quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um Começo



JORNAL O GLOBO (online)
Reação
Defensoria Pública entrará na Justiça contra os governos municipal, estadual e federal por omissão no combate à gripe suína
Publicada em 23/07/2009 às 16h14m
Isabela Bastos e RJTV

RIO - A Defensoria Pública da União no Rio (DPU-RJ) anunciou que entrará com uma ação civil pública contra a União, o Estado e o município do Rio, arguindo omissão na prevenção e combate à epidemia de gripe A (H1N1). Segundo o titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva, defensor André Ordacgy, a ação cobrará indenização por danos morais e materiais para as famílias das vítimas fatais da doença - cinco até agora na Capital - e para as pessoas que contraíram a doença. Nesta quinta-feira, o governador Sérgio Cabral condenou o atendimento prestado à grávida que morreu vítima de gripe suína , no último dia 17. Cabral contou que a secretaria estadual de Saúde está investigando o caso e garantiu que os responsáveis serão punidos.
- Essa insensibilidade é que não é garantida por mim. E nem pelo meu secretário de Saúde. Se você for verificar o que tem de gente punida na secretaria, o que tem de gente afastada e respondendo a processo. É muita gente. Aqueles que tratam a população de uma maneira desumana merecem ter o tratamento duro por parte do poder público - afirmou.
" Aqueles que tratam a população de uma maneira desumana merecem ter o tratamento duro por parte do poder público "
Segundo o defensor público, a ação argumentará que o atendimento prestado pelo serviço público de saúde do Rio foi precário desde os primeiros sinais da doença no estado, prejudicando centenas de pessoas e contribuindo para a proliferação da epidemia e as mortes. Somente ontem,
a prefeitura começou a montar postos de triagem da gripe separadas das emergências normais dos hospitais municipais. O governo estadual anunciou a criação de mais dez postos de referência da doença até o final deste mês.
- Vamos pedir uma indenização de 300 a 500 salários-mínimos para cada pessoa que perdeu ente querido. Nos casos de quem teve a doença e se curou, pediremos que o juiz arbitre a indenização - explicou Ordacgy.
A grávida, de 29 anos, morava em Realengo. Faltando dois meses para ter o bebê, a ambulante morreu vítima da doença, depois de passar por três hospitais sem receber um diagnóstico certo. Segundo a família dela, no ultimo dia 12, ela esteve no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. Com sintomas de gripe, foi medicada e orientada a voltar para casa. Dois dias depois, procurou o Hospital Albert Schweitzer, onde fazia o pré-natal. Mesmo asmática e hipertensa, foi liberada. No dia 17, com estado de saúde grave, deu entrada na clínica Pró Saúde, em Bangu. Na UTI sofreu uma parada respiratória e morreu. O bebê não resistiu.
A família de Aldinete viajou para Natal, onde o corpo dela será enterrado. O advogado da família disse que vai processar os três hospitais por onde Aldinete passou, por omissão de socorro e negligência. A clínica Pro Saúde disse que a paciente foi encaminhada da emergência para o CTI, mas infelizmente sofreu duas paradas cardíacas e não resistiu. E que, quando os médicos tentaram retirar o bebê, ele já estava morto.
Os sintomas da nova gripe são: febre acima de 38ºC, dores no corpo, tosse e falta de ar. As autoridades continuam insistindo que só deve buscar atendimento médico quem tem esses sintomas. Quem não tiver esses três sintomas não precisa ir a postos ou hospitais

Se fosse em um País sério, com certeza os responsáveis seriam punidos, em alguns outros Países ate mesmo o suicídio seria cometido pelos culpados diante da vergonha que estariam passando, agora aqui....?


Apesar de não gostar do programa do Fautão, fiquei surpreso ao ver o Médico o qual, ele havia convidado em seu programa para dar esclarecimento sobre a gripe H1N1, quando contestou ao vivo, as declarações do Ministério da Saúde dizendo que estávamos preparados para enfrentar a tal gripe e ainda se referiu a um caso recente sobre a dengue.

Em breve, assim como sempre foi nossa “mania” de nos destacarmos para o Mundo, seremos o País onde a Gripe H1N1, que mais matou.


Pergunta:
Será que a classe política já tomou suas vacinas ou esta igual ao seu Povo ?


OBS: Estou me sentindo FELIZ ao ver que a justiça esta se manifestando e cobrando dos que realmente são responsaveis, devemos lembrar do caso das "balas perdidas" onde as indenizações já estão sendo cobradas.


desculpe-me ter comentado esse assunto, fugindo um pouco dos "rotineiros" mas não resisti.


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar