segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MEMORIA OU VERGONHA NA CARA


JORNAL O DIA (online)
01.08.11 às 02h32
Bope vai testar três modelos por um mês: um sul-africano, um francês e um israelense
POR VANIA CUNHA
Rio - A frota da tropa de elite da Polícia Militar vai ganhar reforço. Três novos modelos de veículos blindados chegarão ao Brasil este mês para serem testados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Durante um mês, os caveirões importados serão submetidos a uma série de avaliações para saber qual deles poderá ser adquirido pela Secretaria de Segurança Pública.
Dois modelos já estão no porto de Santos (SP). São de origem sul-africana (Maverick) e francesa (Renault). Ambos são menores que os atuais blindados da frota do Bope (os novos têm capacidade para 13 e 10 combatentes, respectivamente), mas atendem ao conceito de blindados que o batalhão busca — veículos menores e mais velozes no ambiente operacional. O terceiro carro que será testado tem estrutura israelense e tecnologia tcheca.

Os blindados precisam atender a três pontos considerados fundamentais para as ações operacionais em favelas: transportar a tropa com segurança, ter mobilidade para andar em qualquer tipo de terreno e ser ágil. Também são avaliados o nível de blindagem, a capacidade de adaptação interna e externa e até a abertura das portas. Outro fator importante é saber se a manutenção pode ser feita aqui.

O resultado dos testes será repassado para a Secretaria de Segurança, que ainda não definiu quantos nem quais modelos irá comprar. O processo de aquisição deve começar no ano que vem.


Em uma pesquisa rápida, encontrei esse artigo:
AGENCIA RIO DE NOTICIAS
http://www.agenciario.com/materia.asp?cod=50305&codEdit=5
04/09/2008 17h47

"SECRETARIA DE SEGURANÇA APRESENTA NOVO CAVERÃO
A Secretaria de Segurança apresentou na manhã desta quinta-feira (4), no pátio do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), no Estácio, o primeiro dos nove veículos blindados, os chamados “caveirões”, que até o fim do ano vão equipar as polícias Militar (sete) e Civil (dois).
Embora a extinção dos blindados tivesse sido uma das principais bandeiras da campanha, de Sérgio Cabral, às eleições ao governo estadual, em 2006, as novas unidades foram adquiridas, em maio deste ano por R$ 3,6 milhões.
Segundo o Comando Militar, os três primeiros blindados vão reforçar o 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM-Olaria), o 22º BPM (Maré) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Cada viatura blindada de transporte de tropa tem capacidade para transportar até 20 policiais, suporta um peso total de até 15 toneladas e blindagem nível III - capaz de suportar disparos de armas calibre ponto 30. O veículo possui chassi VW 17.230, motor de seis cilindros com 180 cavalos, câmbio manual de seis marchas e ré, torre de ação prolongada com seteiras para vários tipos de armamentos e pestana para proteção dos vidros dianteiros do motorista.
O coronel Federico Caldas, relações públicas da PM, explicou que os novos veículos apresentam nível de blindagem considerada ideal para as operações realizadas em sua área de atuação.
- Podem suportar calibres até ponto 30, que são de armas de grande potencial de destruição. Embora os antigos blindados suportassem tiros de fuzil, agora esses novos veículos vão aumentar ainda mais a proteção dos policiais - salientou"


O que realmente falta para nos, “Vergonha na cara” ou “Memória”

A minha mãe sempre diz um ditado que é “certinho” para casos como este:

“O tiro é longo porque a pólvora é alheia”

As “Experiências” que fazem com os nossos “suados” dinheirinhos que pagamos com imposto, nos mostra duas linhas de raciocínio.

A primeira é um total despreparo ou falta de informação profissional na hora de adquirirem equipamentos para serem utilizados na segurança ou ate mesmo em outras áreas.

Já o segundo, me deixa temeroso, afinal, se formos levar em consideração o tal ditado por mim mencionado acima, ou há alguém levando uma “baita vantagem” nessas compras ou são apenas uma espécie de propaganda política pagas por nos.

Afinal como a própria reportagem diz no trecho “Embora a extinção dos blindados tivesse sido uma das principais bandeiras da campanha, de Sérgio Cabral, às eleições ao governo estadual, em 2006” nossos “Políticos” fazem de tudo para conseguirem nossos votos, ate mesmo mentirem com foi o caso, pois infelizmente, esquecem que o caráter de um homem vem do berço.

Talvez o que nos falte é a memória, afinal não sabemos o que comemos ontem quanto mais o que eles nos prometeram a quatro ano atrás.

Pior seria a falta de vergonha na cara, pois termos o conhecimento de tudo que eles nos fazem e continuarmos a votar neles.

Haja dinheiro para os novos brinquedinhos.

Ricardo Garcia
Sargento de Policia
Cidadão Brasileiro

4 comentários:

  1. FOI ADICIONAR UM PROVÉRBIO ÁRABE AO CITADO POR VC: "DE TRÊS COISAS PRECISAM O HOMEM: SILÊNCIO NA LINGUA; PRUDÊNCIA NO ÂNIMO; E VERGONHA NA CARA."
    FERNANDO.

    ResponderExcluir
  2. Nada disso! Cabral será reconhecido por todas as coisas boas que fez por nossa sociedade! A lista de acertos é bem maior do que a de pequenos enganos!

    ResponderExcluir
  3. Estamos Juntos Cabral, eu confio em seu governo!

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Cabral! Estamos Juntos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar