segunda-feira, 11 de julho de 2011

VERGONHA DE QUEM?

JORNAL O DIA (online)
11.07.11 às 01h38

'Será vergonhoso se PMs forem culpados', diz Beltrame sobre o caso Juan
POR RICARDO ALBUQUERQUE



Rio - O secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, disse neste domingo que se sentirá envergonhado caso os quatro policiais militares sejam considerados culpados pela morte de Juan. Beltrame garantiu que a secretaria vai agir de maneira muito transparente para punir os responsáveis.

“Neste momento, as polícia Civil e Militar fazem um trabalho exemplar de pacificação. Por isso é triste e, particularmente, até vergonhoso, afinal, a mesma instituição policial que faz isso (morte de Juan), se for verdade, é a mesma que atua no processo de pacificação. A gente fica triste por existirem esses dois lados”, disse.

A declaração do secretário foi feita na manhã deste domingo, durante a realização da final da Taça Rio — Cidade da Paz, um evento preparatório para os Jogos Mundiais Militares, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio.
GPS de viatura é peça-chave na apuração do caso Juan

O sistema de localização via satélite GPS das viaturas do 20º BPM (Mesquita) passou a ser uma das peças-chave para esclarecer o caso do menino Juan, 11 anos, morto dia 20 de junho na comunidade Danon, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. O GPS mostra que pelo menos um dos veículos saiu do local do crime. O carro seguiu em direção à rua atrás do batalhão, onde os PMs prestavam serviço, voltou à comunidade e depois retornou ao quartel.

Uma dona de casa localizada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, disse que viu PMs matarem Juan, esconderem o corpo sob sofá e voltarem 30 minutos depois para colocá-lo em viatura. No depoimento prestado na 56ª DP (Comendador Soares), os quatro policiais acusados narraram detalhes do suposto confronto, sem citar a trajetória dos carros. Sexta-feira, eles e mais três PMs — que estavam perto do local — participaram da reconstituição. Pelo menos um não teria mencionado o deslocamento do carro.

Para o delegado Sérgio Henriques, diretor do Departamento Geral de Polícia Técnica e Científica, cada detalhe é importante para emitir o laudo sobre a morte. “Recolhemos amostras de sangue na reconstituição e aguardamos os exames de confronto balístico e a quebra de sigilo telefônico, para cruzarmos as informações do GPS”.



Concordo que será uma vergonha, mas para a maioria dos Policias Militares que são generalizados, julgados e condenados sem qualquer defesa, afinal para o Governo, é mais fácil se vangloriarem por terem excluídos aqueles que cometem o desvio de conduta do que impedi-los de entrarem para as “fileiras”.

Com uma idade mínima de 18 anos, onde no País, para se comprar uma arma é necessário ter mais de 21, eles são “confeccionados” em apenas seis meses e jogados nas ruas para passarem a essa população uma falsa sensação de segurança.

Alem de não terem qualquer experiência, ainda recebem um dos piores salários pagos no País, onde não há mais nenhuma hierarquia ou disciplina que os conduza a trilharem suas carreiras.

O exemplo é desmentido pelo que presenciam, restando “a chibata” para impor o medo e continuarem suas missões.

O sensacionalismo das publicações sobre os diversos “autos de resistências” que cada Policial possui, é o fruto de um sistema arcaico e incompetente e principalmente do abandono que o Estado da aos seus profissionais os tratando como se fossem apenas “peças” de um jogo sujo que podem ser facilmente substituídas.

Alguns dos Srs. já estiveram no meio de uma troca de tiros? Alguns dos Srs sabem a realidade que é uma incursão em um território “inimigo”?

Ora Srs, deixemos de demagogia e falemos a realidade, qual é o apoio psicológico que esses profissionais recebem?

Resposta: Nenhum, afinal ate mesmo se estiverem doentes em que o laudo medico pode ser contestado por um “superior” que não seja.
Basta lermos as palavrinhas “convém ser” liberado.

Ora, se há uma suspeita de irregularidade no laudo, que seja apurado e se confirmado que puna-se o Policial e o Medico e não, da forma que agem, duvidando do caráter de Policial.

Esperam “explodir” para excluí-los se eximindo da culpa e a repassando para os verdadeiros “inocentes”

São seres humanos onde as pressões sobre eles exercidas não são mensuradas, desorientados diante das suas funções se deixam ser levados pelo desanimo ou conivência, vivendo apenas o dia a dia.

Em um País em que as Leis beneficiam seus infratores não há como cobrarmos de seus fiscais.

Qual o investimento que há nos profissionais de segurança?
Gratificações?

Chega a ser ridículo a maneira que são tratados e o que querem cobrar deles.

Estamos no “Estado da Demagogia” em que devemos encontrar um culpado ao invés de reconhecermos nossa culpa.

Talvez haja algum avanço quando a famosa “opinião publica” cobra das nossas “autoridades” no entanto são passageiras, não há uma continuidade é só para “inglês” ver.

Sempre foi assim, as “Políticas de Governo” e não “Políticas de Estado” um pinta de azul e branco, sai, entra outro e pinta de branco e azul e tudo continua.

A Policia é Política.

Não estou defendendo os erros cometidos por alguns, mas sim a culpa que recai sobre todos.

A policia, como havia dito anteriormente, ela nunca será vista como “heróis” que são, afinal a grande maioria da nossa sociedade vivem as margens das Leis e sempre irão achar uma maneira de justificar seus erros, no entanto só quando sentem na “própria carne” é que dão valor aqueles os quais criticaram e criticam.

A única barreira que ainda existe entre o CAOS e a Sociedade, e mesmo despreparados, desmotivados, desamparados e criticados estão vinte a quatro horas por dia prontos para defende-los ate mesmo com a sua própria vida.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar