quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para que Leis?

Para os que não conhecem o Município de Niterói, no Rio de janeiro, existe uma alameda chamada de São Boaventura, no bairro Fonseca, e devido a ser ela uma das principais vias que leva a região dos lagos, é muito movimentada.

Há pouco tempo, fizeram uma modificação no transito, colocando vias exclusivas para ônibus e as malditas vans desculpem-me expressar dessa maneira, no entanto, já expressei o meu pensamento sobre o tal “transportes alternativos”.

Todos os dias eu levo meu filho ao colégio e a minha mãe de 84 anos a hidroginástica e tenho que “pegar” essa alameda, o tempo de ida aos dois destinos é de aproximadamente cinco minutos, porem, o de retorno é de uma hora mais ou menos.

Eu havia prometido a uma amiga que trabalha no Órgão responsável pelo transito daqui do município, uma campanha para minimizar os vários acidentes que tem acontecido, no entanto, devido a um problema de saúde na família, deixei pela metade e só agora estou retornando a fazê-lo.

O motivo de estar escrevendo esse desabafo, os Srs irão logo ver, é um exemplo do que esta acontecendo com a nossa Policia.

Pois bem, como havia dito, todos os dias eu sou obrigado a usar essa via e com isso, presencio as inúmeras infrações de transito e as fotografo com meu aparelho celular.

São ônibus e vans saído de suas faixas exclusivas, são motociclistas sem capacetes transitando nas faixas dos ônibus ou ate mesmo em cima das calçadas e ate mesmo em frente de uma delegacia de policia e tantas outras cometida pelo mesmo cidadãos que cobram uma policia eficiente, para mim um bando de hipócritas e demagogos, os quais só entendem uma linguagem, a porrada.

Sei que a minha linguagem chega a ser vulgar, porem como havia dito é um desabafo e não sou de fazer “rodeios” com sentimentos.

Quanto aos “guardas de transito” os classifico (a maioria) como expectadores do transito, pois poucos são os que realmente fazem o que devem fazer, controlar o transito, assim como os “agentes das baias” pessoas que controlam o embarque dos passageiros nos ônibus, ou apenas uma “cabide de emprego” patrocinado pelos bolsos dos contribuintes já que só o que presenciamos são essas pessoas de bate papo com passageiros ou nos seus telefones celulares.

Se fizermos uma pesquisa relativa as multas aplicadas nessa via, posso garantir que não haverá nenhuma aplicada as vans e ônibus, porem , caso eu use a via exclusiva, serei multado.

São dois pesos e duas medidas

Mas voltado ao nosso “foco”, em uma das vias que cortam esssa alameda, presenciei uma “van” na contra mão impedindo que um carro entrasse na rua, o motorista ao ver a trapalhada que estava fazendo, deu macha ré e subiu pela calçada, logo após veio um taxi pela contramão e fechou a rua novamente.

Como eu estava com a minha mãe dentro do carro, e perto da janela do motorista, me identifiquei ao mostrar a minha carteira de Policial e perguntei se ele não sabia que estava na contramão, e fui respondido com a seguinte frase: “- E daí?”

A minha vontade era de descer do carro e conduzi-lo para a DP, por bem ou por mal, só iria depender dele, porem, o que isso iria acarretar? Nada.
O respeito não existe mais, por culpar do próprio poder publico e pior com a colaboração da própria Instituição.

Será que estou errado?

No mesmo bairro, na esquina da minha casa, presencio todos os dias as motos transitando em cima da calçada para fugirem do engarrafamento, outro dia, estava a paisana, e em apenas 15 minutos, abordei 25 motos na infração, liguei para o meu Comandante e solicitei um auxilio, prontamente veio uma viatura, porem não tinha um talonário de multa do município alem de não conseguirem um reboque para levá-las.

São tantas “pedras” que colocam em nosso caminho para que desanimemos em cumprir nossas missões que chega a ser ridículo.
Porem, caso um desse motoqueiros atropelem uma criança, com toda a certeza teremos aquele ignorante que irá dizer: “- cadê a policia...você não é policial? Porque não prende esses caras?”

Mal sabem que com a retirada da Policia do transito e as “maracutaias” entre Estado e Município, foram dividias as infrações e não há o interesse por parte das administrações, sejam elas qual forem de trabalharem corretamente.

Não venham me questionar sobre isso, basta apenas viverem um dia a dia para terem a confirmação do que acontece.

O Policial é um Ser Humano e como tal é sujeito as pressões as quais não são mensuradas, um salário baixo, as dividas crescentes, filhos, colégios, família, doenças, tudo pesa em uma atuação profissional.

Qualquer desequilíbrio pode acarretar desgraça, por mais preparado que esteja, o policial é sujeito a isso.

Reparem os Srs a que ponto chegamos, de um simples desacato a um complexo bem estar.

Sei que isso é normal, o estresse hoje é comum em qualquer profissão, gerado por um conjunto de fatores que no caso do Policial, não é acompanhado e muito menos é dado a devida atenção.

Resumindo, a destruição não é só da imagem, mas também do que ele representa.

Parabéns a todos os que contribuem para a anarquia, para os que desrespeitam as Leis, para os que são coniventes, para os que contribuem.

Vocês estão conseguindo, só espero que quando acontecerem com vocês não venham culpar o Policial.

Pois uma simples Lei de transito é um termômetro da educação que seus Pais lhe deram e que o Estado contribui para a continuarem com essa impunidade.

Letra de uma musica: "Policia para que Policia, Policia para quem precisa de Policia? "

E nos é que somos errados


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar