quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dentes Brancos



JORNAL EXTRA (online)


CASOS DE POLICIA
Enviado por Camilo Coelho -
8.7.2009 10h54m


Paulo César Lopes
Coronel diz que o problema da PM são os oficiais

O coronel Paulo César Lopes, comandante do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), que na manhã de ontem anunciou a aposentadoria, disse em entrevista à Rádio BandNews que o problema da Polícia Militar são os oficiais. Paulo Cesár disse ainda que o salários dos praças é de fome e que se tivesse assumido o comando da PM na tarde desta quarta-feira, no lugar do escolhido do coronel Mário Sérgio Alves de Britto, a primeira ação seria pedir ao governador Sérgio Cabral um aumento para a tropa.
Porque existem tantos desvios de conduta na Polícia Militar? Gostaria de destacar que o salário é uma variável relevante. O policial militar do Rio de Janeiro é o mais mal pago da federação, o que é lamentável. Mas se a gente considerar a questão salarial como fomento para a corrupção, então deveríamos ter todos os pobres corruptos e ladrões. O que falta na Polícia Militar é culto a valores, o que falta é estancar um processo de cumplicidade e omissão dos oficiais com a corrupção. Os praças da Polícia Militar são muito bons, desde que bem conduzidos. O problema está na oficialidade, é preciso maior direção, maior controle no processo de seleção, maior controle no processo de formação, para que a tropa seja bem conduzida. Existe cumplicidade e omissão com a questão da corrupção. E falta de coragem de alguns de agir. Se o senhor assumisse o comando geral da PM quais seriam as prioridades? Pediria ao governador aumento salarial. Isso é básico. A Polícia Militar, os praças, precisam de aumento. O salário que está sendo pago para a tropa é de fome. Soldado não pode ganhar R$ 860. Segundo, eu acabaria com algumas unidades como o BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Especiais), BPChoque (Batalhão de Choque) e Move (Módulo Operacional de Vias Especiais) e criaria o Batalhão de Policiamento Ostensivo a Pé, para reduzir drasticamente esses crimes de rua que precisam da atuação da polícia, mas não em viatura. A Polícia Militar é ostensiva, precisa de capilaridade junto à população. E quanto à questão do auto de resistência? Nunca tomei nenhuma medida punitiva com relação a essa questão, porque essa investigação fica a cargo da Polícia Civil. As demais medidas a cargo do Ministério Público e depois do Judiciário. Não temos elementos de prova para apurar se aquela ação foi legítima ou não. Isso compete, exclusivamente, à Polícia Civil apurar. Os crimes praticados pelo Polícia Militar contra civis em serviço é competência da Justiça comum. E a investigação da Polícia Civil. A PM apenas instaura um procedimento para verificar se houve legitimidade na ação, se aqueles procedimentos regrados pela corporação foram observados. Mas como o senhor analisa esse fenômeno de denúncias, que são muitas? Eu não tenho dados para afirmar que existe um exagero, mas é preciso que tenha uma reformulação das instruções, uma priorização da disciplina dos direitos humanos, informando ao policial que quanto mais ele suprimir vidas, maior oposição ele vai encontrar daquelas pessoas que são criminosas. Em 70, o marginal não atirava na polícia. Na década de 90, o policial passou a ser chamado de verme e o meliante passou a não respeitar mais o policial, talvez até pela própria postura em relação a ele, com corrupção e uso excessivo da força. Não se deve estimular essa prática de confronto ou morte. Precisa ter a prisão, a apresentação na delegacia e o julgamento fica a cargo do Judiciário.

Dizem que Jesus fazia uma caminhada com seus discípulos quando um fato chamou a atenção de todos, havia um cachorro morto em adiantado estado de putrefação, alguns de seus discípulos reclamaram do cheiro que aquela carne podre exalava, já a outra parte reclamavam da cena ao ver os vermes saindo de dentro daquela carne, e Jesus pediu licença para passar entre eles, se aproximou do cachorro e disse:


Olha que lindo dentes brancos que ele tinha.


Moral da Historia: Devemos sempre procurar algo de bom em tudo por mais dificil que seja.


Creio que essa reportagem tenha alguns aspectos que eu concorde, poderia usar como exemplos os trechos: “O policial militar do Rio de Janeiro é o mais mal pago da federação”, “O salário que está sendo pago para a tropa é de fome”, “O que falta na Polícia Militar é culto a valores”, “maior controle no processo de seleção” nesse caso faria um pequeno comentário a respeito, antigamente, a maior parte dos candidatos que prestavam concurso para a Policia, era devido a sua vocação, já hoje, essa grande parte é só por uma estabilidade financeira, por menor que seja e esse fato se agrava diante da imediata necessidade do Governo, em responderem as cobranças da sociedade.


Acredito que mais uma vez tenhamos a oportunidade de “mudar”, ao invés de antes cobrarmos devemos valorizarmos, não me refiro somente a salários, afinal são tantas coisas que estamos “carentes” que ate mesmo o “tal salário” passa a ser em segundo plano.


Hoje, por exemplo, assisti o programa do apresentador e Deputado Estadual Wagner Montes, em que ao comentar sobre a morte de um Policial Militar ele falou o que eu sempre falei e ate postei em meus comentários passados, a criação de uma Lei que acabe com qualquer beneficio de pena para aqueles que atentarem contra a integridade do Policial ou de seus familiares em conseqüência da sua profissão.


Para mim não importa quem vai ser o “Pai” dessa Lei, o que importa é que ela seja feita pois iria nos beneficiar a todos coibindo as ações dos marginais contra nós , Policias

Outra coisa importante seria a criação de mais um hospital (que não seja em cima de morro) , pois a cada um policial novo que entre, são mais três dependentes que irão utilizá-los e a cada dia esta insuportável ser atendido ou fazer qualquer tipo de exame.


A liberação do Governo de um “premio” para aqueles que completarem seus “tempos” com um bom comportamento, pois ajudaria a recomeçar suas vidas depois de tantos anos de dedicação, esse premio poderia ser os cem mil do seguro em caso de morte, só que seria em caso de vida.


A formação de um “conselho disciplinar” eleito em cada batalhão pelos seus integrantes independentes de postos ou patentes que iriam apurar e julgar as possíveis desvios de condutas.


O fim da Punição de detenção para as faltas disciplinares.

O fim das discriminações por parte do Comando e principalmente por parte do Governo com os integrantes da Corporação, digo as “gratificações” que são distribuídas por atitudes que fazem parte das nossas obrigações, com isso o escalonamento fica comprometido.


A criação de creches e mais escolas para os nossos Filhos.

O aproveitamento dos nossos dependentes (filhos, enteados) que estejam em formação universitária nos quadros da nossa corporação como forma de estágios.


O aproveitamento garantido dos nossos Reformados nas instruções aos novos recrutas, imaginem a experiência que pode ser aproveitada.


Reparem os Srs que são poucas idéias que iriam minimizar o nosso sofrimento, imaginem nossos Homens saírem para as ruas sem terem qualquer tipo de problemas que possa interferi nas ações ?


Cada um de nos temos as nossa idéias para melhorarmos a nossa Policia, a única coisa que queremos é ser ouvidos.


Espero que o nosso novo Comandante seja o nosso representante e o nosso Líder.


Quanto a reportagem vejam o exemplo da historia,


OBS: Torno a frisar que não quero ser candidato a nada, só o que quero é a dignidade e o respeito para a minha profissão.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

0 x 1



JORNAL O GLOBO (online)
Durante folga
PM é morto em tentativa de assalto em Irajá
Publicada em 08/07/2009 às 03h42m

RIO - Um cabo da Polícia Militar morreu na noite de terça-feira depois de ser baleado no Irajá, durante uma tentativa de assalto. O PM estava de folga e saída da casa da mãe, na Rua Jucari, quando foi abordado pelos bandidos. O policial chegou a ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, mas não resistiu. Este seria o primeiro PM morto depois da troca do comando da Polícia Militar. O caso foi registrado na 27ª DP (Vicente de Carvalho).

Reparem os Srs a maneira que é publicada esta minúscula matéria de um triste fato, não estou me referindo ao destaque que deveria ter, afinal é mais um Ser Humano que foi morto e hoje em dia a vida já não vale mais nada, talvez por ter sido mais um Representante do Estado, do Poder Publico que foi desafiado pelo “Poder Paralelo”, isso também não importa muito para os que estão sendo representados, pois será colocado outro em seu lugar. O que me refiro foi um pequeno trecho que de uma forma maliciosa do autor em que diz:


Este SERIA O PRIMEIRO PM morto depois da troca de Comando da Policia Militar


É como se fossemos “recomeçar” a contagem das “peças” perdidas na “Nova Partida” desse jogo sujo.


Ao CABO PM Amigo e Companheiro de Farda, que cumpriu sua palavra esta pequena homenagem desses que continuaram a sua luta.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro e “Porcorativista”