quinta-feira, 7 de julho de 2011

DOIS PESOS E....



JORNAL O GLOBO (ONLINE)
ABUSO DE AUTORIDADE

MP denuncia PMs que jogaram spray de pimenta em adultos e crianças durante protesto de ex-moradores do Morro do Bumba
Publicada em 06/07/2011 às 09h26m
RIO - O Ministério Público Estadual denunciou, nesta terça-feira, o capitão da Polícia Militar Bruno Schorcht e o soldado D'Angelo de Matos Pinel pelos crimes de abuso de autoridade, cometidos durante protesto de moradores do Morro do Bumba, no dia 23 de março. Os manifestantes cobravam o pagamento do aluguel social devido pela prefeitura de Niterói. O capitão do 12º BPM (Niterói) foi flagrado pela TV Globo jogando spray de pimenta nos olhos de um homem que participava pacificamente do movimento. Já o soldado foi flagrado pelo GLOBO lançando o spray de pimenta nos olhos de duas crianças, de 6 anos e 7 anos, e da mãe delas, que também aguardava o pagamento.
Caso sejam condenados, os PMs poderão pegar até seis meses de prisão por cada crime, além da perda do cargo. Durante a investigação, o MP descobriu que o capitão Schorcht já foi punido disciplinarmente e é réu, desde o início do ano, num processo criminal em São Gonçalo por suposto crime de homicídio duplamente qualificado.
Na denúncia, o MP ainda pede que os policiais sejam imediatamente suspensos de suas funções até que o processo seja concluído. Segundo o promotor Claudio Calo, a medida "é extremamente necessária porque os policiais militares denunciados demonstram que não têm vocação e aptidão para o exercício de função tão importante que é a de policiamento ostensivo". Calo destacou também que ambos tiveram treinamento, inclusive na utilização do spray de pimenta, e "deveriam possuir bom senso e equilíbrio". Ele também afirma que os dois abusaram de seu poder, "agindo de forma excessiva e desnecessariamente agressiva". De acordo com a denúncia do MP, as crianças atingidas pelo soldado D'Angelo "gritavam de dor" e a conduta do soldado foi "torpe, criminosa, desastrosa e abusiva".
O Ministério Público pediu à Justiça que os PMs sejam proibidos de manter qualquer contato pessoal, telefônico ou virtual com as vítimas e seus familiares. O promotor lamentou que, embora o caso tenha acontecido no dia 23 de março, até agora o procedimento administrativo disciplinar não tenha sido concluído
.

Agora eu pergunto: Qual a diferença entre um caso e outro ?

Será que também irão punir o abuso de autoridade quando foi usado desnecessariamente a mesma arma contra os Bombeiros?

Não creio que aconteça, afinal eram só Bombeiros, Vândalos e não “carentes” isso não dá ibope.

Ora Srs deixemos de hipocrisia, se houver uma punição para um deverá também ter para o outro.

Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

2 comentários:

  1. O que me faz pensar é porque só agora o MP fez essa denúncia??...Será que é um movimento,que de nada adiantará, do Gov Est de tentar iniciar uma reestruturação de sua imagem imundecida e desgastada??...
    Quando o mesmo ocorreu com os Bms havia ordem de arregaçar com eles,vinda do alto comando,então o MP não foi acionado para fazer tirar o rabinho da poltrona e trabalhar a favor do Gov.Ainda mais agora que os Bms conquistaram a justa anistia,a ordem é "abafa o caso","vamos esquecer isso"...
    E tem mais um fator a ser levado em conta...Os pobres,carentes,por qualquer agradinho se tornam eleitores ,e graças a esta tão longa política cruel, que acentua as diferenças socias,eles são em grande número.Fazer uma média com eles vale a pena.Com os BMs ,eles sabem,é perda de tempo,porque eles aprenderam que #JuntosSomosFortes.
    Parabéns pelo texto e por todo o Blog.Ansiosa para ter um tempo para saboreá-lo.Abração!!
    InezLeite @LCInez

    ResponderExcluir
  2. Olha meu senhor, se este país fosse sério mesmo, todo mundo era para ser denunciado: BOPE, polícia, e claro, esse governador, por tudo que ocorreu no quartel dos bombeiros.

    Essa eu não sabia. Como foram capaz de fazer isso com crianças! Espero que estes "policiais" sejam punidos mesmo.

    Sei que o MP não é perfeito, mas este Promotor tem meu respeito, além disso, um excelente professor de cursinho preparatório.

    Senhor, já fui preconceituoso com a PM, entrar em blogs policiais como do senhor tem me ajudado muito a parar de generalizar a polícia, mas ver cenas como esta, quase me faz ter uma recaída.

    Fique com Deus, atte. Jonathas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar