terça-feira, 13 de setembro de 2011

OVO DE COLOMBO


JORNAL O GLOBO (online)
Evitar erros
Beltrame temia corrupção e defendia uso de novos policiais para evitar deslizes
Publicada em 11/09/2011 às 23h31m
Natanael Damasceno (natand@oglobo.com.br)
RIO - O temor de que policiais lotados nas UPPs fossem corrompidos pelo tráfico sempre esteve presente nos discursos do secretário José Mariano Beltrame. A ideia era evitar os erros de experiências como a dos Grupamentos de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae), criados em 2000 nos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que levaram os PMs para áreas dominadas pelo tráfico.
Em março deste ano, em um seminário sobre segurança na Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, Beltrame afirmou que a meta com a implantação das UPPs não era acabar com o tráfico, mas sim com a ocupação territorial feita pelos bandidos. E por conta disso, ele ressaltou, seria imprescindível o emprego de policiais recém-formados, "sem vícios". Segundo ele, além de facilitar a relação dos novos PMs com os moradores - uma vez que não tinham o espírito de guerra dos policiais mais antigos - isso evitaria que os novos policiais se corrompessem.
" Onde houver viciado e renda, vai haver drogas. Há aqui, em Paris, em Londres. O que não dá é para isso ocorrer aos olhos do Estado. A UPP acabou com o tráfico? Não. A UPP acabou com território. A UPP acabou com o fuzil, que talvez seja o inimigo número 1 "
- Onde houver viciado e renda, vai haver drogas. Há aqui, em Paris, em Londres. O que não dá é para isso ocorrer aos olhos do Estado. A UPP acabou com o tráfico? Não. A UPP acabou com território. A UPP acabou com o fuzil, que talvez seja o inimigo número 1 - disse na época o secretário.

Nessa reportagem que comento hoje é apenas um “reforço” do que a muito tempo havia dito.

“Os Mortos são mais fortes do que os Vivos” pois tudo que eles fizeram de errado continuam a fazer e ninguém consegue mudar.

Nós não temos uma “Política de Estado” temos é uma “Política de Governo” pois cada um que assume o Governo, mesmo que as ações feita por seu antecessor estejam beneficiando a Sociedade, eles destroem ou disfarçam para que aparentem que tenham sido suas idéias, só pelo fato de ter sido feito por outro partido politico.

É os caso da UPPs que, como foi dita na reportagem, eram chamadas de (GEPAE) depois viraram “GEMÃES” devido a conivência de alguns “Policias” com o trafico e agora as UPPs que estão se transformando em SÓPPs.

É um verdadeiro metáfora do “Ovo de Colombo” e no entanto dificultam e incentivam para que não funcione, afinal como havia dito, é mais lucrativo para eles a implantação da insegurança e as doses “homeopáticas” da ilusão de segurança para que possam conduzir a grande massa ignorante que compõem a nossas sociedade a seu favor nas urnas.

Me referi a tal metáfora por nunca terem tentando o básico que seria o investimento no Ser Humano, é como se fosse uma velha balança em que se colocavam os pesos de um lado e do outro a mercadoria.

Um salário digno que não fosse necessário fazer bicos, uma verdadeira assistência medica para ele e seus dependentes, um carro para se locomoverem equipados com rádios para entrarem em contato com o centro de operações caso haja a necessidade( imaginem o numero de "Radio Patrulhas" que teriamos) uma casa que pudesse escolher dependendo de uma margem especial estipulada pelo governo e que caso fosse ultrapassada ele iria arcar com a diferença, uma criação de uma “subsistência” onde o Estado compraria alimentos direto dos fornecedores e os repassaria para os Policiais sem a margem de lucro, só nessa ação, eles teriam um ganho em seus salários.
O Policial Militar vem da propria sociedade, ele é um trabalahdor igual a qualquer outro, tem sua familia a qual depende da mesma segurança, no entanto o tratamento é outro, pois chegamos ao ponto de ter que viverem escondidos de marginais ao contrario de eles se esconderem quando descobrem a sua presença.

Digamos que esses Profissionais tivessem no final de suas carreiras uma aposentadoria satisfatória e um premio, (como se fosse um seguro em vida) o qual, caso tivessem, durante a sua carreira uma conduta digna eles teriam a certeza dessa tranqüilidade no final de suas vidas.

Tudo isso e mais algumas idéias de outros companheiros que pesariam de um dos lados da balança e caso fizessem algo de errado perderiam tudo que a profissão lhes proporciona.

A casa, o carro, seus salários, sua “saúde” seu “alimento” e sua aposentadoria.

Qual deles não iriam pensar duas vezes antes de irem para o outro lado?

No entanto o estado paga um salário miserável, os discriminam e os generalizam como se fosse todos bandidos, podemos usar o ditado” Os sujos falando dos mal lavados” os incentivam a praticarem a conivência com o trafico em jogá-los em locais sem uma superioridade numérica e de armamentos contra os traficantes, onde ou aceitam a propina ou são executados e pior, são transferidos, afinal, Policial Militar é do soldado ate o Coronel, no entanto, as punições só são aplicadas na parte mais fraca da corda.

Reparem a veracidade das minhas palavras na própria reportagem onde o nosso Secretario fala sobre o “Temor da corrupção entre esses “novatos”

Ora Srs, como eu também já havia dito em uma das minhas postagens, com um salário miserável, com as condições péssimas de trabalho, com o alto risco de serem mortos devido as falhas de aplicabilidade das punições das nossas Leis, com a omissão e a discriminação do próprio Governo, o que mais esses Jovens de apenas 18 anos querem ao se inscreverem para serem “Policias Militares”?

Ou é uma Carteira de Policia a qual alguns ainda respeitam ou é uma Arma na cintura a qual todos respeitam.

Não podemos nos basear em outros Países os quais, a educação do Povo é outra, onde o Policial é respeitado qualquer atentado a sua integridade física é punida com rigor.

Em qual desses Países o Policial é caçado e executado e o Estado se cala ou a sua sociedade se omite?

Deixemos de ser hipócritas e passemos a encarar a realidade já que somos as vitimas de nos mesmos.

A Policia é do povo e não dos Governantes, chega a ser sem nexo trocarmos os Comandantes de suas áreas de atuação onde construíram durante seu período uma relação de proximidade e confiança com a população que sua Unidade abrange, vindo outro e começando tudo novamente do zero.

Se clamam pela participação da sociedade e pela confiança a qual já haviam depositado que permaneçam em suas missões.

É a teoria do CAOS nada mais nada menos.
Valorizem esses "Homens" pois são a unica eperança de liberdade que ainda possuem.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro