domingo, 26 de dezembro de 2010

UPA pra lá...UPA pra cá



JORNAL O GLOBO (online)
Pacientes reclamam que falta médico em UPA da Taquara, mas secretaria de Saúde nega
Publicada em 26/12/2010 às 12h08m
Ronaldo Braga
RIO - Pacientes que tentam atendimento na UPA 24 horas da Taquara reclamam que não há médicos de plantão na unidade neste domingo. A dona de casa Paloma Costa, de 28 anos, levou os dois filhos, de 2 e 8 anos, com febres e dores, para buscar um pediatra, e foi informada por funcionários de que não há médico trabalhando, apenas enfermeiros:
- Eles só disseram isso e ponto. Nem em encaminharam para lugar nenhum - disse Paloma, revoltada.
A Secretaria Estadual de Saúde, no entanto, afirma que a UPA está funcionando normalmente, e que as reclamações não procedem. Segundo a assessoria de imprensa da Saúde, na UPA se encontram três socorristas e dois pediatras. O órgão diz ainda que é feita uma ronda diariamente em cada unidade e que são levantados os nomes dos faltosos

Alguém esta mentindo, quem seria?


Outro dia eu estava indo para o trabalho quando na minha frente, na calçada, haviam duas mulheres com três crianças, antes de ultrapassá-las, eu ouvi uma dizendo para outra:

- É tudo enganação, eu cheguei La com “fulana” cheia de febre e não havia um medico para atender, só tem “buniteza” esse negocio de UPA.

Creio que ela estivesse se referindo a criança que carregava no colo, com aproximadamente 6 ou 7 anos e a UPA era a do bairro Fonseca em Niterói, era a mais perta do local.


Não é a segunda vez que escuto alguém falando mal das UPAs, creio que os únicos que falam bem sejam aqueles que .não usam ou que tem algo a lucrar sobre elas.

soube de um caso que foi construída uma perto de um Hospital, quem me contou foi um Medico que trabalhava nesse Hospital, que dizia que tudo lá estava sucateado e já na UPA era tudo novinho no entanto não havia médicos.

Não sei quanto a veracidade do comentário, porem, como diz o ditado, “Onde há fumaça há fogo”


A meu ver, se fosse um administrador, , faria visitas surpresas para ver como estava funcionando, nada de anunciar, pois é igual a um Batalhão, quando vem uma “bacana”, pintam tudo, limpam, arrumam tudo para parecer que esta em pleno funcionamento, ate mesmo papel para trabalhar aparece, material o qual em muitos dos casos, somos nós que arrumamos com os amigos.


Quero crer que o mau funcionamento na seja do conhecimento de seus administradores e que eles, assim como nós, também estejam sendo enganados, pois caso contrario, se há a conivência e a cumplicidade desse abandono, só mesmo a cadeia, seja lá quem seja, para punir alguém que esteja “brincando” com a vida.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro