terça-feira, 7 de julho de 2009

"RENOVAÇÃO"



JORNAL O DIA (online)

07.07.09 às 17h12 > Atualizado em 07.07.09 às 18h25


Beltrame: 'Estamos esperando uma renovação na PM'


Secretário de Segurança Pública justificou a troca no comando da Polícia Militar como "uma oportunidade de avançar nos objetivos que a Secretaria quer"


POR VANIA CUNHA, RIO DE JANEIRO
Rio - O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, justificou a troca no comando da Polícia Militar como "uma
oportunidade de avançar nos objetivos que a Secretaria quer". Durante entrevista coletiva, Beltrame não revelou o motivo da troca. Disse que "preconiza a renovação". "Estamos esperando uma renovação na Segurança Pública do Estado com uma polícia cada vez mais arejada com planos para curto, médio e longo prazos. Coronel Mário Sérgio apresenta esse perfil de renovação e mudanças dentro da Polícia. Decidi que era a vez dele", disse.Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a troca no comando geral da PM. Para o lugar do coronel Gilson Lopes Pitta, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte foi nomeado. Mário Sérgio foi comandante do Bope, do Batalhão da Maré e teve passagens pelo interior do Estado. Mais recentemente, na atual gestão da Seseg, foi superintendente da sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO)."Amanhã (quarta-feira) o coronel Mario Sérgio vai apresentar um projeto para a Polícia Militar, de autoria dele, que contempla o treinamento e capacitação dos policiais", adiantou Beltrame, que voltou a falar sobre o aumento do efetivo da PM nas ruas, mas não deu prazo."Os próximos passos são enxugar locais, mexer na parte administrativa da PM e esperar o esvaziamento das estruturas (setores administrativos) para colocar mais policiais nas ruas. As pessoas choram as mortes dos parentes há muito tempo mas nunca se pensou em fazer um trabalho desse antes", completou.O que muda com o coronel Mario SérgioO secretário José Mariano Beltrame voltou a dizer que a polícia do Rio não é de enfrentamento. Segundo ele, "o próprio coronel Mário Sérgio decidiu que era a hora dele para ajudar no planejamento e nas ações que a PM está precisando".Coronel Lopes pede para sairSobre a saída do coronel Paulo Cesar Lopes, conhecido como coronel Lopes e por ser considerado policial 'linha dura', Beltrame viu como "uma saída administrativamente normal":"Ele (coronel Lopes) já mostrou seus serviços por 30 anos. Vejo como normal a saída dele. Se ele achou por bem sair, paciência, vamos em frente".Beltrame negou, ainda, qualquer tipo de crise na Polícia Militar. Segundo ele, o coronel Celso Lopes Pitta "alavancou a PM em vários patamares, mas, agora, a Secretaria quer avançar para ter mais policiais nas ruas".Lista dos 30 policiais militares denunciados por homicídioA mudança na cúpula da PM aconteceu no mesmo dia que o Ministério Público denunciou 30 PMs por envolvimento em assassinatos. O secretário Beltrame pediu cautela na punição dos policiais."Se a polícia não tivesse investigado, o MP não teria condições de denunciar. O MP está fazendo seu papel em denunciar e vai ter todo o apoio da Polícia Militar, mas não podemos condenar os policiais desde já. Se tiver que puní-los, faremos isso".Nesta quarta-feira, às 12h, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte tomará posse, no salão nobre do QG da Polícia Militar. Após a cerimônia, Mário Sérgio dará uma entrevista coletiva para apresentar o projeto de mudança para a PM.

Ao procurar os sinônimos da palavra “renovação”, empregada pelo Sr Secretario de Segurança na substituição do Comando da Policia Militar do Estado do rio de Janeiro, achei uma muito interessante que é “regeneração”, afinal com tantas feridas provocadas por ações externas e principalmente internas creio que tenha chegado a hora delas cicatrizarem.


Eu sempre vivi a minha vida baseadas em “historias” e uma delas é a diferença entre ser Comandante e ser um Líder:

“Dizem que ser Comandante é fácil, pois seus subordinados serão obrigado a segui-lo, o difícil é ser um Líder, pois seus subordinados irão segui-lo até mesmo com o sacrifício da própria vida se preciso for pois o farão de coração, pois sabem que seu Líder os guiará e os protegerá durante a batalha até o final.”


Apesar de não conhecê-lo pessoalmente, sei que o novo Comandante tem o perfil de Unidade, uma das coisas que a muito não sentimos, e com isso, talvez possamos levantar a nossa Dignidade e nosso Respeito, que assim como nossa Imagem, vem sendo passivamente degenerada ao logo do tempo.


Bem vindo Sr Comandante


Ricardo Garcia
Cidadão Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario e obrigado por participar