sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ora Pois...


JORNAL O GLOBO (online)

Polícia Civil monitora comunidades para onde bandidos fugiram
Publicada em 04/02/2011 às 23h43m
RIO - De acordo com o serviço de inteligência da polícia, os chefes do tráfico nos morros de São Carlos e da Mineira deixaram as favelas e estariam na Rocinha, enquanto o segundo escalão se abrigou nos morros da Pedreira e Lagartixa, em Costa Barros. Segundo o serviço de inteligência, ficaram apenas os traficantes de terceiro escalão e os que não têm ficha na polícia. Nos morros de Santa Teresa, cuja facção criminosa é rival, traficantes - que teriam se escondido ali após a ocupação do Complexo do Alemão - teriam fugido para o Engenho da Rainha, no Morro do Juramentinho.
O delegado Ronaldo Oliveira explicou que, na Chefia de Polícia Civil, funcionará um centro de controle e inteligência, que vai monitorar, em tempo real, as comunidades para onde os chefes do tráfico teriam fugido:
- Caso haja alguma emergência na Rocinha, na Pedreira ou em alguma favela do Caju, estaremos prontos com o efetivo da Polícia Civil, para ocupá-las imediatamente.
( Polícia já tem data e hora marcadas para ocupar nove favelas do Centro )
A ocupação será acompanhada pelo comando da PM, que montará um quartel general no Batalhão de Choque. Nesse local ficará um ônibus do Instituto Félix Pacheco e da Polinter, que vão identificar os presos e verificar se eles têm mandado de prisão. Essa identificação também poderá ser feita na 6 DP (Cidade Nova). Oficiais superiores e de comando ficarão circulando nessas favelas e supervisionando toda a operação.
Especialista critica divulgação
A tática utilizada pela Secretaria de Segurança de anunciar com antecedência sua estratégica de ocupação tem, segundo especialistas, pontos positivos e negativos. De acordo com o coronel José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de Segurança, a medida possibilita à população tomar precauções, mas é desnecessária a quantificação do contingente que será utilizado.
- Quando você anuncia, a comunidade pode se preparar com antecedência e, em caso de confronto, não se expor. Contudo, não acredito que as forças de segurança devam dar detalhes das operações. Basta dizer o dia; a quantidade de homens e veículos, por exemplo, não deveria ser divulgada.
O coronel diz ainda que sua opinião é reforçada pelo fato de que as operações são realizadas para ocupar o terreno e não para prender os criminosos

Gostei das declarações do Sr Cel José Vicente da Silva Filho, afinal não sou o único a pensar dessa maneira, pois o que o Estado esta fazendo é um “jogo de empurra” e criando um estigma de letrinhas onde só existem “BOPE e UPPs”, soluções milagrosas para empurrar a “sujeira” sob o tapete, pois como havia dito em outra postagem, lugar de marginal é na cadeia ou no cemitério e isso não estamos presenciando.

Será que os motivos das ações seriam apenas para “inglês ver” afinal se reparamos, o “lixo” esta sendo jogado em áreas distantes dos locais onde serão realizados os eventos esportivos mundiais.


As Ações do Governo são de dar inveja a qualquer agencia publicitária, estamos quase iguais a “Brastemp”, onde uma marca virou sinônimo de qualidade e que hoje em dia, embora tenhamos varias marcas muito melhores no mercado, o nome mantém, mesmo que a sua qualidade não seja boa.

O triste vai ser para seus sucessores, que herdaram um verdadeiro CAOS.


Quanto as informações “desnecessárias” aos marginais, só teria a dizer uma pequena piada que ouvi do Humorista “Ari Toledo” que diz:

“Dizem que um espião português entrou em um taxi aqui no Brasil e o motorista perguntou para onde ele pretendia ir, e ele respondeu que era uma informação sigilosa e isso ele nunca iria dizer.”


Quem sabe deveríamos aprender com nossos Irmãos Português? Pois também devemos ser “alvos” de piadas lá em Portugal ao tomarem conhecimento desses fatos.

Alguém sabe me dizer se aquele “Ten Cel Impostor” que andava na nossa Secretaria de Segurança, será que ainda esta na “ativa” ?

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Um comentário:

  1. Engraçado esta, se ao ser anunciado na mídia data, hora, local, minutos das ocupações, não é a mesma coisa que dizer ao marginal foge que ainda dá tempo......quanto as pessoas da comunidade todos nós sabemos do risco, mas ao alertá-los não é bem pior, quando da ocupação do complexo do alemão, pelo que se sabe não houve mortes de civis, é sinal que foi bem planejado, não poderia ser assim tb em outras comunidades, outro dia mesmo saiu na mídia, que o tráfico no alemão está voltando..... lamentávelmente. bom domingo bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar