terça-feira, 20 de setembro de 2011

NOSSOS PÉS


JORNAL O GLOBO (online)
Violência em Santa Teresa
UPP: PM afirma que tiroteios eram constantes
Publicada em 20/09/2011 às 01h32m
Herculano Barreto Filhoherculano.filho@extra.inf.br
Mesmo com uma Unidade de Polícia Pacificadora instalada nos morros do Fallet, Coroa e Fogueteiro, em Santa Teresa, as trocas de tiros com bandidos eram frequentes na região. A informação foi dada por um dos PMs que foram lotados na UPP, Alexsander de Oliveira da Silva, de 31 anos. Em 25 de junho deste ano, ele teve a carreira abreviada pela explosão de uma granada arremessada por traficantes. No ataque, Alexsander perdeu a perna direita e fraturou o braço esquerdo. Já no hospital, precisou amputar a outra perna, devido a uma infecção.
Ele havia se formado em outubro do ano passado e passado pelo 37 (Resende), que ficava perto de sua casa. Em fevereiro, foi levado para a UPP:
- Lá na UPP vivi a realidade mesmo. Havia muita troca de tiros. Mas ninguém fica sabendo, porque isso não sai na imprensa.
Nos plantões, ele passou a identificar a movimentação de pessoas ligadas ao tráfico. Agora, Alexsander faz fisioterapia em Resende e luta para voltar a andar, com duas próteses.
Perguntada sobre os conflites na área, a PM respondeu que "a pacificação é um processo contínuo. Alguns episódios de enfrentamento entre policiais e criminosos são pontuais".

Creio que essa reportagem confirme as minhas postagens anteriores.
Da forma que sempre falo aqui, pode parecer para alguns que eu não torça para que de certo o programa das UPPs, mas é o contrario, só que devia ser conduzida de forma séria.

Tem traficantes nos morros pacificados e todos nos sabemos disso, tem traficantes nos prédios de luxo da zona sul e todos nos sabemos disso, porem a maioria das pessoas que fazem parte da nossa sociedade é hipócrita ou ignorantes.

As UPPs para mim são estigmas as quais são utilizadas como propagandas eleitorais e a parte dos ignorantes são conduzidos de uma “forma maquiavélica” por noticias as quais não passam a realidade ou direciona aos objetivos escusos de interesses dos seus comunicadores e aliados.

Como havia dito, não há um “programa de Estado” e sim de “Governo” onde, pois as idéias as quais trazem benefícios são modificadas ou ate mesmo descartadas por serem de outros “partidos” é o caso dos antigos GEPAIs que viraram “GEMÃES” devido a cumplicidade de uma parte de seus integrantes com a ilegalidade local, induzido pelo próprio governo com omissões e descasos com esses homens.

Hoje essas “GEMÃES” se tornaram UPPs (a mesma finalidade) e que presenciamos a sua “metamorfose” para “SÓ PP” recaindo nos mesmos erros que impediram a continuidade de outros projetos.

Não há efetivo que supere o numero de marginais e seus colaboradores para sufocá-los, com isso deveríamos utilizar a própria força superior que eles possuem contra eles mesmos.

A verdade seria a melhor arma que teríamos em mãos, a divulgação de vídeos como foi feita pelo Exercito recentemente onde mostrava a existência das “bocas” e a cumplicidade da própria população com o trafico iria enfraquecê-los já que para os “colaboradores” terem suas imagens divulgadas abertamente iriam inibir suas cumplicidades com a ilicitude.

Já assisti inúmeras reportagens onde mostrava motoristas fazendo “bandalhas” ou desrespeitando as Leis de transito, no entanto, suas placas eram ocultadas, porem imaginem os Srs ao ver o seu amigo ou ate mesmo os Srs servindo de exemplo?

Creio que não seria ilegal, afinal estão cometendo um “crime” não importando a magnitude e sim o seu cometimento.

Sei que todos nos temos as nossas opiniões, seria bom compartilhá-las pois seriamos os únicos beneficiados, nesse caso com a nossa segurança e de nossas famílias.

E principalmente a aceitação do Governo com essa “parceria” afinal são eles os nossos “representantes”.

Quanto a VERDADE exposta por esse Guerreiro, cujo os sonhos foram interrompidos por essa falta de sensibilidade ou pior, pelo descaso do Governo, que se multiplique, pois cada um dos Policias que vivem o dia a dia e sabem as suas realidades deveriam servir de exemplo para que não cometamos os mesmo erros e tenhamos novas vitimas reais.

E por favor, não digam que não sabiam, pois ou são mentirosos ou “maridos traídos”

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar