quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma Reportagem "Desastrada"

foto ilustrativa mostrando a realidade da vida noturna em alguma comunidade do Rio

JORNAL O GLOBO (online)


ERRO DE ESTRATÉGIA
PMs saem feridos de operação desastrada na Favela da Vila Cruzeiro
Publicada em 06/07/2010 às 20h46m
Antônio Werneck


RIO -Três policiais militares ficaram feridos no início da noite desta terça-feira com estilhaços de uma granada, e dois passaram mal, depois de uma operação desastrosa no interior da Favela Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, considerada uma das mais perigosas do Rio.
Contrariando a estratégia que vem sendo traçada pelo comando da Secretaria de Segurança, que há pelo menos um ano planeja detalhadamente a invasão e a tomada da favela, um grupo pequeno de policiais militares do 16º BPM (Olaria) tentou o impossível: entrar na favela.
A operação foi um fiasco: supostamente atacados pelos traficantes da favela logo na entrada, o cabo Sizenildo Carlos da Silva, ficou ferido no abdômen e na cabeça com estilhaços de uma granada; Márcio Dorbação, também cabo, sofreu fratura exposta do braço esquerdo, depois de uma granada explodir próximo a ele; e o sargento Daniel Pinheiro, foi atingido por estilhaços no pescoço.
Os três, levados para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), acabaram transferidos para o Hospital Central da PM (HCPM), em São Cristóvão. Procurada, a PM não soube informar o que aconteceu até o início da noite e não deu detalhes da operação.
Pela manhã, dois policiais da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) ficaram feridos durante operação da Polícia Civil na Favela da Quitanda, em Costa Barros, Zona Norte do Rio. A equipe checava informações sobre um esconderijo de traficantes quando foi surpreendida por bandidos. Houve intensa troca de tiros, e os dois agentes acabaram atingidos de raspão.

REPAREM os Srs a forma maliciosa em que os jornais fazem suas matérias sobre as ações da Policia.

Vamos começar pelo titulo “operação desastrada” ou sem habilidade, sem jeito.


Bom, para profissionais formados pelo Estado, em que suas funções lidam diretamente com vidas, creio que não poderíamos classificá-las em nenhuma hipótese de “desastradas” afinal, se realmente fosse esse o caso, a incompetência do Governo na formação desses Homens estaria explicita, provando mais uma vez que as suas intenções seriam meramente politiqueiras e “paliativas” no combate a criminalidade ou melhor dizendo, na questão da segurança Publica, em que esses profissionais seriam somente “números’ os quais trariam a sociedade uma falsa sensação de segurança e suas vidas não teriam qualquer valor.


Em outro trecho que diz: “Contrariando a estratégia” me fazem surgir suspeitas de uma possível “manipulação” do Poder Publico ou até mesmo “conivência” dele com o Poder Paralelo, para que não haja nenhum confronto de forma que a mídia possa enfatizar uma “mascara de tranqüilidade” e de “acerto” nos rumos tomados pelas “estratégias” do Governo.


No entanto, tornou-se publico para os menos afortunados (aqueles cegos ou ignorantes que ainda insistem que não estamos em guerra) que, não há nessas “regiões” o Direito de ir e vir do cidadão e muito menos a sua garantia de vida.


Para um Policial é vexatória a sua posição imposta pelos Governantes de não poderem agir conforme seus instintos, pois se assim o fizerem, serão condenados pelo excesso e caso contrario, por sua omissão.


Em outro trecho que diz: “tentou o impossível” creio, que caso obtivessem êxito, haveriam “pais’ os quais nunca ligaram para seus filhos, méritos que seriam desviados daqueles que realmente o fizeram por merecer, e que mais uma vez mostra que a única coisa impossível é a realidade.


Porem o que mais me chamou a atenção e que me revoltou foi à parte da reportagem em que diz: “ supostamente atacados pelos traficantes” pois se não foram atacados por um grupo “Flamengo” ou por um partido de candidatos as eleições, só nos resta os traficantes.


Reparem os Srs se há noticias de qualquer incursão nessas comunidades no período noturno em que, geralmente são justificadas com motivos grotescos e ilusórios onde escondem a verdadeira ponta de iceberg.


Falando nisso, continuemos a enxugar o gelo sem deixamos que nenhuma gota molhe o chão, nada a mais, nada a menos, só o necessários para que os mantemos em seus pedestais.

Parabéns aos Companheiros que ostentam em suas veias o verdadeiro “sangue azul”.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Mostrando a verdade
Cidadão Brasileiro.

Um comentário:

  1. o amigo, como também é policial, não acha arriscado os colegas enfrentarem esses bandidos, sem uma retaguarda prévia? eles podiam voltar com os louros ou até mesmo mortos, se vcs conhecem bem o sistema do qual vivem , pois não são reconhecidos por nada muito menos por méritos, acredito que deveriam pensar melhor nas ações, pois se não voltassem com vida, infelizmente quem sofreria seriam suas famílias isto seria certo, torço para que se recuperem e apesar de tudo, os parabenizo pelo sangue azul como vc disse e principalmente pela CORAGEM, que nos enche de orgulho bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar