terça-feira, 6 de setembro de 2011

ENSINO


IMAGEM DA INTERNET
JORNAL O DIA (online)

06.09.11 às 01h26
Ameaça para seleções do Rio
Supremo Tribunal Federal pode derrubar decreto que reserva vagas para negros e índios
POR PRISCILA BELMONTE
Rio - O PSDB vai entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular o decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral, em junho, que reserva 20% das vagas em concursos públicos para negros e índios. A polêmica posição contrária à política de cotas raciais ameaça novas seleções no Estado do Rio, uma vez que o decreto pode perder seu valor legal. Caso a decisão do STF seja favorável ao partido, a norma deixa de valer mesmo que já tenha sido publicada em edital, alertam especialistas.

A advogada Roberta Kaufmann é quem vai mover a ação em nome do partido. Ela costuma dizer que o sistema de cotas ofende o princípio da proporcionalidade. Procuradora de Justiça no Distrito Federal, já chegou a afirmar que as cotas favorecem a entrada de negros ricos nas universidades e estimulam uma discriminação reversa.

Publicado na última sexta-feira, o edital do MPE-RJ (Ministério Público do Estado do Rio) foi o primeiro do estado que apresentou vagas reservadas a negros e índios.

Estudante, Jefferson Espíndola, 26, diz que o meio de contornar a desigualdade racial deveria ser pautado na valorização salarial do professor em sala de aula: “Temo que esconda a importância de se investir na educação”.

Sem unanimidade

Autor de lei que favorece deficientes físicos no Rio e ativista tucano, o deputado federal Otávio Leite declarou que é a favor das cotas raciais. Leite, entretanto, destaca que deve haver exigência de nota mínima: “É preciso que haja aferição concreta da aptidão do concursado”, diz.

Situação social

O decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral em junho mostra a necessidade de se modificar a situação social do negro no serviço público. Foi o que disse, na ocasião, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros.

Igualdade de raças

A ministra-chefe da Seppir declarou, na época, que a adoção de ações afirmativas na esfera estadual, aliada aos programas sociais desenvolvidos a partir das Upps (Unidades de Polícia Pacificadora), colocava o Rio na vanguarda dos movimentos rumo à igualdade racial.

Brecha para ações

Para o advogado Sérgio Camargo, especialista em Direitos Humanos, a decisão do PSDB é equivocada: “Tem que haver a inserção de negros e índios nas instituições públicas”. Camargo, no entanto, reconhece que a política de cotas raciais pode abrir brecha para ações na Justiça.


Outro dia eu passei por uma pessoa negra que vestia uma camisa com o seguinte dizer: 100% NEGRO, ai eu fiquei pensando se eu colocasse uma camisa com os dizeres: “100% BRANCO” o que eu seria ?

Resposta: Racista e mentiroso, pois somos um povo “mestiço”

O nosso grande problema são os hipócritas que se dizem “representantes” de “grupos’ os quais garantem votos em épocas eleitorais, para que se mantenham no Poder com regalias e mordomias sem falar nas falcatruas os quais a cada dia os deixam mais ricos.

Não é particularidade só da raça, temos também de religiões, opções sexuais, e outras

Imaginem se tivéssemos uma cota de vagas para o ensino superior para os homossexuais, para os católicos, para os protestantes, para os heterossexuais, e tantas outras particularidades que existem?

Devemos é investir na educação de qualidade, com a profissional bem remunerado e qualificado, para que tenha o PRAZER de exercer uma das funções mais nobres que é o ensino.

Investir em escolas as quais tenham condições de trabalho, afinal o ensino é o “alicerce” da vida de uma pessoa, onde ele irá construir a sua “casa” com uma boa base.

Hipócritas e demagogos são os que tentam diferenciar o nosso Povo para conseguirem proveitos para si.

Se há uma cota para os negros e índios, também me acho com Direito de ter uma.

Porem nesse País as coisas são diferentes, coloco como exemplo o que vivo hoje, onde meu filho estuda em um dos colégios mais conceituados do Estado, onde se coloca em 4º lugar e o 14º no País em qualidade de ensino, que é o COLEGIO DA POLICIA MILITAR que fica no Município de Niterói, e que NÃO PAGO NADA, E QUE ALEM DOS FILHOS DOS Policias Militares e dos Bombeiros Militares ainda possuímos crianças das comunidades e no entanto querem fechar essa escola, agora eu pergunto: POR QUE?

Quando falei em uma postagem sobre a “Teoria do Caos” podemos reparar que todos os fatos estão relacionados.

É uma soma de omissão, de interesses particulares, de incompetência, de hombridade, de caráter onde a única vitima é a coletividade.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar