domingo, 9 de janeiro de 2011

A Estrela lança mais um


JORNAL O DIA (online)
08.01.11 às 20h06
Bope vai comprar tanque que derrubará qualquer obstáculo
Novo comandante promete trator-esteira que facilitará ocupações policiais nas favelas
POR VANIA CUNHA
Rio - Quando os blindados da Marinha passaram facilmente sobre as barricadas levantadas pelo tráfico na histórica ocupação dos complexos da Penha e do Alemão, em novembro, o novo comandante do Bope vislumbrou o que seria um dos maiores avanços nas futuras ações do batalhão. Foi a partir da bem-sucedida ocupação que o tenente-coronel René Alonso criou a Unidade de Engenharia de Demolição. O novo núcleo vai adquirir o primeiro ‘tanque de guerra’ da tropa de elite da PM: um trator-esteira capaz de passar sobre qualquer obstáculo como se fossem folhas de papel.
A novidade, que lembra os modelos usados pela Marinha, está sendo comemorada pelo comandante, já que vai permitir a entrada dos ‘caveiras’ em qualquer tipo de terreno, seja qual for a barreira que estiver à frente. Na cabine, que será blindada, um policial especializado em operar máquinas pesadas vai comandar a entrada da nova arma de guerra do Bope. No lugar de pneus, esteiras em formato triangular vão facilitar a movimentação do veículo.

“A cada operação, vemos que os criminosos constroem obstáculos diferentes. Os desafios são cada vez maiores. Então, vamos adquirir mais um trator, mas esse com capacidade maior, que tem uma esteira no lugar de pneus. Aquele da Marinha é carro de combate. Estamos optando por esse tipo, mas em formato de trator, que está em fase de aquisição. Vamos mostrar aos criminosos que não há engenharia que eles criem que impeça o processo de ocupação”, afirmou Alonso.

O novo núcleo, de Demolição, será responsável pelas mais importantes ações no processo de ocupação: a montagem dos contêineres que são as bases operacionais do Bope, a demolição e retirada de obstáculos. Para isso, a unidade vai operar com os ‘Transformers’ da frota do batalhão, que são as retroescavadeiras e tratores. Também serão adquiridos veículos menores, com maçaricos e britadeiras, além de mais um caminhão-prancha para o transporte das barreiras retiradas das favelas. A Unidade de Engenharia de Demolição também contará com policiais selecionados, que possuem conhecimento amplo em operações e são treinados para utilizar explosivos e operar esse tipo de máquina.

No planejamento do novo ‘01’ da tropa de elite para este ano, o principal foco será na instrução dos policiais. Os investimentos vão desde o aumento do número de cursos de formação — para dobrar o efetivo para 800 homens — até a ampliação do nível de especialização.

FOCO NA INSTRUÇÃO
Até o fim do ano, o tenente-coronel René pretende realizar 4 Cursos de Ações Táticas (CAT), dois a mais que nos anos anteriores, e formar, em média, 68 novos policiais por ano. Já os ‘caveiras’ dos núcleos especiais do Bope, como atiradores de elite, negociadores e de intervenções táticas, também vão voltar às salas de aulas.“Nosso grande desafio é a manutenção do conhecimento. Vamos incrementar os cursos de montanha, mergulho, intervenção tática, negociação e dos atiradores”, disse.

R$ 30 milhões para investir
O pacote de investimentos do Bope para os grandes eventos foi orçado em R$ 30 milhões e inclui, além da aquisição de novos veículos, a compra de armamento. Fuzis, com calibres e precisão maiores, e metralhadoras já serão empregados nas ações da unidade este ano. A lista ainda inclui novos modelos de coletes à prova de balas, além de tecnologia para análise e envio de dados em tempo real, durante ações.

Outro dia, estava conversando com um companheiro sobre os “velhos tempos’ em que não podíamos entrar em uma favela com portando um fuzil, pois caso houvesse um disparo, poderia furar as paredes de zinco dos barracos e acertar um inocente.

Eu mesmo, ia de ônibus a noite, de Niterói para Campo Grande, fardado, noite sim noite não, sem falar quando havia alguém em atitudes suspeitas, o chamava e o revistava educadamente e as pessoas se sentiam seguras, havia o respeito a “autoridade” ali presente.


Hoje querem comprar um blindado com esteira, veiculo utilizado em outros Países que estão em guerra, o que não creio que seja o nosso caso, afinal ninguém ainda declarou oficialmente, mesmo pedindo auxilio as Forças Armadas o que foi “abafada” na sua inconstitucionalidade e moldada em forma de “convenio” ou outra coisa.


Conforme a conveniência chegam transformar água em vinho, um verdadeiro milagre do Poder Divino dos nossos Governantes.

Eu já vi de tudo, os Srs. lembram quando queriam colocar um helicóptero não tripulado com uma câmera para filmar os pontos nas favelas? E os “caverãos” ? Primeiro compraram o maior esquecendo que não havia como manuseá-los dentro das vielas, depois diminuíram seu tamanho e compraram o “caverinha’ , ate mesmo um Zepelim tiveram a coragem de pensar, e hoje um “tanque” com esteiras, que deixaria com inveja o diretor Steven Spielberg com seu filme “ O resgate do soldado Ryan” .


Embora já tenhamos tido uma prova que seja necessário um veiculo como este para futuras ações, devemos atentar que cada favela tem a sua particularidade.

Porem o único “brinquedinho’ que ainda não pensaram em investir foi o Homem, talvez por ser descartado e por poder se utilizado em qualquer terreno com um custo mínimo e sob qualquer condições de trabalho, basta apenas gritar ou bater o pé que funciona.

Vamos esperar a decisão do nosso Governo Federal quanto à compra dos jatos dos gringos, quem sabe não sobre algum aqui para o Rio para as futuras “retomadas”.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

SEM VERGONHAS


JORNAL O DIA (online)
09.01.11 às 15h04 > Atualizado em 09.01.11 às 15h05
Sem-terra invadem terrenos na Zona Oeste

Rio - Um grupo de mais de mil pessoas invadiu terrenos abandonados ao longo da Estrada de Sepetiba, na Zona Oeste da cidade, na manhã deste domingo e se instalou no local.

A área de grande extensão fica nas proximidades do Conjunto Habitacional Nova Sepetiba e foi demarcada pelos invasores com barracas, paus e cordas.

Policiais militares do 27º BPM (Santa Cruz) foram chamados para tentar conter a invasão, mas não conseguiram deter os sem-terra. O subprefeito da área, Edimar Teixeira, foi chamado para dialogar com representantes do grupo.

A situação ficou tensa por diversos momentos, mas a polícia informa que não foram registrados episódios de violência


Se isso é a chamada democracia eu sou contra a ela.


Sem terra, Sem teto, para mim a única coisas que realmente não tem é vergonha, é inadmissível invadirem qualquer lugar alegando que não tem e que é obrigação do Governo darem a eles um lugar.


É o meu Dinheiro que o Governo vai usar para dar a eles o que querem, é o suor do meu trabalho, eu quero que eles se danem, vão trabalhar para conseguir as coisas.

Se vocês acham legal então venham em Niterói e conheçam as “unidades” construídas com o nosso dinheiro para os “carentes” de frente para a Praia.


E o IPTU vai ser o mesmo dos outros prédios daqueles que trabalharam suas vidas inteira para conseguir seu lugar em um bairro nobre?

A primeira providencia e o planejamento familiar, se não tem condições de criar não tem condições de ter, se não vira uma maquina de enxugar gelo.


Em Niterói tivemos a tragédia no morro do Bumba, onde tudo veio a baixo, e não demora teremos outra, pois no morro do Holofote é visível o crescimento do numero de casas, assim como em outras comunidades e ninguém faz nada.


Quanto ao trabalho da Policia, ela não pode chegar com flores para um bando de marginais, e porque não chamá-los assim? é Legal a invasão ? Esta dentro das nossas Leis? Bom... Se tiver eu também vou invadir um apartamento na zona sul de frente para a praia.


Por que não tentam invadir o Palácio das laranjeiras, a assembléia legislativa?

Eles são muito bem “orquestrados” talvez pelo próprio governo que já participou de movimentos semelhantes e não seriam loucos de tal ação ou não teriam peito para fazê-los

Entenderam o porquê daqueles dois “adjetivos” ?

E ainda tem gente que defende essas atitudes.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

E OUTRO...



JORNAL O GLOBO (online)

Policial militar é assassinado em Niterói
Plantão Publicada em 09/01/2011 às 01h51m


Um policial militar foi assassinado a tiros, na madrugada deste domingo, na Rua Riodades, no Fonseca, em Niterói. De acordo com informações do 12º BPM (Niterói), o PM Francisco de Souza Azevedo era um cabo lotado no batalhão de Olaria e estava de folga.

O policial se envolveu em um acidente de trânsito. Ele bateu seu carro em um peugeot prata com dois ocupantes. Francisco saiu do veículo para discutir com os homens, mas eles estavam armados e atiraram.


Policiais do 12º BPM estão nas ruas procurando pelos criminosos e pelo Peugeot usado por eles. A perícia ainda não foi realizada e o corpo continua no local. O caso será registrado na 78ª DP (Fonseca).

E mais um.. O QUINTO EM NOVE DIAS


Creio que este Blog se torne um obituário dessa maneira que estão acontecendo esses assassinatos.


Por que não pensam em uma delegacia especializada para crimes contra Policias? Afinal esses Homens são “representantes” do Estado, do Poder Publico, e principalmente Seres Humanos os quais, por exercerem suas profissões são punidos com a morte sem qualquer julgamento ou piedade.


Talvez os Srs já estejam cansados de lerem as palavras “Hipócritas” e “demagogos” nesse Blog, porem não poderia ter adjetivo melhor para aqueles os quais se omitem ou criticam as ações Policias mais rígidas.



pouco tempo, tivemos “regras” estipuladas sobre o uso de armas pelos Policias, a preocupação desses Srs. não foi com a vida de “inocentes” como aparenta, onde culpam o Policia e fomentam manchetes orquestradas para esconderem os seus próprios erros, pois se não houve um preparo condizente do profissional foi devido a pressa de colocarem nas ruas para passarem uma falsa sensação de segurança a grande parte ignorante dessa sociedade.


Assim como aquele teatro que fizeram no tal “desarmamento” onde pessoas de bem, entregaram suas armas que poderiam defende-los de uma ação de marginais ate a demorada chegada da Policia, pois se não possuem a capacidade de proporcionar a tal segurança para aqueles que pagam seus pesados impostos então que lhe sejam oferecidos outras maneiras de se defenderem.


Quanto ao “déficit” de profissionais deverá ser bem maior, não só pelas mortes que se tornaram banais aos olhos de todos, mas também pela forma de que são tratados, com indiferença e covarde por parte do Poder.


Pois, como havia dito em outra postagem, o que leva um jovem a entrar na Policia hoje não é, na sua maioria, a vocação e sim uma carteira e uma arma na mão, ao contrario dos tempos antigos.


A criação de uma delegacia especializada nos crimes contra os Policias e seus dependentes em virtude da sua profissão deveria ser o primeiro passo daqueles que realmente se preocupam com a população, afinal são eles a única barreira que ainda existe e resiste contra a marginalidade.



Meus sentimentos aos familiares desse companheiro



Mais um Sol que nasce no céu desse País.



Em tempo: Um policial é 24 horas de serviço, é o mesmo caso dos Srs Jornalistas os quais, como mesmo dizem, “de folga” se deparam com um furo de reportagem onde não há nenhum outro e com toda a certeza iria cobri-lo.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro