sexta-feira, 10 de julho de 2009

CASA DE ABELHAS



Foto de Severino Silva Agencia O Dia

JORNAL O DIA (online)
10.07.09 às 14h48 > Atualizado em 10.07.09 às 15h01


Bope caça assaltantes que balearam cabo na Tijuca
Agentes estão nos morros do Turano e Chacrinha. Um homem foi morto

POR BARTOLOMEU BRITO, RIO DE JANEIRO
Rio - Policiais do 6º BPM (Tijuca) e do Bope fazem operação no morro do Turano, no Rio Comprido, e no morro da Chacrinha, na Tijuca, para tentar localizar os assaltantes que roubaram o carro de um casal e atiraram em um cabo do Bope, por volta das 7h desta sexta-feira, no Largo da Segunda-feira, na Tijuca, Zona Norte.

Homens do Bope descem o morro do Turano com um corpo. Obras do PAC chegaram a parar por causa do intenso tiroteio Foto: Severino Silva / Agência O Dia
No Turano, Lúcio Carlos Rodrigues da Silva, 31 anos, levou um tiro de fuzil no peito e foi levado para o Hospital Souza Aguiar, onde morreu. Com o confronto, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram paralisadas por medida de segurança. Doze operários trabalhavam no local.
No morro da Chacrinha não há confronto nem informações de presos até o momento. De acordo com as investigações, o Gol preto roubado estaria nesta favela. Os acessos estão cercados. O clima é de tensão.
Assalto, tiros e correria de manhã
O cabo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, Enio Roberto Santiago, levou um tiro na nuca e outro no ombro, por volta das 7h, ao tentar impedir um roubo de carro, na Rua São Francisco Xavier, esquina com Rua Conde de Bonfim. Houve pânico e correria entre pedestres na hora dos disparos.
O agente é motorista do tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, que é o principal assessor do atual comandante-geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte.
Ele o aguardava em um carro descaracterizado do Bope, quando viu um casal em um Gol preto sendo assaltado por dois homens no sinal. Enio reagiu à ação dos bandidos, mas acabou sendo baleado por comparsas dos criminosos.
Os assaltantes dispararam cinco tiros, mas dois atingiram o cabo. Quando Alberto Pinheiro Neto chegou ao local onde o carro estava estacionado, viu que o motorista estava baleado e imediatamente acionou uma ambulância de uma clínica particular próxima. Enio recebeu os primeiros socorros e foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ele foi operado e corre risco de morrer.
Marca de sangue e objetos usados nos primeiros-socorros ficaram pelo chão
Casal e tenente-coronel estiveram na delegacia
Os marginais fugiram no carro do casal que foi abordado no sinal. Os noivos Jorge Vancelote Barquette, 29 anos, e Alessandra Mendes dos Santos, 26 anos, foram a 18ª DP (Praça da Bandeira) para prestar depoimento. Eles disseram que seguiam para um passeio e que o carro estava com malas e uma churrasqueira.
O tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto também esteve na delegacia e contou como foi. "Eu desci, fui resolver um problema, escutei vários tiros e, quando voltei, o vi deitado no chão, no meio da pista. Ele agiu como policial. Ele procurou defender aquelas pessoas que estavam sendo agredidas. O que ele não contava era com a cobertura. Tudo está levando a crer a uma cobertura, tanto é que os tiros receberam o impacto por trás”, disse Alberto Pinheiro Neto., que já tinha passado pelo Hospital Souza Aguiar.
Beltrame fala sobre esperança de mudanças
O policial baleado está na Polícia Militar há 10 anos. Ele foi motorista do atual comandante-geral Mário Sérgio de Brito Duarte quando ele foi comandante do Bope e, há dois anos, dirigia para Alberto Pinheiro Neto, que além de atual assessor de Mário Sérgio, também é ex-comandante do Bope.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, lamentou o ocorrido nesta manhã e disse que com o novo comando da PM, não só a Tijuca, mas todos os bairros do Rio terão o policiamento reforçado. A segurança na região é realizada com radiopatrulhas, homens a pé e com motos. A polícia pediu a CET-Rio as imagens da câmera que pode ter gravado a ação dos bandidos


È muito complexo a atuação da Policia na sociedade, temos o péssimo hábito de usarmos exemplos de outros Países se nem mesmo podemos usar de outros Estados, é um conjunto de fatores específicos que contribuem para um resultado favorável.


As Leis e as suas aplicações, os costumes e a instrução dos que compõem a sociedade a onde ela ira atuar, o aspecto geográfico de cada Estado, a interferência Política e de Organizações não Governamentais conforme os seus interesses e principalmente o tratamento e a aparelhagem de seus profissionais.


Tiro,porrada e Bomba, são as três palavras que ouvimos diariamente como soluções desesperadas do caos em que vivemos, no entanto, apesar de parecer “porcorativismo” para alguns, é ainda a única maneira de mantermos algum controle dessa situação.


Já ouviram a frase “ O Povo tem o Governo e a Polícia que merece ?"


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar