segunda-feira, 25 de julho de 2011

Falta ou Falha


JORNAL O GLOBO (online)
PM perde arma e é afastado
PM da UPP do Andaraí perde a arma e é afastado
Publicada em 25/07/2011 às 16h32m
Gustavo Goulart (gus@oglobo.com.br)
RIO - Um policial da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Andaraí foi afastado do serviço de ronda neste domingo após perder sua arma, uma pistola Taurus de calibre .40. O militar informou a seus superiores que a arma foi "extraviada" quando fazia ronda a pé na comunidade, na madrugada de domingo. Segundo a assessoria das UPPs, "ao perceber que a arma não estava mais no coldre, ele avisou os seus colegas, que iniciaram buscas na área percorrida, mas a arma não foi encontrada".
O código penal militar considera crime o extravio de arma de fogo e, por isso, o caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel). O episódio foi relatado à Polícia Judiciária Militar, e uma averiguação sumária já foi realizada pelo comandante da UPP do Andaraí, capitão Vitor de Souza, cujo resultado, de acordo com a assessoria, está sendo encaminhado à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) para instauração de um inquérito policial militar (IPM). Por decisão do capitão Vitor de Souza, o policial ficará afastado do policiamento ostensivo, trabalhando em serviços internos até a conclusão do IPM.


Creio que deveriam ser obrigados a saírem com o que chamamos de “guia” (uma corda normalmente de nylon que é presa na arma e no cinto) porem, embora seja um equipamento creio que a policia não tem distribuído e muito menos se preocupado com a sua falta para o cumprimento do serviço.

Normalmente esses tipos de equipamento só são cobrados quando ocorre alguma fato relacionado, é o caso de coletes os quais não existem em numero suficiente em algumas Unidades, no entanto o dia em que um PM for alvejado com toda a certeza irão ter mil desculpas para as cobranças (caso haja) da sociedade e principalmente dos familiares.

Agora é simples, culpem o PM que provavelmente é novo e escondam as falhas que existem no dia a dia.

É bom deixarmos claro que estou me baseando na reportagem e não nas investigação.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Um comentário:

  1. DEPOIMENTOS - PMS E BMS PRECISAM DA PEC 300

    http://www.youtube.com/watch?v=_GJhGzyU3NU&feature=player_embedded

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar