terça-feira, 21 de julho de 2009

"SIC"



JORNAL O GLOBO (online)


Polícia soluciona apenas 15% dos homicídios ocorridos no Rio, mostra pesquisa
Plantão Publicada em 21/07/2009 às 12h05m
Agência Brasil


RIO - Uma pesquisa do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana, produzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra que a polícia soluciona apenas 15% dos homicídios ocorridos na cidade. O restante dos crimes não está resolvido até hoje, seis anos (2003 a 2008) depois de ocorrido.
O coordenador da pesquisa, professor Michel Misse faz uma comparação dos crimes dos últimos anos com a situação encontrada na década de 1950. Segundo ele, meio século atrás, 15% dos furtos e roubos eram solucionados, enquanto atualmente esse número alcança 3% nos furtos e 5% nos roubos. No caso dos homicídios, a taxa de elucidação caiu pela metade, despencando de 30% para 15%.
De acordo com Misse, os dados indicam ainda que, das 400 mil ocorrências registradas por ano no Rio de Janeiro, no máximo 20 mil vão parar na Justiça. São dados ainda preliminares, pois o levantamento só estará concluído dentro de um mês.
Outra constatação do trabalho é de que, em 2005, do total de 3.954 tentativas de homicídio doloso ocorridas na cidade, apenas 293 foram encaminhadas à Justiça. Ou seja, somente 7,4% dos casos foram levados ao tribunal.
O estudo observa que o Programa Delegacia Legal modernizou as unidades policiais, informatizando-as e melhorando as condições de trabalho dos policiais, porém, a qualidade do trabalho não teria acompanhado tais avanços


Creio que nos deixamos ser levados pelas nossas imaginações que estão associadas as grandes series de “filmes americanos”, estilo SIC e outros, onde vemos equipamentos modernos, investimentos sem restrições nas investigações, demonstrando um real interesse em elucidá-las, onde o mais importante não é a vitima e sim o crime, ao contrario da nossa realidade onde, que dependerá da vitima ou da repercussão diante da opinião, para o interesse da atuação e uma resposta rápida, que, em muitas das são maquiadas.


Quanto a qualidade do trabalho a qual se referiram no ultimo parágrafo da reportagem, se associa, a postagem anterior “Volta”, onde falei que de nada adiantaria o conhecimento se não houvesse o estimo e a valorização do Homem, nesse caso, a Peça Chave.


Vale ressaltar que não é bem assim que funciona, a informatização na maioria das vezes, encontra-se inoperante ou fora do ar e não por culpa daqueles que sempre mantiveram funcionando com o sem condições.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Volta !


JORNAL O DIA (online)
21.07.09 às 16h18 > Atualizado em 21.07.09 às 18h07


Comandante da PM diz que militares passarão por cursos antes de irem às ruas

Rio - O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Mario Sérgio Duarte, anunciou, na tarde desta terça-feira, que novos cursos para capacitação de servidores da corporação serão colocados em prática. A medida visa diminuir erros de abordagem e, desta forma, evitar mortes ou lesão de inocentes.
Comandante geral da PM, Mário Sérgio Duarte, durante coletiva de imprensa Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O primeiro curso será voltado para policiais que voltam de férias. Eles terão aulas de reciclagem para que, na volta ao trabalho, possam estar em forma para assim melhor servir à população. O outro curso será voltado para servidores em atividade nas ruas, principalmente em bairros de maior risco. Eles receberão técnicas de abordagem. O coronel Pinheiro Neto será o professor.Sobre os incidentes mais recentes de erros da PM - como os casos envolvendo um funcionário da Caixa Econômica, na Penha e a morte do menino William, em Barros Filho -, o coronel Mário Sérgio afirmou que todos os fatos estão sendo investigados e, caso seja comprovada a culpa dos policiais envolvidos, todos serão punidos.Policiais militares estão, mais uma vez, no centro de investigações sobre morte e ferimentos a pessoas inocentes no Rio. A 39ª DP (Pavuna) abriu inquérito para saber quem são os ocupantes de uma viatura tipo Gol, do 9º BPM (Rocha Miranda), acusados por moradores de Barros Filho de disparar contra o menino William Moreira da Silva, 11 anos, que estava soltando pipa com outros dois colegas.Em novo depoimento à 22ª DP (Penha), que investiga de onde partiu a bala que feriu o bancário Paulo Mury Vieira, 55 anos, na noite de sábado, na Penha, policiais militares do 16º BPM (Olaria) admitem que podem ter confundido o Renault Logan do funcionário da Caixa Econômica Federal com o Astra preto que estava sendo perseguido desde a Rua Cuba.A assessoria de imprensa da PM frisou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio, inicialmente, porque os bandidos atiraram contra os policiais. A PM orienta os motoristas que, em caso de abordagem policial, encostem o carro, ascendam a luz interna do veículo, reduzam os faróis e abaixem os vidros.Em relação à morte do menino William, a PM informou que não houve operação policial naquela comunidade. A 39ª DP, no entanto, está pedindo que seja examinado o registro de GPS das viaturas, que pode revelar que carro estaria naquele local no momento do crime

Deveríamos aproveitar a experiência do nossos “Reformados” nas instruções ao invés deles terem que fazer seus “Bicos’ colocando mais uma vez suas vidas em risco, após tantos anos de dedicação a Corporação, afinal, o conhecimento através da sua vivencia iria passar ao novos e menos experientes a realidade da vida, também iria resgatar um pouco de dignidade e reconhecimento que eles merecem, ao invés de se sentirem abandonados.

Acho necessário que haja uma “reciclagem” desde que seja SÉRIA e não POLITICA. O conhecimento das ações, dos Direitos e Deveres, dos armamentos em geral, das Leis, das novas drogas e ate mesmo, o domínio da sua própria língua, não só facilitaria o seu trabalho como também teríamos uma margem menos de “erros”.

O “profissionalismos” não deixaria qualquer tipo de margens de questionamento em suas atuações, revelando assim o quanto a grande maioria dos componentes dessa Sociedade andam as margens das Leis.

Mudar o pensamento de que o Policial “deve fazer”“porque deve fazer” sem dar a ele o conhecimento “do porque ?” que deve ser feito, com isso irá dar a eles uma visão mais ampla com o poder de raciocínio e a convicção da realização.

Devemos lembrar que não basta somente darmos a esses Homens o conhecimento, afinal de nada adiantaria se não houver a valorização e se não tiverem um estimulo para colocá-los em pratica, não me refiro os “estímulos discriminativos” onde vem a ferir uma hierárquica que é utilizada de forma desleal, gerando entre os pares a discórdia e apatia, mas o reconhecimento, o respeito e principalmente a cumplicidade por parte daqueles os quais eles representam, irá resgatar não só a imagem mas, a confiança tão necessária para o cumprimento das missões.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

PASSADO PRESENTE FUTURO



Mão de Obra barata e pau para todas as obras....

Não há o interesse de acabarem com essa violência, com essa insegurança, afinal ela é mais lucrativa do que a própria segurança.


O Policia é descartável, facilmente manipulado, barato e fácil de encontrar.


É desunido, fácil de ser iludido e muito egoísta.


Enquanto “eles” tiverem a quem culpar , tudo irá continuar.


Será que não chega de HIPOCRISIA E DEMAGOGIA ?

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR Part7 of 7

JA ESTAMOS CANSADO DE VER ISSO !

TUDO A MESMA COISA......

Reparem os Srs que tudo continua como era antes....
Não há o interesse de se MUDAR NADA...
DEMAGOGOS....HIPOCRITAS......

A POLICIAL É UMA MAQUINA DE ENXUGAR GELO

MÃO DE OBRA BARATA E PAU PARA TODA OBRA

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Notícias de uma Guerra Particular - parte 3/10

Reparem os Srs que tudo continua como era antes....
Não há o interesse de se MUDAR NADA...
DEMAGOGOS....HIPOCRITAS......

A POLICIAL É UMA MAQUINA DE ENXUGAR GELO

MÃO DE OBRA BARATA E PAU PARA TODA OBRA

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

A polícia política e corrupta garante a sociedade-2

Reparem os Srs que tudo continua como era antes....
Não há o interesse de se MUDAR NADA...
DEMAGOGOS....HIPOCRITAS......

A POLICIAL É UMA MAQUINA DE ENXUGAR GELO

MÃO DE OBRA BARATA E PAU PARA TODA OBRA

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Narcotráfico e tráfico de armas ASSISTAM a VERDADE

Reparem os Srs que tudo continua como era antes....
Não há o interesse de se MUDAR NADA...
DEMAGOGOS....HIPOCRITAS......

A POLICIAL É UMA MAQUINA DE ENXUGAR GELO

MÃO DE OBRA BARATA E PAU PARA TODA OBRA

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro