sexta-feira, 25 de junho de 2010

"MANGOS MADUROS"



JORNAL O GLOBO (online)


Homem baleado dentro de mercado no Santo Cristo morre no hospital
Plantão Publicada em 24/06/2010 às 23h30m
Marcelo Gomes

RIo - O policial militar reformado Isaías Barcelos, de 63 anos, baleado no início da noite desta quinta-feira dentro de um supermercado na Rua Santo Cristo, na Zona Portuária, morreu no Hospital Souza Aguiar. Além de Isaías, também foi baleado dentro do estabelecimento um homem identificado como Nilton Rodrigues. Ele permanece internado.
A polícia ainda não sabe em quais circunstâncias ocorreu no tiroteio. Sabe-se apenas que, após o crime, o bandido que atirou em Isaías fugiu levando a pistola do PM reformado. Um comparsa esperava pelo criminoso numa moto, do lado de fora do supermercado. Policiais que estiveram no local informaram que nada foi roubado do estabelecimento. O crime teria sido gravado por câmeras do circuito interno de segurança da loja. Com a morte de Isaías, o caso passará a ser investigado pela Divisão de Homicídios (DH).


Antes de falar algo, reparem a forma em que se intitula essa reportagem:

“Homem baleado dentro de mercado no Santo Cristo morre no hospital”


EsteHomem” como continua a reportagem era um Policial Militar, e pior, ele continuava a lutar pela preservação da Ordem Publica e o cumprimento das Leis conforme seu juramento a mais de trinta anos atras.


Não há fato que me revolte mais do que igual a esse, se fossemos falar o “português básico” com toda certeza eu seria censurado.


É ridículo termos que trabalhar durante trinta anos e depois, ao invés de termos tranqüilidade e dignidade de uma “aposentadoria” ainda termos que trabalhar para colocar o sustento da nossa família, isso devido ao descaso e a incompetência dos nossos Governantes.


Qualquer ignorante perceberá ao fazer uma simples conta de somar que a idade limite para a inclusão em nossos quadros é ridícula, tanto para a mínima quanto para a máxima.


Um cidadão para adquirir uma arma tem que ter no mínimo 25 anos, no entanto para ser Policial aqui no Rio é com 18 anos, preocupante já que não há nenhum investimento serio na sua formação e nem mesmo um acompanhamento psicológico do profissional que a cada dia de sua vida nas funções sofre um estresse e pressões que não são mensuradas e o pior de tudo é assistir na mídia as mentiras ou propagandas enganosas as quais o Estado se promove onde tenta passar uma falsa sensação de segurança a população.


Qual seria a intenção de um jovem com 18 anos entrar para a Policia já que o salário não conseguiria sustentá-lo?

Para mim só haveria duas respostas: A carteira e a Pistola na cinta.


A primeira ainda existem pessoas que respeitam, já a segunda todos respeitam.

a idade máxima, me leva a crer que após as UPPs o Governo pensa em fazer um “batalhão Geriátrico” afinal após trinta anos de serviços, o Policial aprovado nesse concurso irá se reformar com 60 anos e sem qualquer condições de combate que acompanhe essa escalada de violência.

Não ha uma Politica de Estado e sim uma Politica de Governo.


Nada é serio tudo "paliativo" ate o proximo governo


Por fim, é mais um companheiro executado onde dessa vez, o Estado não terá o trabalho de substituí-lo já que era "apenas um reformado".

Espero que tenhamos a mesma consciência na hora de votarmos e os classificarmos e destacarmos como “apenas Políticos” da mesma forma que fazem com a gente.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Apenas mais um a mostrar a vergonha
Cidadão brasileiro

2 comentários:

  1. Batalhão geriátrico; foi demais..... quando vc cita a carteira e a pistola eu penso que se um policial sair na rua com sua carteira e a pistola,está se arriscando a morrer do mesmo jeito, pois se o bandido o descobre?então me leva a crer que respeito com a polícia já deixou de existir faz tempo infelizmente. vamos ter fé que o próximo governo dependendo da atitude de nossos eleitores, seja melhor para nossos policiais, no que depender deta pessoa que escreve gostaria até de sugestões para um político que fosse bom e olhasse melhor por vcs. um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande, Ricardo Garcia!
    Em 1994, cheguei SD PM lá no BPCHQ. Você era do PEC e, muitas vezes, por ocasião da sua escrituração do "Direito de Não Ter Direito", batemos bons e longos papos. Sou seu fã. Lembro de um texto seu onde a narravas a vida de um pai e marido policial militar saindo de casa para o trabalho... Emocinoante! Na época, você me deu uma cópia que, infelizmente, não a tenho mais.
    Amigo, vou tentar entrar em contato com você pelo número de telefone que tenho - mas não sei se é o atual. De qualqer forma, torno público minha admiração por uma pessoa que sempre seguiu na mesma direção, que sempre lutou - através de suas redações - por uma PM melhor. Infelizmente, não temos a unanimidade necessária para acabar com os absurdos que conhecemos nessa PM, mas você e eu fazemos nossa parte (como muitos outros).
    Estarei divulgando o Blog entre amigos.

    HEROISOCIAL.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar