terça-feira, 21 de julho de 2009

Volta !


JORNAL O DIA (online)
21.07.09 às 16h18 > Atualizado em 21.07.09 às 18h07


Comandante da PM diz que militares passarão por cursos antes de irem às ruas

Rio - O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Mario Sérgio Duarte, anunciou, na tarde desta terça-feira, que novos cursos para capacitação de servidores da corporação serão colocados em prática. A medida visa diminuir erros de abordagem e, desta forma, evitar mortes ou lesão de inocentes.
Comandante geral da PM, Mário Sérgio Duarte, durante coletiva de imprensa Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
O primeiro curso será voltado para policiais que voltam de férias. Eles terão aulas de reciclagem para que, na volta ao trabalho, possam estar em forma para assim melhor servir à população. O outro curso será voltado para servidores em atividade nas ruas, principalmente em bairros de maior risco. Eles receberão técnicas de abordagem. O coronel Pinheiro Neto será o professor.Sobre os incidentes mais recentes de erros da PM - como os casos envolvendo um funcionário da Caixa Econômica, na Penha e a morte do menino William, em Barros Filho -, o coronel Mário Sérgio afirmou que todos os fatos estão sendo investigados e, caso seja comprovada a culpa dos policiais envolvidos, todos serão punidos.Policiais militares estão, mais uma vez, no centro de investigações sobre morte e ferimentos a pessoas inocentes no Rio. A 39ª DP (Pavuna) abriu inquérito para saber quem são os ocupantes de uma viatura tipo Gol, do 9º BPM (Rocha Miranda), acusados por moradores de Barros Filho de disparar contra o menino William Moreira da Silva, 11 anos, que estava soltando pipa com outros dois colegas.Em novo depoimento à 22ª DP (Penha), que investiga de onde partiu a bala que feriu o bancário Paulo Mury Vieira, 55 anos, na noite de sábado, na Penha, policiais militares do 16º BPM (Olaria) admitem que podem ter confundido o Renault Logan do funcionário da Caixa Econômica Federal com o Astra preto que estava sendo perseguido desde a Rua Cuba.A assessoria de imprensa da PM frisou que o caso foi registrado como tentativa de homicídio, inicialmente, porque os bandidos atiraram contra os policiais. A PM orienta os motoristas que, em caso de abordagem policial, encostem o carro, ascendam a luz interna do veículo, reduzam os faróis e abaixem os vidros.Em relação à morte do menino William, a PM informou que não houve operação policial naquela comunidade. A 39ª DP, no entanto, está pedindo que seja examinado o registro de GPS das viaturas, que pode revelar que carro estaria naquele local no momento do crime

Deveríamos aproveitar a experiência do nossos “Reformados” nas instruções ao invés deles terem que fazer seus “Bicos’ colocando mais uma vez suas vidas em risco, após tantos anos de dedicação a Corporação, afinal, o conhecimento através da sua vivencia iria passar ao novos e menos experientes a realidade da vida, também iria resgatar um pouco de dignidade e reconhecimento que eles merecem, ao invés de se sentirem abandonados.

Acho necessário que haja uma “reciclagem” desde que seja SÉRIA e não POLITICA. O conhecimento das ações, dos Direitos e Deveres, dos armamentos em geral, das Leis, das novas drogas e ate mesmo, o domínio da sua própria língua, não só facilitaria o seu trabalho como também teríamos uma margem menos de “erros”.

O “profissionalismos” não deixaria qualquer tipo de margens de questionamento em suas atuações, revelando assim o quanto a grande maioria dos componentes dessa Sociedade andam as margens das Leis.

Mudar o pensamento de que o Policial “deve fazer”“porque deve fazer” sem dar a ele o conhecimento “do porque ?” que deve ser feito, com isso irá dar a eles uma visão mais ampla com o poder de raciocínio e a convicção da realização.

Devemos lembrar que não basta somente darmos a esses Homens o conhecimento, afinal de nada adiantaria se não houver a valorização e se não tiverem um estimulo para colocá-los em pratica, não me refiro os “estímulos discriminativos” onde vem a ferir uma hierárquica que é utilizada de forma desleal, gerando entre os pares a discórdia e apatia, mas o reconhecimento, o respeito e principalmente a cumplicidade por parte daqueles os quais eles representam, irá resgatar não só a imagem mas, a confiança tão necessária para o cumprimento das missões.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar