quase três meses . As rodinhas de estudantes no campus de Perdizes são desfeitas. A universidade criou ainda uma lista de usuários e orientou os seguranças a identificar quem acender "baseados" no Pátio da Cruz e na Prainha. Hélio Roberto Deliberador, pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias, diz que não fará vista grossa.
O que será feito das fotos dos maconheiros da PUC?
Ele conta que é a primeira vez na história da PUC-SP em que o tema é tratado assim e diz que vai manter a postura, pois "a droga causa dependência e deve ser eliminada".
Em março, o Centro Acadêmico 22 de Agosto, da Faculdade de Direito, fez enquete sobre o uso de drogas em suas dependências. Cerca de 800 dos 2.800 alunos deram opinião. Metade votou contra; 13% se disseram a favor; e 37% se mostraram indiferentes. Ficou proibido fumar maconha ali, onde, antes, havia até um espaço exclusivo, a "Toca".

Perguntas:


O usuário de drogas ilícitas não é MARGINAL?, se é ilícita não é Legal, então anda as margens das Leis.


A pessoa que fornece essa drogas não é traficante ?


As pessoas que presenciam um Crime ou um Delito e não comunicam as Autoridades o que são ?


As fotos do criminosos serão encaminhadas a Policia ou aos Pais para colocarem nas paredes de suas casas sob o titulo “Meu Santinho”


Enquanto isso os traficantes usam o velho ditado “De grão em grão estaremos com mais arma na mão”


Ainda dizem que a Policia é que não presta.


Hipócritas e Demagogos de uma sociedade medíocre.


Obs: Desculpe-me pelas perguntas é que sou um ignorante.


Ricardo Garcia

Cidadão Brasileiro

"RENOVAÇÃO"



JORNAL O DIA (online)

07.07.09 às 17h12 > Atualizado em 07.07.09 às 18h25


Beltrame: 'Estamos esperando uma renovação na PM'


Secretário de Segurança Pública justificou a troca no comando da Polícia Militar como "uma oportunidade de avançar nos objetivos que a Secretaria quer"


POR VANIA CUNHA, RIO DE JANEIRO
Rio - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, justificou a troca no comando da Polícia Militar como "uma
oportunidade de avançar nos objetivos que a Secretaria quer". Durante entrevista coletiva, Beltrame não revelou o motivo da troca. Disse que "preconiza a renovação". "Estamos esperando uma renovação na Segurança Pública do Estado com uma polícia cada vez mais arejada com planos para curto, médio e longo prazos. Coronel Mário Sérgio apresenta esse perfil de renovação e mudanças dentro da Polícia. Decidi que era a vez dele", disse.Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a troca no comando geral da PM. Para o lugar do coronel Gilson Lopes Pitta, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte foi nomeado. Mário Sérgio foi comandante do Bope, do Batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do Estado. Mais recentemente, na atual gestão da Seseg, foi superintendente da sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO)."Amanhã (quarta-feira) o coronel Mario Sérgio vai apresentar um projeto para a Polícia Militar, de autoria dele, que contempla o treinamento e capacitação dos policiais", adiantou Beltrame, que voltou a falar sobre o aumento do efetivo da PM nas ruas, mas não deu prazo."Os próximos passos são enxugar locais, mexer na parte administrativa da PM e esperar o esvaziamento das estruturas (setores administrativos) para colocar mais policiais nas ruas. As pessoas choram as mortes dos parentes há muito tempo mas nunca se pensou em fazer um trabalho desse antes", completou.O que muda com o coronel Mario SérgioO secretário José Mariano Beltrame voltou a dizer que a polícia do Rio não é de enfrentamento. Segundo ele, "o próprio coronel Mário Sérgio decidiu que era a hora dele para ajudar no planejamento e nas ações que a PM está precisando".Coronel Lopes pede para sairSobre a saída do coronel Paulo Cesar Lopes, conhecido como coronel Lopes e por ser considerado policial 'linha dura', Beltrame viu como "uma saída administrativamente normal":"Ele (coronel Lopes) já mostrou seus serviços por 30 anos. Vejo como normal a saída dele. Se ele achou por bem sair, paciência, vamos em frente".Beltrame negou, ainda, qualquer tipo de crise na Polícia Militar. Segundo ele, o coronel Celso Lopes Pitta "alavancou a PM em vários patamares, mas, agora, a Secretaria quer avançar para ter mais policiais nas ruas".Lista dos 30 policiais militares denunciados por homicídioA mudança na cúpula da PM aconteceu no mesmo dia que o Ministério Público denunciou 30 PMs por envolvimento em assassinatos. O secretário Beltrame pediu cautela na punição dos policiais."Se a polícia não tivesse investigado, o MP não teria condições de denunciar. O MP está fazendo seu papel em denunciar e vai ter todo o apoio da Polícia Militar, mas não podemos condenar os policiais desde já. Se tiver que puní-los, faremos isso".Nesta quarta-feira, às 12h, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte tomará posse, no salão nobre do QG da Polícia Militar. Após a cerimônia, Mário Sérgio dará uma entrevista coletiva para apresentar o projeto de mudança para a PM.

Ao procurar os sinônimos da palavra “renovação”, empregada pelo Sr Secretario de Segurança na substituição do Comando da Policia Militar do Estado do rio de Janeiro, achei uma muito interessante que é “regeneração”, afinal com tantas feridas provocadas por ações externas e principalmente internas creio que tenha chegado a hora delas cicatrizarem.


Eu sempre vivi a minha vida baseadas em “historias” e uma delas é a diferença entre ser Comandante e ser um Líder:

“Dizem que ser Comandante é fácil, pois seus subordinados serão obrigado a segui-lo, o difícil é ser um Líder, pois seus subordinados irão segui-lo até mesmo com o sacrifício da própria vida se preciso for pois o farão de coração, pois sabem que seu Líder os guiará e os protegerá durante a batalha até o final.”


Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sei que o novo Comandante tem o perfil de Unidade, uma das coisas que a muito não sentimos, e com isso, talvez possamos levantar a nossa Dignidade e nosso Respeito, que assim como nossa Imagem, vem sendo passivamente degenerada ao logo do tempo.


Bem vindo Sr Comandante


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

5 LETRAS QUE NÃO CHORAM



JORNAL EXTRA

CASOS DE POLICIA
Enviado por Camilo Coelho -
7.7.2009 14h07m

Reforma
Cel Lopes pede para sair da ativa por problemas com novo comando da PM
O coronel Paulo César Lopes, que na semana passada aplicou uma lição de cidadania ao punir um policial militar que teria agredido um morador da favela Gogó da Ema, em Belford Roxo, entrou com um pedido de reforma da Polícia Militar. Segundo fontes, o até então comandante da Segunda Companhia de Policiamento da Capital deseja sair da ativa por problemas pessoais com o novo comandante da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte. O coronel Luiz Antonio Corso, atual comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), deve assumir o lugar de Paulo César.

Sei que não tem nada haver o meu comentário pois eu não estou falando da reportagem acima destacada, mas me lembrei daquele ótimo filme chamado “Tropa de Elite” onde o personagem “Cap Nascimento” dizia para os alunos do curso de “Caveira” uma frase que ficou na mente de muitos telespectadores, que dizia: “- Pede pra sair ....Pede pra sair” e uma frase que particularmente eu gostava, que era mais ou menos assim: “ O Sr é um fanfarrão” Quem de nos não gostou dessas frases ? esse foi um ótimo filme.


Comentários

Bom voltemos ao comentário da referida noticia, creio que não podemos dizer que tenha sido aplicado nenhuma lição de cidadania, afinal, se foi uma lição a humilhação de um ser humano por ter humilhado outro confesso que fico sem entender, seria a mesma coisa que matar uma pessoa por ela ter matado outra ou mais ou menos isso.

Sabem, eu estou com 48 anos de vida, já passei mais da metade da minha vida e apesar das enormes dificuldades financeiras que tenho, sou um “cara” feliz, tenho uma profissão que amo, uma família que apesar de não ter tido condições para dar mais conforto a eles, é maravilhosa e inúmeros amigos fieis, em todos os lugares, posso de cabeça erguida, olhar nos olhos dos meus filhos e amigos e dizer obrigado por sempre estarem ao meu lado.

Que pena que alguns não possam.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro e futuro “suinocultor”