sábado, 26 de junho de 2010

O PODER !



JORNAL O GLOBO (online)


BRIGA
Confusão entre médicos de PAM e políticos vai parar na delegacia
Publicada em 26/06/2010 às 07h54m
Flavia Lima e Gustavo Goulart

RIO - Dois médicos plantonistas do Posto de Atendimento Médico (PAM) de Irajá, na Zona Norte, foram levados para a 22ª DP (Penha) na noite desta sexta-feira, acusados de omissão de socorro. Segundo os médicos Gabriel Rebello, de 61 anos; e Wellington de Paiva Gouvêa, de 39, o deputado estadual Pedro Fernandes Neto e sua mãe, a vereadora Rosa Fernandes (ambos do PMDB), queriam que os clínicos atendessem uma criança de 10 anos que passava mal, já que o único pediatra estava ocupado com um caso de emergência. Como como os profissionais se negaram, Pedro Fernandes teria chamado a polícia para prendê-los.


O presidente do Sindicato dos Médicos, Jorge Darze, vai entrar segunda-feira com uma ação judicial acusando o deputado e os policiais de abuso de poder e constrangimento ilegal.


O deputado, que mora perto do PAM, contou ter ido à unidade levar um amigo que passara mal em sua casa. Ele afirmou ter visto a criança passando mal na porta da unidade, e por isso entrou no posto de atendimento à procura de médicos.


Segundo os médicos, policiais do 9º BPM (Rocha Miranda) foram chamados pelo parlamentar, que chegaram em quatro viaturas. Os clínicos Gabriel Rebello e Wellington Gouvêa foram levados por PMs até a delegacia. Lá, Rebello depôs contando sua versão da história. Wellington de Paiva se negou a prestar depoimento, dizendo que só o fará na Justiça. O caso foi registrado como omissão de socorro e será encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Se fizessem uma vistoria no HPM(nit) iriam ver que o caso é semelhante, no entanto a única diferença é ter um pediatra de plantão, o que nem isso temos nos finais de semana.

Por diversas vezes eu reclamei oficialmente, passando o ocorrido aos meus superiores, no entanto o quadro ainda é o mesmo, até que haja uma vitima fatal.

Essa reportagem nos mostra varias coisas, entre ela o uso da Policia Militar para coibir as falhas que existem em nosso sistema de saúde, com isso mais uma vez a imagem desses profissionais se denigre, já que as razões as quais os médicos se negaram a o atendimento são plausíveis em relação as suas especialidades.


É como se cobrássemos de nós Policias Militares uma multa por flagrar um “motoqueiro” trafegando em cima de uma calçada, que para o leigo seria o certo, no entanto é, depois desses “acordos” os quais não há uma informação precisa, competência das Prefeituras.

É complexo a minha maneira de expor, no entanto a falha é do Estado em não se preparar para a demanda que oscila em colocar somente um pediatra de plantão.


o Sr Deputado e CIA, não deveriam se prevalecer de seus cargos e utilizarem mais uma vez de seus “instrumentos Políticos” nós, e saberem que muitos outros que não possuem esse "poder" já passaram por isso antes da sua chegada e tiveram que se calar.

Assim como nós PPMM quando levamos nossos filhos ao Hospital e temos que levá-los também a uma rede publica, por meios proprios e por não termos especialistas de plantão, mesmo sendo descontados “fabulas” em nossos minguados proventos.


Acionem o Estado, e não os medicos, pois como sempre coloco em minhas crônicas, a propaganda é enganosa relativa as suas ações e já fazem muito com seus salarios defasados e seus dias congestionados.

OBS: Foram quatro viaturas para um “Deputado” e nenhuma para quem realmente precisa.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

2 comentários:

  1. Não existe saúde para nosso povo, infelizmente, erraram para mim os dois lados em questão, o primeiro o parlamentar que se utilizou de seu embleminha de deputado, não sei o que, e o segundo, todos n´s temos o nosso salário defazado, sei tanto disto pois sou da área há uns dez anos mais ou menos,mas se tratando de uma criança mesmo não sendo pediatras, será que não podiam pelo menos verificar a situação como emergencial ou não? para que não chegasse ao problema exposto?todo médico antes de ter qualquer especialidade é CLÍNICO. sabe é assim que muita gente morre nos hospitais da vida,e é aí que infelizmente acontece as omissões de socorro, pois os médicos as vezes nem olham o doente e muito menos a situação em questão, sou uma enfermeira que já vi diversas coisas. um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. UM PASSSARINHO ME CONTOU QUE O AUMENTO DE + DE 80% DOS DELEGADOS É ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA NÃO SER DENUNCIADOS EM GRAPOS FEITOS PELOS SR DR DELPOL, ASSIM O CANALHA DO CABRAL NÃO IRIA CONSEGUIR NEM SE ELEGER PARA SINDICO DE CONDOMÍNIO.
    É O VELHO DITADO:
    " OU DAR OU DESCE"
    QUEM TEM C. TEM MEDO, E O PINÓQUIO CABRAL PREFERIU DAR 80% DO QUER VIR A PLÚBLICO SUAS TRAMOIAS E ROUBALHEIRAS.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar