quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"MAIS NADA ...NADA MAIS"


JORNAL O DIA (online)
14.09.11 às 13h28 > Atualizado em 14.09.11 às 13h55
Cabral anuncia que policiais que cumprirem metas terão aumento em gratificação
Rio - O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta quarta-feira, que as gratificações dos policiais que cumprirem as metas de redução dos índices de criminalidade estratégicos do Estado terão 50% de acréscimo a partir do segundo semestre de 2011. O anúncio foi feito durante a solenidade de premiação de mais de 15 mil policias que contribuíram para a queda dos números da violência, em comparação aos alcançados no primeiro semestre de 2010.

De acordo com o governo, houve uma redução de cerca de 14% das ocorrências de morte violenta (homicídio, latrocínio, auto de resistência e lesão seguida de morte), redução de cerca de 17% em ocorrências de roubo de veículo e redução de cerca de 14,2% das ocorrências de roubo de rua.
Os agentes de segurança que cumpriram as metas de redução de criminalidade receberam cerca de R$ 42 milhões em gratificações. Esse é o maior valor já pago pelo Sistema Integrado de Metas (SIM). Cabral reiterou que ainda é preciso avançar na questão salarial, na promoção e no apoio aos policiais. Mas que melhorias estão sendo analisadas.

"Estamos preocupados em como essas iniciativas podem ter repercussão no desenvolvimento econômico e social. Esse programa de metas existe em diversas instituições, inclusive privadas. Vocês são heróis, porque o cumprimento de metas sifnifica crimes a menos, vidas salvas, gerando economia e desenvolvimento. A meta que anunciamos para o ano foi cumprida no primeiro semestre. Por isso, a partir do segundo semestre, quem alcançar os índices terá a premiação aumentada em 50%", informou Cabral.

A delegada Martha Rocha abriu a solenidade lembrando que o Rio de Janeiro é o Estado que mais recebe investimentos em segurança no Brasil. E parabenizou seus policiais civis pelo empenho e coragem na atuação:

"Não haverá, na agenda contemporânea dos próximos anos, lugar no mundo que tenha mais atrativos que a cidade do Rio de Janeiro em razão dos grandes eventos. Mas esses eventos passam sem dúvida pela atuação das forças de segurança. Nossa maior conquista veio ainda em 2007, quando essa estratégia de metas nos concedeu autonomia e eficiência, permitindo a redução de índices estratégicos", avaliou.

O coronel Mário Sérgio explicou que o prêmio foi pensado na população e nos resultados que a redução dos índices de criminalidade e a prevenção ao delito trariam de tranquilidade pública e paz social.

"O combate à criminalidade precisa existir de uma forma mais intensa na repressão. Mas quando conseguimos prevenir o delito, temos resultados melhores na segurança pública. A premiação é uma das consequências, quando os nossos policiais são reconhecidos por seu esforço de emprestar sua carne para enfrentar aqueles que ainda não entenderam que a criminalidade não é o melhor caminho", afirmou o coronel.


Hoje eu assisti na Rede Record no Balanço Geral uma entrevista do Apresentador e Amigo Wagner Montes com a esposa de um dos Lideres do Movimento SOS BOMBEIROS, a Sra Cristiane se não me falha a memória
Em primeiro lugar que parabenizar não só a essa Sra como também a todos os Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro pela forma que estão conduzindo esse movimento, que a meu ver é mais do que Justo, Homens lutando por suas famílias, por melhores condições de trabalho, pela própria sociedade em atende-la melhor como merecem.

Sinceramente, se fosse eu não teria esse “tato”que estão tendo, já teria convocado a todos para um Greve, primeiro, por não ter, por parte do Governo a coragem de vir em publico da qualquer desculpa para não atender as reivindicações e em segundo lugar por saber na pele o que eles estão passando, afinal na Policia Militar é a mesma coisa, Policias e Bombeiros, principalmente os reformados e pensionistas os quais são excluídos das discriminadas gratificações.

Realmente não tenho nenhuma aptidão para ser um verdadeiro Líder ou ate mesmo político, pois ouvi uma frase de um Coronel, a qual sempre repito: “Não devemos pedir o que podemos exigir” podemos dizer que eu seja radical, ou é ou não é, esse tal de meio termo, para mim é algo que não é sincero, uma forma de tentar agradar “Gregos e Troianos” para ficar garantindo a simpatia de todos.

Sinceramente (novamente) acho que deveriam dar esse aumento justo a esses verdadeiros Homens, pessoas as quais sabem o seu verdadeiro valor e o de suas famílias.

Desvincular seus salários que estão “atrelados” ao da Policia Militar e deixá-los seguir, afinal, não seria justo os Policias Militares receberem um aumento com o suor e as lagrimas dos companheiros do Corpo de Bombeiro e de seus familiares.

Sei que tiveram Policias Militares em todos os movimentos de reivindicações liderados pelos Bombeiros, eu mesmo fui em alguns, e só não fui nos outros por estar com problemas de saúde grave na família, no entanto foi um numero simbólico, sem qualquer expressividade que pudesse gerar, digamos, uma “ameaça” para aqueles os quais são reivindicados a Dignidade e o Respeito desses profissionais.

Talvez por medo devido às covardias que sofrem, talvez por uma comodidade em saber que caso sejam beneficiados seriam também ou por já estarem acomodados com as “migalhas” que recebem em “doses homeopáticas” somado as suas “virações” licitas ou até mesmo ilícitas as quais estamos acostumados a ver nos destaques das reportagens quando são descobertos, onde generalizam e condenam a todos, culpados e inocentes.

Como havia dito, não estou aqui para agradar a “Gregos e Troianos” e sim para expressar a minha opinião a qual é um Direito como cidadão brasileiro e que não abro mão desse Direito.

Sempre primei pela Justiça e pela imagem daquela a qual represento diante da sociedade, fui por diversas vezes prejudicado pelos próprios pares os quais, para mim, nunca tiveram o caráter que os abonassem para serem meus Juízes, afinal, colhemos hoje o que plantamos ontem e creio que as sementes as quais plantei, me fazem colher hoje os frutos de amizades sinceras e da confiança nas minhas palavras, onde não há dinheiro no mundo que compre isso, o que não seria o caso de muitos os quais ostentam “auréolas” as quais sabemos que são só enfeites sem terem feito algo para merecerem.

Não votei e não gostei desse “candidato” ter sido eleito, porem, devo respeitar pelo fato de ainda acreditar que estamos em um estado democrático, assim como também exijo o respeito não só como cidadão mas também como profissional que sou.

Lamento que alguns tenham ficado satisfeitos com essa política de gratificação que, embora seja com um objetivo nobre, não é e nem será atingido, pois ainda não entenderam que o verdadeiro Policial cumpre suas missões pelo amor e orgulho de ser o que é, e não por “cenouras na frente de burros” uma ilustração que vemos nos desenhos animados quando querem fazer o “burrinho” andar.

Talvez, quando cumprirem seus tempos de serviço, caso ainda mantenham essa política injusta e discriminativa, irão entender a realidade, ou quem saiba, fiquem doentes, gozem merecidamente suas licenças garantidas por Lei, as quais também irão perder essas “migalhas” que embora eu as chame assim, já ajudam em muito para complementar as compras de supermercado do mês ou pagar algumas contas como luz, água, etc.

Não será uma gratificação que irá mudar o quadro caótico da nossa segurança e sim a seriedade com a qual a encaramos.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

PRISÃO 0001

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO POLICIAL MILITAR