sexta-feira, 23 de julho de 2010

SÓ FALTA VOCE !



alguns "papagaios" famosos

Qual dos Srs nunca viu aqueles “papagaios de pirata’ que aparecem, geralmente atrás dos repórteres em uma entrevista ao vivo na televisão?

Aqueles que lutam por apenas um segundo em uma “telinha de televisão”, alguns já são conhecidos pela assiduidade e chegam a se tornar famosos, verdadeiras celebridades coadjuvantes, em que seus gestos são suas “falas mudas” onde se sentem recompensados com tão pouco.


O motivo de mencioná-los é devido ao surgimento de outra espécie de “papagaio de pirata”


Policias cuja vaidade extrapola a razão, destrói o profissionalismo e alimentam a ganância de uma mídia hipócrita e demagoga.

Verdadeiros “ Dom Quixote” em que a ilusão passa a ser a sua verdade, sem qualquer escrúpulo.


Esmiucemos alguns fatos recentes em que a mídia foque incessantemente.

Posso citar três, os quais tem sido “julgado” pela dura opinião publica, que por sua vez é manipulada minuciosamente pelos interesses escusos ou pela conveniência de alguns poderosos.


O caso do rapaz atropelado em um túnel, filho de atriz famosa.

O foco de todos os Jornais é direcionado aos Policias Militares que abordaram e liberaram o veiculo que o atropelou, esquecendo totalmente que o local não é permitido nenhum “pega” e muito menos a pratica de “esportes” dentro de um túnel.

Fiquei surpreso ao assistir uma entrevista de um cidadão, não me lembro quem era, que disse que a presença de pessoas dentro do túnel era uma questão de “cultura do bairro” a mesma artimanha que escutamos quando flagramos alguém cometendo algum delito e que tentam se “explicar” com razões mirabolantes.

Essa “cultura” de tentarmos ludibriar as Leis é comum, os “erros” são considerados “acertos” e passamos a diluir “coniventes” para “conviventes” para abrandar qualquer intolerância.


Realmente a responsabilidade deveria recair sobre a prefeitura, uma por não fiscalizar de maneira rígida e outra por não ter acionado a Policia ao tomar conhecimento da presença de pessoas na área restrita.


Porem casos de atropelamento muito mais escandalosos e com o mesmo final, foram “encobertos” pela mesma mídia que hoje tenta mudar o foco dos verdadeiros culpados pela tragédia, posso citar aquele em que um famoso Parlamentar, visivelmente embriagado, atropelou e matou uma família no interior do País e ainda depois de ser abordado, ofendeu e desacatou os Policias que efetuaram sua “ prisão”.


Talvez não tenha tido a mesma dimensão por dois motivos aparentes.

primeiro por ser o autor um dos poderosos e segundo pela família não ser “ninguém”, mas se o Policial tivesse dado um "tapinha" nas costas do Sr Parlamentar....nem quero imaginar.


Traduzindo, o rapaz perdeu sua vida, o outro somente a sua carteira e o policial a sua carreira e tudo continua ate o próximo acontecimento.


O caso do Ex Goleiro Bruno

Em primeiro lugar quero externar a minha felicidade, ao poder utilizar a mesma maneira que a maioria dessa sociedade utiliza para denegrir a imagem da minha corporação, embora não tenha a mesma ignorância, mas possuo a “veia” gozadora de um bom bacalhau, e não poderia perder a oportunidade de fazer uma gozação com um “flamenguista” pois eu ja li varias piadas sobre esse caso que não pude deixar de dar boas gargalhadas.

“EX” Goleiro do Flamengo é um dos casos mais espalhafatoso que já tive conhecimento, embora só tenha acompanhado pela mídia, a presença da nova espécie de “papagaios de pirata” chega a ser hilário, quem quer aparecer ?

Surgem “eles”, por dinheiro, pela fama ou qualquer outro motivo, tentam garantir o seu lugar nas antenas das residências.

Com Bolas de cristal, afirmam como se estivem presentes nos acontecimentos, acusam ou inocentam apenas por palavras, alimentados pela mídia arriscam não só suas reputações como também todo um trabalho serio de seus companheiros na elucidação do crime, se é que houve um.


Ridículos que contribuem para a descrença e para a degeneração do verdadeiro “trabalho de Policia”

O terceiro caso é um pouco mais remoto.


Alguém se lembra do caso em que uma patrulha foi atacada no centro do Rio em que um Policial Militar, um chefe de família, um representante do Poder Publico foi executado em plena luz do dia?


Talvez se esse Policial que tenha sido assassinado tivesse sido o mesmo que tenha liberado o carrinho do “filhinho do papai” ou o Policial que contribuísse com as informações especulativas que manteriam os jornais vendendo para uma grande parte de ignorantes, seria lembrado.


A culpa realmente é nossa por não termos VERGONHA NA CARA em não sermos profissionais “doa em quem doer.”

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A QUE HORAS ?



Lamentavel.


Em primeiro lugar quero pedir desculpas por não ter postado recentemente, havia perdido os meus óculos e devido a falta de tempo para pegar numero e enfrentar uma fila para ser atendido no HPM, fiz o que a maioria de nos estão acostumados a fazer, arranjei um “provisório permanente” , um que pudesse substituir temporariamente ate eu conseguir fazer outro, no entanto, as dores de cabeça estavam constante e me impediam de escrever ou ler qualquer tipo de artigo, por um tempo mais “prolongado”


Porem, hoje eu consegui o grau certo, o que me deixa feliz em poder voltar a escrever e ler noticias as quais geram as minhas opiniões aqui explicitas.

Um dos casos recentes mais polêmicos que não poderia deixar de falar é relativo à exoneração do Sr Cel Príncipe do seu comando, devido a ter cumprido as suas obrigações como Policial Militar e, sem duvidas, um dos maiores guerreiros que possuímos em nosso quadro.

Para alguns, a denominação “Guerreiro” pode parecer estranha e até exagerada para as funções de Policial Militar aqui no Rio, no entanto, para atuarem nesses “campos de batalha” contra marginais, que a cada dia se tornam verdadeiros “soldados” do crime, cujo armamento e o emprego de táticas de guerrilha são cada dia mais comum, creio que não esteja errado a minha colocação do adjetivo.

Todos nos sabemos que tal atitude do nosso Comandante Geral tenha sido determinação desse Governo, pois a nossa Policia é pura política e os nossos políticos são pura demagogia.

Creio que a cada dia seja mais difícil combatermos o crime, pois agora, até mesmo marcar hora para ter o confronto, somos obrigados.


É notório que há um interesse que não sejam “incomodados” em seus comércios , afinal devem “bancar” campanhas ou ate mesmo os “bicos” dos nossos poderosos, pois não acredito que um ignorante, que nem mesmo saiba fala a sua própria língua, possa administrar tanto dinheiro que é gerado no comercio de drogas e armas.


Lamento que uma vida tenha sido tirada e nem imagino a dor dessa família, no entanto é mais fácil colocar a culpa em um Policial Militar do que em um marginal, porem se houve um erro posso garantir que não foi deles, pois foram treinados pelo próprio Estado para atuarem e se não aprenderam e assim mesmo foram colocados para trabalhar a responsabilidade deveria ser de quem permitiu que trabalhassem.

Porem não é bem assim que aconteceu, ao menos nas entrelinhas das reportagens, pois por mais que estivessem acuados, teriam a preocupação de preservar as vidas em torno do confronto.


Fica aqui registrado a minha solidariedade ao Sr Cel Príncipe, que errou por fazer o certo.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro.

domingo, 11 de julho de 2010

É UMA VERDADEIRA ZORRA TOTAL



A VERGONHA DE UMA ZORRA TOTAL


É uma VERGONHA não haver qualquer atitude PÚBLICA em repudio a utilização da nossa farda, completa por um ator da Rede Globo, no programa Zorra Total, em uma parodia, do seriado exibido nessa mesma emissora intitulada “Força tarefa”.

Quero deixar claro a minha indignação a FALTA DE RESPEITO principalmente aos Profissionais que foram mortos honrando essa farda.

Mais uma vez somos motivos de chacotas.

Lembro-me quando houve um “estardalhaço” por parte de um bando de hipócritas ao se manifestarem sobre um comercial de uma grife famosa ao utilizarem “fardas” semelhantes em seus modelos os quais insinuavam atitudes que denegriam a imagem da Corporação.


Chegaram a dizerem na mídia, que as “fardas’ não eram iguais, pois não eram utilizados as insígnias, no entanto nesse programa, é fiel cada detalhe, não só o Brasão da nossa Corporação como também a bandeira do nosso Estado.


Lamento que haja em nosso meio pessoas omissas e que não possuam o orgulho da farda que veste, pois se fosse ao contrario onde ofendêssemos da mesma forma essa Emissora que permitiu esse programa, com toda a certeza seriamos acionados juridicamente.


Seria CONIVÊNCIA OU MEDO DE EXIGIR DESCULPAS ?


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma Reportagem "Desastrada"

foto ilustrativa mostrando a realidade da vida noturna em alguma comunidade do Rio

JORNAL O GLOBO (online)


ERRO DE ESTRATÉGIA
PMs saem feridos de operação desastrada na Favela da Vila Cruzeiro
Publicada em 06/07/2010 às 20h46m
Antônio Werneck


RIO -Três policiais militares ficaram feridos no início da noite desta terça-feira com estilhaços de uma granada, e dois passaram mal, depois de uma operação desastrosa no interior da Favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, considerada uma das mais perigosas do Rio.
Contrariando a estratégia que vem sendo traçada pelo comando da Secretaria de Segurança, que há pelo menos um ano planeja detalhadamente a invasão e a tomada da favela, um grupo pequeno de policiais militares do 16º BPM (Olaria) tentou o impossível: entrar na favela.
A operação foi um fiasco: supostamente atacados pelos traficantes da favela logo na entrada, o cabo Sizenildo Carlos da Silva, ficou ferido no abdômen e na cabeça com estilhaços de uma granada; Márcio Dorbação, também cabo, sofreu fratura exposta do braço esquerdo, depois de uma granada explodir próximo a ele; e o sargento Daniel Pinheiro, foi atingido por estilhaços no pescoço.
Os três, levados para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), acabaram transferidos para o Hospital Central da PM (HCPM), em São Cristóvão. Procurada, a PM não soube informar o que aconteceu até o início da noite e não deu detalhes da operação.
Pela manhã, dois policiais da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) ficaram feridos durante operação da Polícia Civil na Favela da Quitanda, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. A equipe checava informações sobre um esconderijo de traficantes quando foi surpreendida por bandidos. Houve intensa troca de tiros, e os dois agentes acabaram atingidos de raspão.

REPAREM os Srs a forma maliciosa em que os jornais fazem suas matérias sobre as ações da Policia.

Vamos começar pelo titulo “operação desastrada” ou sem habilidade, sem jeito.


Bom, para profissionais formados pelo Estado, em que suas funções lidam diretamente com vidas, creio que não poderíamos classificá-las em nenhuma hipótese de “desastradas” afinal, se realmente fosse esse o caso, a incompetência do Governo na formação desses Homens estaria explicita, provando mais uma vez que as suas intenções seriam meramente politiqueiras e “paliativas” no combate a criminalidade ou melhor dizendo, na questão da segurança Publica, em que esses profissionais seriam somente “números’ os quais trariam a sociedade uma falsa sensação de segurança e suas vidas não teriam qualquer valor.


Em outro trecho que diz: “Contrariando a estratégia” me fazem surgir suspeitas de uma possível “manipulação” do Poder Publico ou até mesmo “conivência” dele com o Poder Paralelo, para que não haja nenhum confronto de forma que a mídia possa enfatizar uma “mascara de tranqüilidade” e de “acerto” nos rumos tomados pelas “estratégias” do Governo.


No entanto, tornou-se publico para os menos afortunados (aqueles cegos ou ignorantes que ainda insistem que não estamos em guerra) que, não há nessas “regiões” o Direito de ir e vir do cidadão e muito menos a sua garantia de vida.


Para um Policial é vexatória a sua posição imposta pelos Governantes de não poderem agir conforme seus instintos, pois se assim o fizerem, serão condenados pelo excesso e caso contrario, por sua omissão.


Em outro trecho que diz: “tentou o impossível” creio, que caso obtivessem êxito, haveriam “pais’ os quais nunca ligaram para seus filhos, méritos que seriam desviados daqueles que realmente o fizeram por merecer, e que mais uma vez mostra que a única coisa impossível é a realidade.


Porem o que mais me chamou a atenção e que me revoltou foi à parte da reportagem em que diz: “ supostamente atacados pelos traficantes” pois se não foram atacados por um grupo “Flamengo” ou por um partido de candidatos as eleições, só nos resta os traficantes.


Reparem os Srs se há noticias de qualquer incursão nessas comunidades no período noturno em que, geralmente são justificadas com motivos grotescos e ilusórios onde escondem a verdadeira ponta de iceberg.


Falando nisso, continuemos a enxugar o gelo sem deixamos que nenhuma gota molhe o chão, nada a mais, nada a menos, só o necessários para que os mantemos em seus pedestais.

Parabéns aos Companheiros que ostentam em suas veias o verdadeiro “sangue azul”.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Mostrando a verdade
Cidadão Brasileiro.

terça-feira, 6 de julho de 2010

ACERTE E GANHE

Cabine da PM na Rua Carolina Machado foi um dos alvos da quadrilha Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

JORNAL O DIA (online)
Bando ataca policiais, erra alvo e mata taxista
Vítima, 26 anos, estava perto de cabine da PM em Madureira e foi ferida na cabeça e no peito
POR VANIA CUNHA
Rio - Cinco bandidos armados atacaram policiais militares e mataram um taxista, na madrugada de ontem, em Madureira. Segundo testemunhas, Wallace de Oliveira Vicente, de 26 anos, estava próximo à cabine da PM, que não é blindada, quando os criminosos fizeram os disparos.

O crime foi na Rua Carolina Machado. Os bandidos estavam em um Peugeot roubado e atiraram na direção da cabine, que não chegou a ser perfurada. Ferido na cabeça e no peito, o taxista foi socorrido por pedestres, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Salgado Filho, no Méier.


Pouco depois, a cerca de quatro quilômetros dali, já na Rua Goiás, em Piedade, os criminosos fizeram novo ataque. O alvo foi uma viatura da PM que estava baseada a cerca de 30 metros da 24ª DP (Piedade). Houve troca de tiros. Os PMs ainda fizeram um cerco, mas os bandidos conseguiram fugir em direção ao Méier. Antes, porém, eles abandonaram o Peugeot e roubaram um Fiesta preto.


Os policiais não ficaram feridos. Dentro do carro abandonado, foram recolhidas munições de fuzil calibre 5.56 e de pistola 9 milímetros. Policiais acreditam que o bando possa ter se escondido no Morro São João, no Engenho Novo, ou na Favela do Jacarezinho, no Jacaré.


O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), coronel Fernando Príncipe, disse que a unidade investiga várias hipóteses para o ataque. “Não descartamos nada, mas pode ser uma tentativa de pegar as armas dos policiais ou uma represália às prisões e operações que temos feito”, disse o oficial, ressaltando que, no sábado, um homem morreu em confronto com policiais do 9º BPM em Acari. Wallace será enterrado hoje no Cemitério de Irajá


esta passando a hora de termos uma delegacia especializada em crimes contra funcionários da Segurança Publica, afinal temos delegacia do idoso, da mulher, da infância e da juventude, talvez a única coisa que possa competir com as inúmeras Delegacias existentes são as “bolsas” do nosso Governo.

Seria mais uma “sopa de letrinhas” que poderíamos chamá-la de DCCFSP (Delegacia de Crimes Contra Funcionários da Segurança Publica) que atuasse diretamente na investigação e prisão daqueles que atentassem contra a integridade física do profissional de segurança ou de seus dependentes devido a sua profissão.

Eu particularmente sou a favor dos métodos usados nos “bons tempos” onde quando acontecia um fato semelhante a este, eram reunidos um grupo de homens que saiam para resolver o assunto, duvido que alguém se atrevesse.


Creio que nos “modelos americanos’ sejam semelhantes ao que falei, pelo menos assistimos nos filmes, porem é substituído a ação voluntaria ilícita pela Lei rígida e o seu cumprimento.

Alguns podem dizer que meus pensamentos são do tempo da “ditadura’ ou do tempo em que “direitos humanos” não eram essa demagogia que existe hoje, pois para mim, a violência cessa a violência, e para aqueles que acham que animais como estes podem ser chamados de seres humanos fico imaginando o porque não levam uns para dentro de suas casas.


Devemos ser o resto do resto, afinal quando uma mãe passa com uma criança fazendo mal criações perto de um policial , sempre ouvimos ela dizer para a criança:

Para com isso se não vou mandar ele te pegar” como se fossemos um “bicho papão”


Agora ...nem passa perto se não leva um tiro...

Porem uma pergunta que não posso deixar de fazer ao ler essa reportagem sobre o trecho da reportagem que diz: à cabine da PM, que não é blindada

Mais uma vez mostra o descaso com a vida, pois fatos como este são comuns em nosso dia a dia, um a mais , um a menos, tanto faz para os nossos governantes que “jogam a sorte’ esses profissionais nas ruas, sem a proteção devida, informações necessárias ou ate mesmo o preparo rigoroso que possa diminuir os riscos que corre de morte.


O que nos falta é coragem de dizer para aquele que manda pular da ponte, "QUE PULE O SR"


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

sexta-feira, 2 de julho de 2010

CUIDADO SRS POLITICOS !!!!!



CUIDADO AGORA SRs POLITICOS


Com a saída dos “melhores do mundo” não há mais a “cortina de fumaça” para esconder as falcatruas e articulações dos nossos futuros candidatos os cargos eletivos.

Talvez agora nos lembremos das condições em que estão os nossos Hospitais, as nossas Escolas, as nossas ruas e tantas outras coisas.


Não é que eu não torça pela vitoria do nosso futebol, porem acho ridículo pararmos um País para assistirmos um simples jogo, para nos “empregados” é óbvio que preferimos ser dispensados dos nossos afazeres, no entanto para um empregador que alem de pagar os impostos os quais nos também pagamos, ainda temos que ver a folha de pagamento dos nossos empregados que recebem sem trabalhar.


Porem um fato me deixa revoltado quando acesso a mídia e comprovo que tudo não passa de propaganda enganosa, em enaltecerem “Nomes’ os quais nada fizeram durante toda a partida, e outro é em nos julgarem os “Melhores do Mundo” .

Talvez digam isso, por sermos nos os melhores do mundo em aceitarmos tanto descaso e tanta pilantragem com relação aos nossos Direitos e ainda termos ate a capacidade de acharmos graça do nosso próprio sofrimento.


Pra cima deles Brasil, vamos dar o troco aos Holandeses, Americanos, Japoneses e tantos outros Países com Educação, Saúde, Segurança e coragem de “virar” esse placar.

OBS: É hilário a escolha de um para ser o culpado de tudo que acontece de errado, isso me lembra muito a minha profissão, talvez seja esse o nosso “mal” em não aceitarmos os nossos próprios erros.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro