segunda-feira, 8 de junho de 2009

"D..EFEITO" DOMINÓ


JORNAL O GLOBO RIO (ONLINE)

R$ 4 mil por semana


Justiça absolve 44 PMs presos na Operação Duas caras


Publicada em 08/06/2009 às 19h26m
Bernardo de la Peña


RIO - A juíza Tula Correa Barbosa, da 1ª Vara Criminal de Duque de Caxias, absolveu 44 policiais militares do 15º BPM, presos em 2007 na Operação Duas Caras , informou o blog Ancelmo.com. Os PMs foram acusados de receber cerca de R$ 4 mil por semana para não reprimir o tráfico de drogas na região e soltar criminosos presos, além de avisar as quadrilhas sobre operações policiais que iriam acontecer em favelas da Baixada Fluminense. A juíza julgou improcedente a denúncia por formação de quadrilha feita pelo Ministério Público por insuficiência de provas.



"Ressalte-se observar que da prova trazida aos autos, a única ilação que se pode ter é a de que certos policiais - não identificados de forma cabal nos presentes autos - cometeram crimes graves, recebendo ou exigindo para si vantagem pecuniária ilícita, mas nenhuma prova há tipificando o crime de bando ou quadrilha, único crime que lhes foram imputados na denúncia", escreveu a juíza na sentença.



Ainda de acordo com a sentença da magistrada, "a hipótese de erro judicial com a condenação de policiais que honram a farda e não possuem nenhuma mácula acarreta prejuízo muito maior à sociedade do que eventual impunidade de alguns policiais que efetivamente tenham praticado a conduta descrita na denúncia".


Um dia após a prisão dos policiais, o delegado titular da 59ª DP (Duque de Caxias), André Drumond, responsável pela investigação, afirmou que
mais cem policiais, além dos 58 PMs presos na Operação Duas Caras, podiam estar envolvidos diretamente com criminosos.


Os Srs. já viram ou fizeram a brincadeira de dominós enfileirados, que quando os colocamos em pé e derrubamos um, logo após vão caindo os outros ? pois bem, sempre foi desta forma que agimos, as quais eu nunca concordei, as vezes digo brincando aos meus amigos que somos, a mais organizada desorganização que possa existir, passivamente ou por ignorância. nós nunca nos preocupamos com a verdade, nos deixamos, ser usados como ferramentas para os interesses escusos do “Poder”.


Esses homens os quais foram acusados de atos ilícitos, com toda a certeza, culpados ou inocentes, já cumpriram algum tipo de punição, pois diferente de qualquer cidadão brasileiro, o Policial é o único culpado ate que prove a sua inocência.


Deixo mais explicito para alguns que não conseguem acompanhar meu raciocínio, que não estou defendendo ninguém, sou sempre imparcial, pois todas as historias sempre tem três versões, a de um lado, a do outro lado e a do meio que é a mais se aproxima da verdade.


O primeiro “dominó” são as provas, se existissem provas “reais”, acredito que nenhum Juiz absolveria os Réus, no entanto, se houve indícios de ilicitude, deveriam ter obtido provas as quais seriam irrefutáveis diante das Leis, não deixando qualquer “lacuna” .


Talvez seja esse um dos piores problemas que existe, em muitas vezes, como resposta rápida a “opinião publica”, aquela que tem a força de manter os que estão no Poder, são produzidas provas e culpados como forma de abrandar a ira de alguns demagogos e hipócritas, não se importando com conseqüências futuras e muito menos com o ser humano, reparem que mesmo sendo absolvido pelas Justiça, ainda são expostos ao ridículo ao terem seus nomes divulgados na mídia, sendo para sempre colocada em duvida, suas hombridades e caracteres não só diante de seus pares mas também de seus familiares e amigos.


Impiedosa e eficaz a maneira degenerativa da imagem de uma Corporação que sempre foi um mero instrumento nas mãos do Poder .


Ricardo Garcia

Cidadão Brasileiro