quarta-feira, 20 de julho de 2011

SAMU SUMIU !


JORNAL O DIA (online)
20.07.11 às 02h28 > Atualizado em 20.07.11 às 02h32

Quase a metade da frota do Samu está parada no Rio

Na capital, 40% das ambulâncias aguardam conserto, o que dificulta o socorro a casos como o da grávida de Campo Grande

POR CLARISSA MELLO
Rio - Enquanto a dona de casa Daniele Conceição Bispo, 23, deu à luz na estação de trem de Campo Grande e depois teve de ir ao hospital de ônibus, pelo menos 79 ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros estão sem funcionar no Rio. Só no quartel de Guadalupe há 51 paradas.
A Secretaria de Defesa Civil do Estado admite que 29 das viaturas que atendem exclusivamente a capital estão quebradas — uma delas estaria em Guadalupe. O número representa 40% do efetivo de ambulâncias que atendem todo o Município do Rio — 74 veículos. As outras 50 ambulâncias do Samu inoperantes, afirma a secretaria, seriam de “outros municípios”.
Bombeiro que atua no quartel de Guadalupe e não quis ter seu nome revelado contou à Band News, e depois ao DIA, que as ambulâncias quebradas em Guadalupe estão estacionadas no pátio da unidade há cerca de dois meses.
A secretaria admitiu que, de fato, não há prazo para que os veículos sejam consertados — já que “cada caso requer um tempo”. Mesmo assim, alegou que “novo contrato para manutenção das viaturas já foi assinado pelos bombeiros”.
À mercê da sorte
Na prática, isso significa que outras mulheres poderão reviver o drama de Daniele e o marido, Rafael Nascimento Araújo, 20. “Foram duas horas de desespero. Funcionários da SuperVia começaram a chamar o Samu às 12h40”, contou Rafael. “Ninguém veio. O parto do meu filho, Rafael Guilherme, só foi feito porque uma técnica de enfermagem ajudou. Depois, foi um sufoco para ir ao hospital. Um motorista de ônibus nos levou”, completou.
Secretaria vai investigar
A Secretaria de Defesa Civil do Estado informou que, na hora que a família solicitou o atendimento, das quatro ambulâncias do quartel de Campo Grande, três estavam em atendimento externo e uma quebrada. O órgão afirmou que abriu sindicância interna para apurar a demora no envio de um veículo de outra unidade, e que o resultado deve sair em 10 dias.
Enquanto isso, Daniele e seu bebê, que nasceu com 4,5 kg, se recuperam no Hospital Estadual Rocha Faria. Rafael Guilherme está estável, internado na CTI Neonatal, e já respira sem ajuda de aparelhos. Mas, devido a problemas respiratórios, ainda não pode ser diretamente amamentado pela mãe. Daniele está na enfermaria e passa bem.
'Só pensava em salvar o bebê e a mãe', Maria Aparecida Silva, técnica de enfermagem
A mulher que mudou a história da família do bebê Rafael Guilherme voltava para casa, em Duque de Caxias, após passar a manhã em busca de emprego. Maria, que terminou o curso técnico de Enfermagem no fim do ano, diz que Deus a “empurrou” para estação de trem de Campo Grande.
1. Como você resolveu ajudar? Alguém te chamou?
— Meu filho viu os funcionários da SuperVia nervosos e perguntou o que estava acontecendo. Quando disseram que uma mulher estava em trabalho de parto, eu não tinha outra opção a não ser ajudar. Fiquei preocupada porque não tinha luvas, nenhum material. Passei álcool gel nas mãos e, quando vi, a cabeça do bebê já estava saindo”.

2. No que você pensou?
— Eu só pensava em salvar aquele bebê e a mãe. Eram duas vidas nas minhas mãos. Fiz o que meu coração mandou. Acho que foi Deus que me empurrou para a estação, porque geralmente eu volto para casa de ônibus.

3 . Você já tinha feito ou visto um parto?
— Nenhum. Fiquei muito nervosa. Eu tremia por dentro, mas as pessoas não percebiam. Ontem, não consegui dormir lembrando. Fiquei emocionada.

4 . O que você fez após o parto?
— Meu filho, que é diabético, começou a passar mal. Peguei o primeiro trem. Não deu tempo para nada.

5. O Samu demorou?
— Quando cheguei, o pai do bebê disse que tinha ligado algumas vezes. A saúde está muito precária. (Pâmela Oliveira


É só uma questão de administração, de comprometimento com deveres e obrigações, no entanto, cargos com esta natureza geralmente são “distribuídos”, não com critério de competência, mas sim de interesses políticos, os quais, seus “agraciados” se tornam verdadeiros “escudeiros”, defensores daqueles os quais os beneficiaram, sem qualquer preocupação com seu publico alvo.

Porem só tem conhecimento através da impressa que, em muitos casos, é cúmplice ao fazer maquiagens ou deturpar a realidade para desviar o foco.
A quem podemos recorrer?

Uma resposta difícil de responder, pois só quando sentimos na própria pele é que reparamos o quanto somos impotentes.

“ quanto maior a ignorância mais fácil para manobrá-los”

Coloquei entre aspas não por ter um dia ouvido essa frase de alguém, mas por ter a certeza que alguém deve ter dito, ou do lado dos manipulados ou dos seus manipuladores.

Reparem os Srs alguns fatos semelhantes os quais nos passa despercebidos.

Quando lemos em uma reportagem que a Prefeitura ou o Governo do Estado irá realizar um grande Show com a presença de artistas famosos e logo após, esta escrito: “Entrada Franca” .

Paramos e pensamos: “Puxa !!!! que legal!!!!” e de graça” porem se analisarmos friamente veremos o quanto somos enganados.

Quem monta o show não recebe? E os Artistas ? Ora, deixemos de tanta hipocrisia, alem de financiar o evento com o dinheiro dos nossos impostos ainda ganham com empresas as quais colocam suas propagandas.

Mas para você, só o que importa e tentar esquecer que se precisar de um ensino de qualidade para seu filho vai ter que pagar caro, que pode ser morto de uma hora para outra pelo simples fato de ter um relógio novo ou se precisar de um socorro medico de emergência as viaturas as quais deveriam estar prontas para atende-lo estão sucateadas em algum canto.

A certeza da impunidade não é só para aqueles “pés de chinelo” que nos assalta, que matam ou que viciam em qualquer esquina, ela é mais comum no meio dos nossos “Poderosos” que mesmo flagrados saem impunemente sem qualquer vergonha nas suas caras.

Alguém sabe me dizer onde esta a frota da “dengue” ? ou será que erradicamos ?

Quantas obras públicas inacabadas têm? Quem nos tapeou? Foram punidos? E o nosso dinheiro?

Porem todos sabem quem é o técnico da seleção, mas alguém sabe me dizer quantos ministérios públicos temos hoje?

Nos somos os únicos culpados, porem a vida continua, pelo menos enquanto não formos nós as “vitimas” de nos mesmos.
Mas, logo irão fazer algum "convênio" para terem mais algum lucro, afinal tudo se transforma em dinheiro para seus bolsos grandes ou cuecas.

Ate o próximo escândalo ou seria "murmurio" ?

Ricardo Garcia
Sargento de policia
Cidadão brasileiro