sábado, 11 de junho de 2011

A CAVEIRA MANIPULADA !




JORNAL O DIA (online)
11.06.11 às 01h29


Toda a PM ficará de plantão enquanto bombeiros vão à rua
Ato será amanhã, quando manifestantes estarão na orla para comemorar libertação. Policiais foram trabalhar de vermelho

Rio - No dia em que os 429 bombeiros conseguiram habeas corpus para deixar a prisão, a Polícia Militar decidiu que toda a tropa deverá ficar de prontidão amanhã. Está marcada para domingo caminhada na orla de Copacabana em que os militares vão comemorar sua soltura.
A PM afirma que a razão da decisão é garantir a ordem, já que não se sabe qual será a proporção da manifestação. “Colocamos o maior número possível. Num evento como esse não dá para planejar o policiamento. Temos que garantir que o potencial do efetivo seja utilizado para dar tranquilidade”, disse o relações-públicas da PM, coronel Ibis Silva. A iniciativa, no entanto, foi encarada por policiais, que pedem para não ser identificados, como estratégia para evitar que a tropa participe do ato.

“É uma demonstração de inabilidade. Aliviamos a pressão com o habeas corpus. A ideia era pacificar o Rio. O governo vai se indispor com os PMs desnecessariamente e criou um outro problema”, criticou o deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ).

À tarde, grupo de policiais do Batalhão de Choque que estava indo para casa ficou retido por duas horas. Eles vestiam camisas vermelhas. A adesão dos PMs cresceu esta semana. Eles foram vistos com fitas vermelhas na farda, em patrulhas e motos. Quarta-feira, 100 policiais saíram em passeata pelas ruas de Cabo Frio.

O Ministério Público Estadual decidiu ontem denunciar 429 bombeiros que participaram da invasão ao quartel-central na sexta-feira, dia 3. Dois policiais militares também foram denunciados.

Expediente de sexta-feira também foi ampliado

Às 19h15 de ontem, O DIA Online publicou com exclusividade o ofício com a ordem da prontidão. O documento, assinado pelo chefe operacional do Estado-Maior da PM, coronel Álvaro Garcia, havia sido distribuído para as unidades, determinando que todo o efetivo se apresente às 8h de amanhã.

Apenas os policiais que estão de férias ou de licença estarão liberados da prontidão. O expediente de sexta-feira também foi prorrogado.

A convocação de toda a tropa aconteceu este ano durante a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro, e durante a tragédia das chuvas fortes na Região Serrana, onde cerca de 1.000 pessoas morreram.

Pane nos computadores do Tribunal de Justiça atrasou a libertação

Apesar de a ordem judicial de soltura dos 429 bombeiros ter sido dada às 2h de ontem, os mandados não foram expedidos durante o dia devido a pane nos computadores do Tribunal de Justiça.

De manhã, a notícia levou os bombeiros às lágrimas. O momento mais emocionante no quartel de Charitas, onde estão mais de 400 presos. À tarde, cerca de 30 salva-vidas chegaram em barqueata, entraram no quartel cantando e abraçaram os colegas. Em frente ao batalhão, motoristas buzinavam em sinal de apoio, deixando o trânsito caótico.

Durante todo o dia os presos se abraçavam, rezavam, ligavam para parentes e cantavam, no pátio, o hino da corporação. Até fogos de artifício soltaram. “Não vejo a hora de encontrar minha esposa e meu filho (Enzo, 3 anos)”, desabafou o cabo Santiago Prata, 32. Terça-feira, Enzo foi visitá-lo vestido de super-herói, dizendo que o salvaria.

Do lado de fora do quartel, com capa vermelha de super-herói com a inscrição ‘Papai, vou te salvar’ e uma máscara, Renan, 4, esperava ansioso pela saída do salva-vidas Wallace Wander Moreira, 25. “Ele acha que o pai mudou-se para cá. E todo dia quer visitá-lo. Renan não tem ido à escola e eu estou de licença do trabalho por causa da prisão”, disse secretária Patrícia Machado, 27.

Alimentos do quartel são doados para favela vizinha

Em agradecimento aos moradores do Morro do Preventório — que fica nos fundos do quartel de Charitas —, os bombeiros doaram a eles todo o estoque de alimentos, inclusive quentinhas do almoço. Os vizinhos estenderam panos vermelhos nas janelas e franquearam seus apartamentos para que jornalistas registrassem imagens do interior do quartel. “Foi uma bênção. Tenho quatro filhos para criar”, disse Verônica da Silva, 25 anos, que ganhou biscoitos, leite em pó e frutas.

Os momentos na prisão jamais vão sair da lembrança do sargento Armandio Junior. Foi montado um grupo de vigília para ajudar quem se sentisse deprimido: “A gente se uniu muito. Quando percebíamos que alguém estava para baixo, conversávamos com ele, para tentar distrair”.
Reportagens de Celso Oliveira, Christina Nascimento, Felipe Freire, Francisco Edson Alves, Isabel Boechat, Jessica Cunha, Maria Inez Magalhães, Maria Luisa e Vania Cunha

Isso só reforça a opinião que tenho do Comando e que peço para que não me pergunte qual é, afinal todos nos temos a nossa opinião a qual agrade ou não a quem perguntar , é de cada um.

Queria aproveitar essa minha postagem para que os Srs assistam o vídeo que encontrei na internet, achei muito interessante e divertido, as cordas presas na marionete só são vistas quando queremos realmente VER, caso contrario elas nos passam despercebidas e nos deixamos ser envolvido pelo personagem que ganha vida nas mãos daquele que o articula.


Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Um comentário:

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar