quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

B B B



JORNAL O GLOBO (online)

PM cria projeto de modernização de seus quartéis
Publicada em 05/01/2011 às 23h24m
Ana Claudia Costa


RIO - O comandante da PM,
coronel Mário Sérgio Duarte, deve entregar ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e ao governador Sérgio Cabral ainda esse semestre um projeto de modernização e humanização dos quartéis da corporação. Segundo o coronel, alguns batalhões ficam em locais inadequados e serão realocados. Um dos exemplos, segundo Mário Sérgio, é o 1º BPM (Estácio), que funciona dentro do Batalhão de Choque e fica na área de divisa entre os batalhões da Praça Tiradentes (13º) e da Praça da Harmonia (5º). Outro que deve ser trocado de lugar é o batalhão de São Cristóvão (4º).
Ainda na modernização da corporação, o projeto a ser entregue ao governo prevê a humanização dos batalhões, com a utilização de suas áreas pela comunidade. Neste caso serão instalados serviços terceirizados, praças de alimentação, pracinhas com brinquedos para crianças e lojas de conveniência. Caso aprovado, todas as modificações acontecerão em menos de dois anos.
- Estamos fazendo um estudo para adequar cada batalhão à sua necessidade. Vamos melhorar a localização e engenharia das unidades - disse.
Segundo Mário Sérgio, o projeto visa a dar ao público um convívio direto a polícia. Ele explicou que as unidades inteligentes terão um aproveitamento melhor da água da chuva e da luz natural. A existência de lojas terceirizadas vai dar sustentabilidade às unidades policiais.
- Os batalhões foram construídos como fortalezas inatingíveis; agora queremos humanizar e dar acesso ao público. Vamos pegar a área não aproveitada e usar o espaço ocioso para a exploração comercial de lojas e lanchonetes - disse o coronel Mário Sérgio Duarte acrescentando que, caso o projeto seja aprovado, os batalhões serão verticalizados e funcionarão apenas na área edificada.

Humanização:


Conforme o dicionário online de português significa “Elevar à altura do homem: humanizar uma doutrina, Tornar mais humano, mais sociável; civilizar.”


Eu seria suspeito em falar ao contrario, afinal no meu trabalho, sempre tentei atrair as comunidades para dentro do meu batalhão.


Como em todos os anos, faço um encontro de carros antigos onde arrecado mais de uma tonelada de alimentos que são distribuídos nas comunidades carentes, promovo os cafés comunitários, disponibilizo o numero do meu celular para qualquer emergência, afinal eles confiam em mim e tenho tido resultados extraordinários os quais não teríamos caso fosse da maneira habitual, alem de também dar continuidade a cursos de segurança para condomínios profissionalizando os alunos e “bolando” outros que beneficiarem a nossa sociedade.

No entanto, quando chegamos a essa tal “aproximação” onde o Comandante se torna um “parceiro” vem a tal “oxigenação” e recomeçamos do zero todo o trabalho alcançado até a mudança, dependendo da forma de novo Comandante de atuar e indo de contra ao que pregam.


Sou contrario a forma exposta pelo Comandante Geral na sua plenitude, não podemos ser uma espécie de “Shopping” onde corremos o risco de darmos a liberdade e virar uma libertinagem.

Eu não iria a um hospital para ver um filme e nem a uma farmácia comprar bananas, somos um quartel militar embora em alguns casos não pareça.


Fui outro dia na AMPLA (Niterói) e embora estivesse fardado e ter chegado em uma viatura, colocaram um crachá, tiraram uma foto do meu rosto e também da minha carteira de identidade, e ao contrario de me sentir humilhado, me senti feliz ao saber que as medidas de segurança daquele empresa colaboravam com a minha profissão, era as normas daquela empresa e seu eu quisesse entrar tinha que segui-las, é natural.

É o meu conselho durante as minhas palestras de segurança em condomínios, eu sempre digo que é “Norma do Condomínio e determinação do Sindico” e pronto.


Porem deixei de entra em uma Batalhão do Exercito por não concordar em ter a minha arma retida para que eu pudesse entra, afinal eu estava de serviço, não foi uma visita e sim uma missão oficial, achei ridículo já que o Estado me adestrou a utilizar minha arma em defesa da sociedade e na minha própria defesa, o que comprovou a ineficácia dos meus ensinamentos já que o próprio Exercito Brasileiro duvidou.


Desculpe-me
mas sou do tempo antigo e não vou mudar a não ser que fosse para que atuássemos como manda o padrão.

Acho ridículo essa mudanças as quais para mim deveríamos Humanizar é o tratamento dispensado aos policias a começar pelo resgate da sua dignidade e do seu respeito, deveríamos humanizar é os dependentes desses homens os quais sofrem todos os dias por termos nós a vocação de sermos Policias Militares.


Dar a eles mais hospitais os quais necessitem e possam contar com eles e não ficarem em filas quilométricas torcendo para que haja médicos para atende-los.

Dar a eles um salário digno que de para suprir ao menos suas necessidades.

Dar o acompanhamento necessário aos dependente e aos nossos reformados que se sentem jogados e abandonados agradecendo qualquer migalha que recebem.

E darmos a eles condições de ter um teto para morar.


Darmos também condução para que não se arrisquem suas em ônibus os quais são assaltados permanentemente.


E principalmente darmos a esses Homens o apoio e a instrução necessária para que cumpram as suas missões, sem utilizarmos o medo e a opressão para obrigamos a fazê-lo.


Isso
sim, para mim seria um principio de HUMANIZAÇÃO


Sinto-me como se fosse uma simples mercadoria onde há um letreiro dizendo:

Bom, Bonito e Barato quem der mais leva


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

2 comentários:

  1. DEVERIA HUMANIZAR OS SALÁRIOS,O REGULAMENTO DISCIPLINAR OPRESSOR E OBSSOLETO,O RANCHO.O HCPM,A ESCALA DE SERVIÇO ABSURDA,GARANTIR OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CONSTITUIÇÃO QUE NOS É NEGADOS CONSTANTEMENTE,DIREITO A TER DIREITO E OUTRAS COISA MAIS.

    ResponderExcluir
  2. É ricardo, a humanização deveria mesmo era começar de casa, os princípios básicos para todos vcs. em falar em projetos comunitários, quando é que teremos uma nova exposiçao de carros antigos? bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar