sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

VAMOS VOAR ?


JORNAL O GLOBO (online)
Anac autoriza voo de caveirão do ar, o helicóptero blindado da PM
Publicada em 04/02/2011 às 18h13m
RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou às 17h desta sexta-feira a autorização para o voo do novo helicóptero totalmente blindado comprado pela Secretaria de Segurança e incorporado à frota da Polícia Militar. Conhecido como 'caveirão do ar', o helicóptero chegou nesta sexta-feira ao Grupamento Aeromarítmo (GAM) de Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
A agência liberou o uso da aeronave, fabricada pela Bell Americana, para operações em tempo recorde. Quatro pilotos participaram do treinamento nos Estados Unidos.
A nova aquisição é a maior aeronave da frota, com capacidade para transportar dois pilotos e até 13 tripulantes. Esse novo equipamento vai auxiliar as operações policiais em áreas de conflito, podendo também ser utilizada com muito eficiência em resgates, como no recente episódio da Região Serrana.
A aeronave tem diversos equipamentos, entre os quais um guincho para descidas de emergência e barra transversal de desembarque de tripulantes em movimento.
Um outro aspecto importante refere-se a cor utilizada na pintura do helicóptero. A cor bronze fosco substituiu o tradicional azul, criando um efeito de camuflagem.


Os Srs já ouviram um ditado antigo que diz: “Depois da porta arrombada é que colocam cadeado”?


Tenho medo que seja essa aquisição semelhante as dos “Caverões” que foram comprados pelo Estado e não tiveram muito sucesso, pois encontrou dificuldades de locomoção nas vielas das favelas devido ao seu tamanho exagerado, sendo necessário, a compra de “caverinhas” para substituí-los, o que também não foram muito felizes ao tentarem transpor as barreiras colocadas pelos traficantes.


Mas a grande questão não é essa e sim a pergunta que não podemos deixar de fazer:

Se esse helicóptero é melhor do que os outros e é realmente seguro para seus tripulantes, por que motivos não foram comprados antes de termos presenciarmos a tragédia em que resultou a morte dos companheiros quando os marginais alvejaram a outra aeronave durante as ações policias?


Continuamos a brincar de segurança publica, continuamos a usar como cobaias chefes de família, profissionais os quais se sujeitam ao risco de morte pelo medo imposto do descaso e da teimosia.


E quanto a ANAC, será que as pessoas que adquirirem uma aeronave terão o mesmo tratamento “Recorde” para a sua liberação ?

Afinal o Direito é para todos

Fica aqui registrado uma pequena homenagem aos companheiros que perderam suas vidas na queda do outro helicóptero, que seus familiares, apesar da dor que irão sentir pelo resto de suas vidas, sintam o orgulho de terem sido eles a “salvação” de outros companheiros, que assim como eles, arriscavam suas vidas em aeronaves de propagandas eleitoreiras.


Espero que o tal efeito "camuflagem" seja somente na cor do Helicóptero e não nas ações do Governo.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro